
Um tipo de conceção de investigação que permite formular hipóteses sobre possíveis associações entre um resultado e uma exposição e investigar mais aprofundadamente as possíveis relações existentes é designado por estudo retrospetivo. estudo retrospetivo.
Este tipo de estudo observacional é utilizado principalmente no sector da saúde, por exemplo, para obter informações de participantes que têm uma doença ou condição. No entanto, num estudo retrospetivo, não é habitualmente feita uma afirmação causal sobre esta associação.
Vamos saber mais sobre as caraterísticas deste tipo de estudo.
O que é um estudo retrospetivo?
Um estudo retrospetivo é um estudo que visa descobrir quais os potenciais factores de risco ou outras associações e relações que um grupo tem em comum. O oposto de um estudo retrospetivo é um estudo prospetivo em que os participantes são inscritos antes de qualquer um deles ter a doença ou o resultado que está a ser investigado.
Ao realizar um estudo retrospetivo, o investigador utiliza frequentemente bases de dados administrativas, registos médicos, inquéritos ou entrevistas com pacientes que já se sabe terem uma doença ou condição.
Há também quem lhe chame estudo de controlo, sobretudo porque, quando se trata de doenças e enfermidades, há sempre um desejo de controlo e de acompanhamento. Um estudo epidemiológico histórico sem um controlo seria impensável e talvez mesmo inútil.
Qual é a importância de um estudo retrospetivo?
Este estudo é muito importante em muitos aspectos, seja no desenvolvimento pessoal, no bem-estar socioeconómico ou no desenvolvimento profissional.
Este estudo é também importante para fixar certas caraterísticas nos indivíduos quando se consideram dados históricos e se tomam decisões racionais. Nas grandes organizações, isto torna-se muito importante porque as empresas lidam com grandes grupos de clientes com quase (mas não completamente) o mesmo comportamento.
Esta é a fase em que a retrospetiva entra em jogo para compreender as diferenças e semelhanças entre os clientes e agir em conformidade.
Vantagens e desvantagens de um estudo retrospetivo
Tal como outros estudos, os estudos retrospectivos têm vantagens e desvantagens. Os investigadores devem avaliar criticamente o método utilizado e interpretar cuidadosamente os resultados dos estudos retrospectivos antes de os implementar.
Vantagens:
- Útil para estudos sobre doenças raras ou exposições invulgares.
- Tamanhos de amostra mais pequenos tamanhos.
- Os estudos demoram menos tempo, porque os dados estão imediatamente disponíveis (só precisam de ser recolhidos e analisados).
- Os custos são normalmente mais baixos.
- Os investigadores controlam o número de participantes no grupo de estudo e no grupo de controlo.
- A sua execução é geralmente menos dispendiosa do que a de outros métodos.
- O calendário de um estudo retrospetivo é mais rápido
Desvantagens:
- Falta de dados: Por exemplo, a informação sobre o estado de exposição de uma pessoa a uma doença pode não estar disponível e os dados que poderiam ser úteis podem não ter sido recolhidos.
- Viés de memória: Os participantes podem não ser capazes de recordar se foram ou não expostos a determinados factores.
- As variáveis de confusão são difíceis ou impossíveis de medir.
- Pouco controlo sobre o fator de exposição
Uma vez que se trata de um tipo de estudo relativamente fraco, não podem ser feitas afirmações causais, embora possam ser feitas correlações.
Como realizar um estudo retrospetivo?
Há certas formas de realizar um estudo retrospetivo. A maioria deles recolhe vastos dados históricos e faz sentido estatístico dos mesmos. Outra forma é considerar 2 grupos com atributos semelhantes e depois realizar inquéritos (é aqui que o QuestionPro te pode ajudar!) para descobrir caraterísticas diferentes. Em geral, existem 2 partes:
- Estudo prospetivo
- Estudo retrospetivo
Uma organização pode realizar muitos inquéritos e recolher dados a partir deles. Estes dados podem ser processados para tomar decisões comerciais importantes. Isto ajudará a organização a compreender os seus clientes e a fornecer produtos e serviços mais viáveis que façam realmente a diferença.
Estes são os passos que tens de seguir para realizar o teu estudo retrospetivo:
- Define a população do teu estudo
- Seleciona o período de tempo a partir do qual obterás os dados.
- Limita os resultados que pretendes obter, ou seja, se estás, por exemplo, a estudar o resultado de uma determinada doença ou a ocorrência de determinados eventos.
- Realiza a recolha de dados
- Analisa cuidadosamente os resultados
Caraterísticas de um estudo de coorte retrospetivo
Num estudo de coorte retrospetivo, os investigadores concentram-se num determinado período de tempo para determinar a exposição de um grupo ao mesmo fator de risco.
Uma coorte é um grupo definido, como por exemplo “enfermeiros”, “pessoas entre os 30 e os 39 anos” ou “estudantes do ensino secundário”. Os participantes são escolhidos por uma razão, não ao acaso.
Por exemplo, os investigadores podem querer investigar se a exposição a colas habitualmente utilizadas na carpintaria aumenta o risco de desenvolver DPOC. Pode ser selecionada uma coorte de carpinteiros reformados. É também escolhido um grupo de controlo. Este grupo poderia ser constituído por condutores de entregas e empregados de escritório que não tenham estado expostos a esses materiais.
Os registos de saúde e os registos de emprego são utilizados como fontes de dados. Uma vez que os dados são recolhidos retrospetivamente num ambiente não controlado, não é possível fazer afirmações sobre a causalidade.
Embora não se possa afirmar a causalidade, é possível encontrar associações e possíveis relações,
Exemplo de estudos retrospectivos
Estes estudos visam estudar uma situação, condição, acontecimento ou fenómeno que já ocorreu. Este estudo é frequentemente utilizado na indústria médica para estudar diferentes condições médicas e doenças. Usa participantes que têm uma condição existente em comparação com um grupo que não tem essa condição específica.
Conclusão
Em conclusão, este estudo procura melhorar as pequenas diferenças entre grupos semelhantes. Estas diferenças são abordadas através do estudo e da obtenção de dados históricos recolhidos por vários meios. Um desses métodos de recolha de dados e de realização deste estudo é a realização de inquéritos.
O QuestionPro possui um rico arsenal de ferramentas e produtos para tirar o máximo proveito desses estudos. Estas ferramentas recolhem informações úteis e ajudam a obter diferenças precisas dentro de grupos de indivíduos mais semelhantes e a acelerar ainda mais o estudo.
Por exemplo, Comunidades QuestionPro oferece-te a possibilidade de realizar pesquisas online e estudar diferentes variáveis ao longo de um período de tempo. Esta ferramenta permite-te ter, no mesmo espaço virtual, participantes selecionados com o perfil adequado para te darem feedback periódico através de várias actividades, tais como grupos de discussão em linha sondagens, inquéritos, inquéritos, grupos de discussão Podes até oferecer-lhes algum tipo de incentivo pelo seu feedback.
Se quiseres saber mais sobre a nossa plataforma e tudo o que ela tem para oferecer, pede uma demonstração e fica a conhecer todas as suas funcionalidades.