As perguntas do inquérito quantitativo são definidas como perguntas objectivas utilizadas para obter informações detalhadas dos inquiridos sobre um tópico de investigação.
As respostas recebidas a estas perguntas quantitativas são analisadas para gerar um relatório de investigação baseado nestes dados quantitativos. dados quantitativos. Estas preguntas forman el núcleo de una encuesta y se utilizan para recopilar datos numéricos y determinar resultados estadísticos.
Antes de iniciar um inquérito em linha, deve ser definido o objetivo do inquérito. Qualquer investigação deve responder à pergunta: “Quais são os resultados esperados do inquérito? Quando tiveres a resposta, a segunda fase será decidir o tipo de dados necessários: quantitativa ou qualitativa.
A decisão sobre o tipo de dados é um indicador da informação necessária para a investigação. Enquanto os dados qualitativos fornecem informações detalhadas sobre o tema, os dados quantitativos fornecem informações efectivas e precisas. Por conseguinte, as perguntas quantitativas de um inquérito servem de canal para a recolha de informações quantitativas.
Tipos de perguntas quantitativas e exemplos
As perguntas quantitativas de um inquérito devem ser de molde a proporcionar aos inquiridos um meio de responder com precisão, pelo que se dividem em três tipos:
Perguntas descritivasAs perguntas descritivas de um inquérito são utilizadas para obter informações sobre uma variável ou várias variáveis, a fim de associar uma quantidade à variável.
É o tipo mais simples de pergunta quantitativa e ajuda os investigadores a quantificar variáveis através de um inquérito a uma grande amostra do mercado-alvo.
As perguntas descritivas mais frequentemente implementadas começam com “O que é isto…”, “Quanto…”, “Qual é a percentagem de…” e perguntas semelhantes.
Um exemplo de uma pergunta descritiva encontra-se num inquérito de segmentação demográfica. segmentação demográfica Quantas pessoas entre os 18 e os 25 anos fazem exercício diariamente?
Exemplos de perguntas descritivas:
- Qual é a cozinha preferida dos mexicanos?
- Variável: Cozinha
- Grupo-alvo: Mexicanos
- Quantos cidadãos chineses decidem sair do país todos os anos para procurar melhores oportunidades?
- Variável: Número de cidadãos que procuram melhores oportunidades
- Grupo-alvo: cidadãos chineses
Nestes exemplos, os investigadores devem concentrar-se na quantificação da variável. O único fator que muda é o parâmetro de medição.
Cada exemplo menciona uma pergunta de inquérito quantitativo diferente que precisa de ser medida por parâmetros diferentes.
As respostas às questões descritivas são definitivas para o tema da investigação e quantificam as questões de análise.
A investigação quantitativa requer normalmente uma longa lista de questões descritivas, mas, por exemplo, a investigação experimental requer uma longa lista de questões descritivas. A investigação experimental será eficaz com um par de perguntas descritivas no inquérito.
Perguntas comparativas: As perguntas comparativas são utilizadas para estabelecer uma comparação entre dois ou mais grupos com base numa ou mais variáveis fiáveis.[variable confiable] [dos o más grupos] Estas perguntas quantitativas começam com “Qual é a diferença entre ” ou entre ? Esta pergunta é suficiente para perceber que o principal objetivo das perguntas comparativas é estabelecer uma relação comparativa entre os grupos em questão.
Exemplos de perguntas comparativas:
- Qual é a diferença entre as preferências culinárias dos adultos e das crianças mexicanas?
- Variável: Preferências culinárias
- Grupos de comparação: adultos e crianças mexicanos
- Qual é a diferença entre os factores que motivam os estudantes mexicanos e hondurenhos a ingressar nas universidades americanas?
- Variável: Factores que transformam as decisões de carreira
- Grupos de comparação: Estudantes mexicanos e hondurenhos
- Qual é a diferença de noções políticas entre os cidadãos peruanos e venezuelanos?
- Variável: Noções políticas
- Grupos de comparação: cidadãos peruanos e venezuelanos
Os diferentes grupos mencionados nas opções acima indicam variáveis independentes (México ou país dos estudantes). Estas variáveis independentes podem basear-se no género, na etnia ou na educação. É a variável que determina a complexidade das perguntas do inquérito comparativo.
Perguntas sobre relações: As perguntas de relação são utilizadas para compreender a associação, as tendências e a relação causal entre duas ou mais variáveis. Quando se discutem tópicos de investigação, o termo perguntas de relação/causa deve ser utilizado com cuidado, uma vez que é um tipo de conceção de investigação muito utilizado. Estas perguntas começam com “Qual é a relação”, seguida de uma série de variáveis causais. [entre o entre] [género o etnia] O que queres dizer com “Qual é a relação”, seguido de uma série de variáveis independentes e variáveis dependentes [carreira, crenças políticas, etc.]?
- Qual é a relação entre a idade e as preferências alimentares no México?
-
- Variável dependente: Preferências alimentares
- Variável independente: Idade
- Grupos de relações: México
- Qual é a relação entre o rendimento familiar e o ingresso na universidade com estudantes chilenos?
- Variável dependente: Ingresso na universidade
- Variável independente: Rendimento do agregado familiar
- Grupos de relacionamento: estudantes chilenos
- Qual é a relação entre a classe socioeconómica, a etnia, a educação e o estilo de vida na Colômbia?
- Variável dependente: Estilo de vida
- Variável independente: Classe socioeconómica, etnia, educação
- Grupos de relações: Colômbia
Queres aplicar este tipo de perguntas num inquérito online? Experimenta o QuestionPro!
Como conceber perguntas quantitativas para um inquérito
Há quatro passos a seguir na conceção de perguntas de inquéritos quantitativos:
- Selecionar o tipo de pergunta quantitativa: O objetivo da investigação reflecte-se no tipo de pergunta quantitativa escolhida para o inquérito.
- Reconhecer as variáveis dependentes e independentes filtradas, bem como o(s) grupo(s) alvo: Independentemente do tipo de pergunta quantitativa selecionada (descritiva, comparativa ou de relação), os investigadores devem decidir quais as variáveis dependentes e independentes, bem como o(s) público(s) alvo.Existem quatro níveis de variáveis de medida, um dos quais pode ser escolhido para criar perguntas quantitativas: ordinal, nominal, intervalar e proporcional. Sabe mais sobre os níveis de medida e aprende a dominá-los.Uma variável não só pode ser calculada como também pode ser manipulada e controlada. No caso de perguntas de inquéritos descritivos, pode haver múltiplas variáveis para formar perguntas.
Nos outros dois tipos de perguntas de inquéritos quantitativos (comparativas e de relação), as variáveis dependentes e independentes devem ser decididas. As variáveis independentes são aquelas que são manipuladas para observar a mudança nas variáveis dependentes.
- Escolhe a estrutura correta de acordo com o tipo de pergunta quantitativa que escolheste: Tal como referido na secção anterior, devem ser escolhidas estruturas adequadas para criar perguntas quantitativas.A intenção de criar estas perguntas deve estar alinhada com a estrutura da pergunta.Esta estrutura indica – 1) Variáveis 2) Grupos e 3) Ordem em que as variáveis e os grupos devem aparecer na pergunta.
- Analisa os obstáculos que estás a tentar resolver para criar uma questão de inquérito completa: Analisa a legibilidade destas questões. Os inquiridos serão capazes de compreender facilmente as questões? – Certifica-te deste fator antes de finalizares as perguntas quantitativas do teu inquérito.
Se queres realizar uma pesquisa quantitativa online, o QuestionPro tem as ferramentas que precisas para o fazer. Solicita uma demonstração do nosso software e fica a conhecer todas as nossas funcionalidades.