Para dizer a verdade, falar da Geração Z é falar de um conceito novo para uns, conhecido por algumas caraterísticas para outros, mas pouco compreendido por todos, e embora a sua semelhança com os Millennials seja muita, há aquela linha que faz a verdadeira diferença.
Neste artigo, vamos analisar uma definição da Geração Z, as suas caraterísticas, as vantagens que trazem para o mundo e alguns estudos que foram realizados sobre o assunto.
O que é a Geração Z?
A Geração Z é o grupo de pessoas nascidas no final da década de 1990 e início da década de 2000 (1995-2000), que têm a particularidade de estarem familiarizadas com a utilização da tecnologia digital, da Internet e das redes sociais desde muito cedo.
Embora possam parecer semelhantes aos millennials, a verdade é que têm caraterísticas muito próprias que veremos a seguir.
Os acontecimentos históricos e as tendências sociais, bem como as mudanças nos estilos parentais, resultaram em caraterísticas únicas para a Geração Z, também conhecida como Zillennials.
A influência mais significativa sobre esta geração tem sido a utilização generalizada de smartphones.
Atualmente, os primeiros membros da Geração Z estão numa fase em que estão prestes a terminar a universidade ou já estão à procura de emprego, enquanto os mais jovens estão num dilema de escolher uma carreira para estudar.
Geração Z vs Millenials
Como já foi referido, ambos têm caraterísticas semelhantes.
A realidade é que as pequenas diferenças que possam ter representam um mundo de interesses.
Em primeiro lugar, os Millennials cresceram num ambiente de incerteza durante a Grande Recessão e, como estavam preocupados com isso, as marcas procuravam formas de captar a sua atenção, uma vez que os meios de comunicação tradicionais não eram suficientes.
A Geração Z caracteriza-se por exigir essa atenção ou experiência das empresas.
Para além do facto de os millennials serem multitarefas e passam a maior parte do dia em frente a um ecrã, o que não é muito diferente dos Zillennials.
Caraterísticas da Geração Z
Algumas caraterísticas que tornam os Zs uma geração única são:
1. são “nativos digitais
Entre as suas principais caraterísticas está o facto de esta geração estar muito ligada a tudo o que está relacionado com a tecnologia; quantas vezes não ouvimos dizer às pessoas desta idade que vêm com um chip integrado ou coisas semelhantes?
A Geração Z tem uma utilização nativa da tecnologia.
Enquanto os Millennials foram considerados “pioneiros digitais”, testemunhando a explosão da tecnologia e das redes sociais, a Geração Z nasceu num mundo de pico de inovação tecnológica, onde a informação era imediatamente acessível e as redes sociais cada vez mais omnipresentes.
2. são consumidores astutos
Enquanto consumidores, o comportamento da Geração Z reflecte os seus valores e a influência de um mundo cada vez mais digital.
Os jovens da Geração Z podem contar com os seus conhecimentos tecnológicos e com as suas vastas plataformas de redes sociais como parte da sua decisão de compra processo de decisão de compra para estarem muito mais bem informados.
O seu pragmatismo leva-os a explorar e avaliar uma série de opções antes de se decidirem por um produto.
É também mais provável que sejam influenciados por recomendações de utilizadores reais do que por recomendações de celebridades.
Sendo uma geração tecnológica, é lógico que se identifique bem com as comunidades em linha.
3) Tem consciência da sua privacidade
Cresceram com uma noção clara da linha que separa o público do privado em linha e, por isso, protegem a sua privacidade com grande cuidado.
É uma das razões pelas quais a Geração Z tem pouco interesse no Facebook, preferindo redes sociais onde podem mais facilmente manter as suas interações restritas aos seus amigos mais próximos, ou apresentar uma imagem cuidadosamente selecionada quando publicam para um público mais vasto, como no Instagram ou no Tiko Tok.
4. São empreendedores e preocupam-se com as suas perspectivas de futuro.
Outra caraterística é que são uma geração muito empreendedora e uma percentagem deles acredita que não precisa necessariamente de estudar para ter sucesso profissional.
A Geração Z cresceu num mundo que nem sempre os fez sentir seguros financeiramente, e tiveram isso em conta ao planear o seu futuro profissional.
Enquanto a geração do milénio foi encorajada a sonhar em grande e a procurar a realização e a riqueza em carreiras criativas e excitantes (com a correspondente desilusão quando essas carreiras acabaram por exigir mais do que determinação para lhes aceder), a Geração Z é mais terra a terra.
Sonham em ser empresários, criar o seu próprio negócio e não ter de responder a um patrão.
Com todos os recursos da Internet à sua disposição, sabem que gerir o seu próprio negócio pode ser um trabalho árduo, mas estão preparados para isso porque o vêem como um caminho para a segurança financeira a que dão prioridade.
5. Sublinha a responsabilidade
Tendem também a preocupar-se com o ambiente e o futuro, o que os leva a manter uma cultura ambiental.
A Geração Z está disposta a “pagar as suas dívidas”, valoriza a responsabilidade pessoal, a ética de trabalho, a independência e procura oportunidades para provar o seu valor.
Investigação sobre a Geração Z
Existem muitos estudos sobre a Geração Z. Um deles é o desenvolvido por Claudio Flores Thomas, “The next big challenge: Understanding the Z generation”.O próximo grande desafio: Entendendo a Geração Z“, para o qual desenvolveu um inquérito com 1000 utilizadores de Elliot Media.
Neste estudo, o perito identificou algumas das questões de maior importância para esta geração, tais como
- Causas ambientais ou sociais
- Uma sexualidade mais aberta.
- Preocupações com a saúde mental.
- Moda.
- Consumo de plataformas, sendo o Tik Tok a sua preferida.
Vantagens da geração z para o mundo atual
Como já foi referido, alguns deles estão entre a conclusão dos seus estudos universitários e a procura de emprego, mas é certo que, devido às suas caraterísticas, poderemos ver uma grande percentagem desta geração a desenvolver-se no mundo das TI, do ambiente, da consultoria financeira e, porque não, a aproveitar as oportunidades oferecidas atualmente para desenvolver novos projectos.
A mistura das suas caraterísticas torna-os de grande interesse para muitas empresas, mas ainda é um desafio para algumas compreender esta geração e explorar o seu potencial.
Conclusão
Eventualmente, tal como esta, surgirão novas gerações, cada vez mais semelhantes e cada vez mais diferentes umas das outras, com abordagens diferentes e que teremos de compreender enquanto profissionais e consumidores.
O que é certo é que as novas gerações estão cada vez mais familiarizadas com a tecnologia e os seus avanços e nunca deixarão de nos surpreender.
Se queres conhecê-los em profundidade como empresário ou como estratégia de negócio, marketing ou produto, tens de desenvolver metodologias de investigação para os alcançar.
Na QuestionPro, temos um conjunto de produtos especialmente concebidos para te ajudar a atingir este objetivo.
Se quiseres saber mais sobre eles, convidamos-te a criar uma conta gratuita ou a agendar uma demonstração online sem compromisso.