Em 1991, o especialista em marketing e psicologia Ernest Dichter cunhou o nome “grupo de discussão”.grupo de discussão“ou grupos de discussão.
O termo descreve reuniões realizadas com um grupo limitado de participantes para efeitos de discussão.
Atualmente, o Os grupos de discussão continuam a ser um dos métodos de investigação mais utilizados, especialmente na investigação qualitativa.
São frequentemente utilizados devido à simplicidade desta técnica, que nos permite descobrir rapidamente o que os nossos clientes pensam sobre o tema do estudo em questão.
Esta metodologia deve ser executada de forma precisa para alcançar os resultados desejados, o que requer também a participação ativa dos teus membros, para que te forneçam todas as informações, por exemplo, sobre o que os motiva a comprar o teu produto, ou sobre os seus gostos ou preferências em relação a este ou aquele serviço ou marca.
Vamos saber mais sobre o que são grupos de discussão e como conduzi-los.
O que é um grupo de discussão?
Um grupo de discussão é um grupo diversificado de pessoas cuidadosamente selecionadas para participarem numa discussão orientada sobre um determinado tópico e que contribuem para discussões abertas para investigação.
O grupo de discussão é uma representação da população geral que pretendes atingir. No pesquisa de mercado pode ser implementado para analisar novos produtos, actualizações de caraterísticas ou outros tópicos de interesse para generalizar a reação de toda a população.
Pesquisa através de um grupo de discussão ou grupos de discussão inclui um moderador.
A sua função é garantir a legitimidade dos resultados e reduzir a parcialidade dos debates.
O grupo de discussão é utilizado na investigação qualitativa investigação qualitativa.
Un grupo de 6 a 10 personas, normalmente 8, se reúne para explorar y discutir un tema, como un nuevo producto.
El grupo comparte sus comentarios, opiniones, conocimientos y puntos de vista sobre el tema en cuestión.
Os participantes partilham abertamente as suas opiniões e são livres de convencer os outros das suas ideias.
O mediador toma nota da discussão e das opiniões dos membros do grupo.
Os membros do grupo influenciam os resultados da investigação, pelo que é essencial ser seletivo na sua escolha.
Os grupos de discussão têm uma clara vantagem sobre outros métodos de investigação. métodos de investigação mercado.
Aproveita a comunicação do moderador com os participantes e a sua flexibilidade para fazer avançar o debate.
Permite a extração de ideias e opiniões significativas.
O objetivo do grupo de discussão não é chegar a um consenso ou acordo sobre a questão.
Em vez disso, procura identificar e compreender os percepções dos clientes sobre uma marca, produto ou serviço sobre uma marca, produto ou serviço.
Caraterísticas de um grupo de discussão
Estas são algumas das caraterísticas que distinguem a metodologia dos grupos de discussão:
- Num grupo de discussão, os participantes dão o seu voluntariamente o seu feedback.
No sólo información sobre los temas que deseas, sino también sobre áreas que podrías no haber considerado. Por exemplo, podes reunir um grupo de pessoas para descobrir se os teus preços as influenciaram a gastar mais ou menos, e depois descobrir que a tua campanha nas redes sociais é o que está a afetar as suas compras. - A amostra do amostra do grupo de discussão é essencial.
Um grupo de discussão é normalmente uma reunião só para convidados que contém um determinado número de participantes. tipo de cliente ou consumidor ou participante a interrogar, pelo que exige uma segmentação pormenorizada. - Os grupos de discussão são normalmente constituídos por um pequeno número de pessoas pequeno número de pessoas à volta de uma mesa, para que cada pessoa possa participar na discussão e dar um contributo valioso.
- Normalmente, são mais utilizadas perguntas abertas do que perguntas fechadas, a fim de encorajar a troca de ideias.
- Os participantes fornecem frequentemente informações novas e valiosas que não estavas necessariamente à procura, mas que te darão informações valiosas.
- Ao fazeres perguntas gerais sobre as atitudes pessoais dos participantes, podes revelar formas de direcionar, por exemplo, as tuas mensagens de marketing.
Tipos de grupos de discussão
Existem diferentes tipos de grupos de discussão e aqui resumimos quais são os mais comuns:
- Grupo de discussão com dois moderadores
- Grupo de discussão bidirecional.
- Grupo de discussão mini.
- Grupo de discussão com a participação dos clientes.
- Grupo de discussão com participantes moderadores.
- Grupo de discussão online.
Vantagens de um grupo de discussão
Implementa um grupo de discussão ou grupo de discussão como parte da tua investigação pode trazer-te benefícios como os seguintes:
1. mede as reacções e não apenas as opiniões
Uma das principais vantagens dos grupos de discussão é o facto de serem realizados cara a cara.
Ao contrário dos inquéritos ou entrevistas telefónicas, não só obtém as opiniões das pessoas, como também as suas reacções.
A natureza direta dos grupos de discussão facilita a medição da reação dos participantes à natureza física dos produtos, da embalagem ou da marca.
Desta forma, é possível obter informações essenciais a partir de pistas visuais, como as expressões ou os gestos dos participantes, bem como de pistas auditivas, como o tom, a cadência e o volume das suas vozes.
2. Poupa tempo
Uma das vantagens mais simples (e mais óbvias) dos grupos de discussão é o facto de pouparem tempo, uma vez que, em vez de ter de se sentar com vários participantes diferentes para entrevistas individuais, o grupo de discussão pode facilitar uma sessão com várias pessoas ao mesmo tempo.
Isto não só permite a emergência de vários pontos de vista, como também ajuda a reduzir o tempo, o incómodo e os custos associados à recolha e agregação de dados.
3. aumenta o empenho dos participantes
Um grupo de discussão permite-te captar a atenção das pessoas, permitindo-lhes participar abertamente numa discussão sobre um tópico do seu interesse.
Geralmente, os participantes nos grupos de discussão são voluntários e, muitas vezes, aceitam participar gratuitamente, porque muitos consumidores aproveitam a oportunidade para conhecer um produto ou serviço antes de este ser colocado à venda, para obterem a tão cobiçada primeira vista ou uma antevisão exclusiva.
Isto significa que não só estarão mais dispostos a participar do que a média dos inquiridos em estudos de mercado, como também estarão dispostos a fazê-lo gratuitamente.
Como realizar um grupo de discussão?
Começa por reconhecer que a opinião dos participantes é relevante, tendo sempre em conta que todos estes dados qualitativos que nos fornecem vão ajudar-nos a tomar decisões sobre vários aspectos do nosso projeto.Aqui estão algumas boas práticas que podes implementar para realizar um grupo de discussão e obter melhores resultados na tua investigação:
- Partilha o objetivo com os participantes. Tem um plano claro para os membros do grupo de discussão.
O objetivo do grupo deve ser claro antes de abordar os participantes para se juntarem ao grupo.
Por exemplo, o investigador pretende discutir novos produtos ou o efeito das actuais campanhas de marketing? - Define as perguntas do grupo de discussão. Quando o plano estiver pronto, começa a elaborar as perguntas que irão orientar a discussão ou o inquérito ao grupo de discussão.
Las preguntas deben estar en consonancia con el objetivo de la investigación y complementarse entre sí. - Convoca os participantes. Marca a hora, o local e a duração do grupo de discussão.
Não te esqueças de informar os membros com antecedência para que possam planear com antecedência. - Prepara o local. Algumas pessoas optam por realizar as sessões de trabalho num local mais optimizado, agradável à vista, e muitas vezes num espaço relacionado com o tema de estudo.
- Cria um ambiente confortável. Tem em mente que se os participantes sentirem que estão a ser observados e que o seu comportamento está a ser analisado, podes não conseguir a abertura que desejas deles, nem a sinceridade nas suas respostas.
- Dá início à sessão. Começa o debate com as questões mais importantes e termina com as menos importantes.
Que métodos de amostragem podes utilizar num grupo de discussão?
A seleção dos participantes do grupo de discussão é o aspeto mais importante do grupo de discussão.
A recolha de informação aprofundada só é possível se os participantes tiverem sido cuidadosamente selecionados e contribuírem para o processo de recolha de dados, bem como para o objetivo final do estudo de mercado.
Os métodos de amostragem mais utilizados são:
- Amostragem probabilística: A amostragem probabilística amostragem probabilística é um método de amostragem que seleciona aleatoriamente elementos de uma população, estabelecendo critérios de seleção.
Estes parâmetros de seleção permitem que todos os membros tenham a mesma possibilidade de fazer parte de várias amostras.
A amostragem probabilística divide-se ainda em 4 tipos principais que são utilizados para obter o público dos grupos de discussão: amostragem aleatória simples, amostragem por conglomerados, amostragem sistemática e amostragem aleatória estratificada. - Amostragem não probabilística: A amostragem não probabilística amostragem não probabilística depende da capacidade do investigador para selecionar os elementos de forma aleatória.
Este método de amostragem não é um processo de seleção fixo ou predefinido, o que torna difícil que todos os elementos de uma população tenham as mesmas hipóteses de serem incluídos numa amostra.
A amostragem não probabilística pode ser dividida em 4 tipos principais: Amostragem por conveniência amostragem de conveniência, amostragem intencional, amostragem de bola de neve e amostragem por quotas.
Como incentivar a participação num grupo de discussão?
Um dos pontos a ter em conta, se decidirmos fazer grupos de discussão, é a forma como as sessões serão estruturadas, para que não sejamos confrontados com participantes introvertidos, pouco dispostos a participar ou a dar-nos a sua opinião.
Procura sempre formas de os motivar a dizer-nos aquilo de que precisamos.
Tudo conta aqui, desde o calor ou a iluminação do local onde se realiza a sessão, à seriedade da reunião, aos pontos a discutir.
Todo o processo de investigação deve ser feito o mais subtilmente possível, para que os participantes nos grupos de discussão não se sintam desconfortáveis por serem observados ou monitorizados, mas se sintam à vontade para partilhar os seus pensamentos.
Daí a importância de começar por estabelecer uma relação com os participantes, ser claro nas instruções, ser simpático e dar-lhes confiança para participarem abertamente.
Dos grupos de discussão tradicionais aos grupos de discussão em linha
Para além da forma tradicional de conduzir um grupo de discussão, podes hoje em dia implementar esta técnica através de uma comunidade online.
Os grupos offline reúnem-se num local físico para conduzir a discussão pessoalmente.
Um evento presencial requer um local que inclua outros espaços, como casas de banho e catering, para manter os participantes confortáveis.
Por outro lado, os grupos de discussão virtuais grupos de discussão virtuais são reunidos através de uma plataforma online.
Esta é uma forma de inovar e surpreender os participantes de um estudo.
Como dissemos, os grupos de discussão são uma das técnicas mais utilizadas e mais antigas dos estudos de mercado, razão pela qual quem os utiliza procura frequentemente novos mecanismos para os tornar cada vez mais atractivos e funcionais.
Fazem-no para criar um melhor ambiente para que se sintam mais envolvidos, e também para motivar a imaginação de cada membro em estudo para melhorar a sua experiência.
Um grupo de discussão online é uma forma de experimentar e também de satisfazer as necessidades dos teus participantes e da tua investigação.
Como criar um grupo de discussão no QuestionPro?
Uma plataforma como a QuestionPro Communities permite-te criar um grupo de discussão online e inovar ao misturar metodologias, como discussões em vídeo, sondagens, brainstorming, fóruns de discussão e muito mais, tudo com o objetivo de captar a informação que é apresentada.
Os passos para criar um grupo de discussão no QuestionPro são os seguintes:
- Cria uma comunidade em linha na plataforma. Atribui o nome da tua comunidade, o url que terá, o logótipo e a língua que utilizarás.
- Concebe a página de destino da tua comunidade. Cria a imagem da tua comunidade com as cores da tua marca ou imagens de fundo à tua escolha, bem como uma frase de boas-vindas.
- Personaliza a tua comunidade. Escolhe os tipos de letra e as cores do texto que estarão presentes nos diferentes elementos da tua comunidade.
- Ativar os módulos que pretendes para a tua comunidade. Nesta etapa, poderás selecionar os tópicos, as ideias, os debates, as recompensas e os módulos do medidor de envolvimento a implementar na tua comunidade.
Para que os teus grupos de discussão estejam prontos a funcionar, o módulo de debates será muito útil, uma vez que te permitirá criar debates em direto e até mesmo em vídeo para realizares as tuas sessões. - Cria uma discussão em direto e em tempo real. Cria debates em direto ou grupos de discussão em tempo real. são sessões de chat em linha que podem ser agendadas pelo moderador para uma data e hora em que os membros da comunidade possam participar.
Como moderador, também podes publicar vídeos, monitorizar o debate e gerar relatórios. - Convida os participantes. Se o separador de debates em direto estiver ativado, os membros ou participantes da comunidade poderão juntar-se ao grupo de discussão a partir de uma lista de debates activos actuais.
Conhece as Comunidades QuestionPro agora!
Esta é apenas uma breve visão geral de como conduzir um grupo de discussão utilizando o QuestionPro, mas a nossa plataforma tem várias ferramentas que podes utilizar para promover o envolvimento dos participantes e enriquecer os dados da tua investigação.
Se quiseres saber como realizar um grupo de discussão virtualmente nesta plataforma, solicita uma demonstração e fica a conhecer todo o seu potencial.