
Hoje vamos aprender sobre a a importância dos objectivos organizacionaiss. Durante o processo de planeamento, a direção da empresa desenvolve objectivos organizacionais e comunica-os aos trabalhadores. Em algumas empresas, todos os membros do pessoal podem ser envolvidos no desenvolvimento de objectivos tácticos.
A importância destes objectivos reside no facto de se tornarem a principal força motriz e coordenadora da empresa, uma vez que, como resultado deste processo, cada colaborador compreende aquilo a que deve aspirar.
As metas e os objectivos da organização podem incluir a conquista e a manutenção de uma quota de mercado, ou a quota de um mercado específico quota de mercado, produzir produtos de melhor qualidade, aumentar a rentabilidade da empresa, atingir níveis máximos de emprego, etc.
Vamos saber mais sobre estes tipos de objectivos e como os definir.
Quais são os objectivos da organização?
São os objectivos que as organizações pretendem atingir, seja a curto, médio ou longo prazo, e que te ajudam a designar os recursos e a determinar as políticas que vais definir enquanto empresa.
Antes de começares a definir objectivos, não te esqueças de que estão envolvidos muitos factores, como tempo, capital, recursos, mão de obra, etc.
Antes de definir os teus objectivos, coloca a ti próprio as seguintes questões:
- Quantos objectivos queres estabelecer? Um ou vários?
- Quais são os prazos?
- Quem controla as decisões finais?
- Os decisores estão empenhados nos objectivos?
A transparência é fundamental para o cumprimento destes objectivos, uma vez que o que importa aqui é o progresso de toda a organização e não apenas o progresso de um indivíduo ou de uma área. É por isso que é vital ter um sistema transparente. Quando os trabalhadores sabem claramente o que têm de fazer, sentem-se mais motivados e empenhados.
Lembra-te que as caraterísticas decisivas dos objectivos organizacionais são o facto de serem realistas e realizáveis e, ao mesmo tempo, compreensíveis para a equipa. Devem também procurar o progresso coletivo.
Quem determina os objectivos da organização?
As metas e os objectivos organizacionais podem ser determinados pelos interesses dos proprietários, pela situação da empresa e pelo ambiente externo, bem como pela dimensão do capital da empresa, daí a importância dos objectivos organizacionais e da sua correta definição.
Os objectivos organizacionais podem ser definidos pelos proprietários da empresa, bem como pela direção e pelo pessoal. Um departamento, ao formular e especificar as metas e objectivos relevantes da organização, deve ter em conta as condições reais da sua implementação.
As tarefas e os objectivos devem ser oportunos, de acordo com o interesse e o perfil da organização; para os atingir, é necessária uma quantidade suficiente de recursos materiais e financeiros.
Como definir os teus objectivos organizacionais
Muitas organizações definem OKRs para definir os seus objectivos, uma vez que estes englobam objectivos individuais, de equipa e da empresa.
Procura definir objectivos transparentes, para que os empregados tenham uma melhor visão do que têm de fazer e do impacto do seu trabalho na organização.
Análise SWOT
Uma avaliação exaustiva dos pontos fortes e fracos da empresa através de uma análise SWOT. Análise SWOT ajudar-te-á a identificar oportunidades e a eliminar as principais ameaças. Com esta informação, poderás desenvolver estratégias e planos de ação relevantes para o teu negócio. Identifica as tendências da indústria e define os teus objectivos organizacionais com base no futuro, não no passado ou no presente.
Visão
Os objectivos organizacionais, quer sejam a curto ou a longo prazo, devem estar ligados à visão da tua empresa.
A visão pode sofrer alguns ajustamentos à medida que a empresa evolui e se desenvolve. Desta forma, adapta-se às necessidades e exigências da empresa. No entanto, a empresa mantém sempre o mesmo objetivo global.
Gestão das partes interessadas
As organizações com uma hierarquia mais horizontal podem ter dificuldades em decidir quais os intervenientes num determinado conjunto de tarefas. No entanto, isto é importante para evitar qualquer confusão. Define quem:
- Contribui para o êxito deste objetivo
- Medir o sucesso desse objetivo
- Acompanha e avalia os principais resultados
Objectivos SMART
Os objectivos SMART são ideais porque te ajudam a definir objectivos que são individuais mas que estão alinhados com os objectivos organizacionais.
SMART significa:
S- Específico
M- Measurable (mensurável)
A – Atingível ou realizável
R- Relevante
T – Limitado no tempo ou no tempo
Falar com os empregados
Muitas empresas deixam a parte da implementação dos objectivos organizacionais para a sua gestão de topo. Se não houver uma comunicação clara com todos os empregados para os envolver no processo, é provável que as coisas não funcionem.
O feedback dos empregados e as opiniões dos clientes são importantes porque fornecem informações para criar estratégias. Não te esqueças que os funcionários também têm informações valiosas sobre os processos que te podem ajudar a optimizá-los. Daí a importância de objectivos organizacionais bem definidos com a ajuda da tua equipa.
Conclusão
Definir objectivos organizacionais não é fácil, mesmo medir e atingir esses objectivos é mais exigente do que implementá-los. Sugerimos que avalies a importância dos objectivos organizacionais e estabeleças um canal de comunicação consistente para a sua revisão e avaliação.
Mantém os teus empregados empenhados na visão e missão da empresa. O sucesso só é possível com uma força de trabalho que se preocupa e está empenhada nos objectivos estabelecidos.
Escuta a voz do voz do trabalhador é fundamental para estabelecer os teus objectivos. Para saberes mais sobre o assunto, partilhamos contigo este Ebook Inquérito aos trabalhadores para que possas começar a criar a tua própria escuta ativa.