A investigação académica permite aos estudantes, professores e investigadores alargar os vários tipos de conhecimentos, reduzir preconceitos e ideias erradas e melhorar a eficácia da procura de informação e a avaliação das fontes.
A acessibilidade da Internet tornou a maior parte da informação disponível em qualquer altura, mas também pode ser difícil encontrar dados mais exactos no meio do ruído. Daí a importância de realizar investigação académica que possa fornecer dados validados e fiáveis.
Por isso, hoje vamos abordar os princípios básicos da investigação académica para que possas começar sem problemas.
O que é a investigação académica?
A investigação académica é um processo sistemático de estudo de um problema ou de uma situação, em que a intenção é identificar factos que ajudem a resolver o problema ou a resolver a situação.
A investigação académica centra-se na definição de objectivos e na formulação de questões de investigação. questões de investigação Utiliza métodos formais, científicos e sistemáticos para encontrar respostas. A investigação académica é orientada por uma teoria existente, quer para a rejeitar, quer para a apoiar.
O objetivo da investigação académica é gerar novos conhecimentos que melhorem o desenvolvimento social. Esta investigação é uma das responsabilidades integrais de um membro do corpo docente que trabalha numa instituição académica.
Na universidade, é mais frequente teres de fazer investigação académica, que consiste geralmente em definir uma questão ou um problema, no teu caso, para identificar soluções, o que o causa, quem é afetado ou como resolver a situação/problema.
Centra-se principalmente nas descobertas científicas, realizando estudos sobre vários aspectos da vida, com o objetivo final de desenvolver uma compreensão mais profunda do assunto.
Trata-se de utilizar novas técnicas de investigação, de desenvolver estudos em novas áreas da vida e de nos dar uma melhor compreensão do mundo em que vivemos.
A investigação académica pode ser classificada em 3 tipos:
- Investigação exploratória identifica novas situações/problemas.
- Investigação construtiva, baseada no desenvolvimento de soluções para um problema/situação real.
- Investigação empírica, que procura estudar a viabilidade de uma solução específica e a duração da sua relevância.
Caraterísticas da investigação académica
Apresentamos-te as principais caraterísticas da investigação académica:
- A investigação académica baseia-se especificamente no trabalho realizado anteriormente por outros.
- Este processo pode ser reproduzido e é viável.
- Baseia-se na lógica e está ligado à teoria de uma forma que tem o potencial de sugerir direcções para investigação futura.
- Gera novas questões ou é cíclico por natureza.
- É um processo progressivo.
- Aborda, direta ou indiretamente, um problema real do mundo.
- Apresenta claramente as variáveis a examinar.
Objetivo da investigação académica
A investigação académica procura fazer avançar novos conhecimentos e ter relevância com base na resolução de problemas que contribuam para a melhoria da sociedade.
A conceção da tua investigação conceção da tua investigação O trabalho de campo vai dar-te a base para abordares o problema do estudo. Neste caso, vais testar uma teoria, avaliar um programa ou compreender um acontecimento ou um facto que tenhas observado.
Muitos investigadores começam a sua investigação demasiado cedo, sem qualquer base, sem terem um conceito ou problema claro, ou sem saberem o objetivo que querem atingir.
Todas as questões de conceção devem ser analisadas e corrigidas nas fases anteriores à realização da investigação, nomeadamente para que as conclusões a tirar sejam verdadeiramente válidas.
Importância da investigação académica
Eis as razões pelas quais a investigação académica é de grande importância.
- Facilita o processo de aprendizagem: É a melhor ferramenta para desenvolver ou melhorar os conhecimentos e permite-te compreender problemas específicos através de vários ângulos que nunca foram identificados ou muito falados. Ao realizar o estudo, recolhe provas com base em factos e racionalidade. É assim que os trabalhos de investigação académica abrem as portas a novos discursos e debates.
- Destaca os problemas: Em geral, a investigação académica tem o cuidado de destacar alguns problemas prevalecentes na sociedade, que podem estar relacionados com normas culturais, saúde, educação, certas práticas, etc.
- Conduz ao crescimento pessoal dos alunosEste processo contribui para o desenvolvimento de competências. Os alunos aprendem a identificar um problema e a chegar a uma possível solução ou a desenvolver um ponto de vista sobre uma questão específica. Além disso, desenvolve competências como:
- Análise de grandes volumes de dados
- Aprende a fazer perguntas
- Concentra toda a sua atenção em questões fundamentais.
- Organiza as ideias. Percebe as coisas de diferentes pontos de vista e alarga a sua mentalidade.
Como conceber a investigação académica
Para realizares uma investigação académica eficaz, tens de seguir os seguintes passos que temos para ti.
- Identifica o teu o teu problema de investigação, explica a(s) razão(ões) por que escolheste esse tema.
- Revê e incorpora informações que abordem a tua questão.
- Define o teu objetivo de investigaçãobem como as tuas perguntas e hipóteses.
- Analisa os dados importantes para teres provas suficientes da tua hipótese e explica os passos que deste para recolher os dados.
- Define como vais realizar a análise da tua hipótese e testar se é verdadeira ou falsa.
- Por último, analisa outros casos ou exemplos em que tenha sido utilizado o mesmo modelo da tua investigação académica. Isto pode ajudar-te a redigir as tuas conclusões.
Diferença entre investigação académica e investigação profissional
Existem vários tipos de investigação, dependendo da perspetiva e do objetivo de cada um. Se falarmos de investigação académica, sabemos que esta se centra principalmente na realização de novas descobertas para a comunidade científica.
Em contrapartida, a investigação profissional está mais orientada para a resolução de um problema específico de uma organização, frequentemente uma empresa, ou dos seus clientes. Pode ser considerada a etapa seguinte da investigação, porque é simultaneamente a recolha de informações e a procura de uma solução, só que aplicada a diferentes abordagens e objectivos na vida, um académico e outro mais relacionado com o trabalho.
A investigação académica centra-se nos objectivos e nas questões de investigação que emergem de investigadores independentes. Utiliza procedimentos formais, científicos e sistemáticos para descobrir respostas e para para descobrir respostas e testar ou rejeitar teorias existentes.
Por outro lado, a investigação profissional é definida como um trabalho realizado para atingir os objectivos de uma organização e centra-se nos objectivos de investigação e centra-se nos objectivos de investigação decorrentes das necessidades da empresa.
Pode ou não utilizar procedimentos formais, científicos e sistemáticos para descobrir respostas. Não se baseia em teorias e pode não exigir uma amostra representativa.
Exemplo de investigação académica
Segue-se um exemplo de investigação académica realizada pelo Dr. Carlos Muñiz, Professor e Coordenador do Laboratório de Comunicação Política da Universidade Autónoma de Nuevo León (UANL), sobre o impacto dos meios de comunicação social na perceção de risco dos mexicanos face à Covid-19.
No âmbito da metodologia de investigação Como parte da metodologia de investigação, foram aplicados dois inquéritos analíticos, que são normalmente realizados em investigação académica para analisar associações entre variáveis e testar hipóteses, neste caso a relação entre os meios de comunicação social e a perceção de risco no México.
Métodos de investigação académica
Os principais métodos de investigação métodos de investigação académica académicos são:
- Inquéritos.
- Entrevistas.
- Grupos de discussão.
- Nota.
A entrevista centra-se na recolha de informações em primeira mão, cara a cara. O grupo de discussão é igualmente relevante porque a informação que recolhe é também qualitativa.
A observação também é utilizada, mas é a menos comum, uma vez que é a que demora mais tempo a obter resultados.
Por último, os inquéritos ou formulários são os mais utilizados, uma vez que permitem recolher informações em grande escala e de muitas pessoas ao mesmo tempo. Se forem digitais, ainda mais, pois a informação pode ser classificada mais fácil e rapidamente.
Também podes criar perguntas de diferentes tipos, automatizá-las e analisar os dados dos teus inquéritos.
Dicas para realizar investigação académica através de inquéritos
A recolha de dados é o processo de recolha e medição de informações com base nos nossos interesses, seguindo o caminho certo para responder a perguntas de investigação específicas, testar as nossas hipóteses e prever os resultados.
Os dados recolhidos devem ser semelhantes aos da área de estudo, enquanto os métodos variam de acordo com as regras e regulamentos de cada indústria. É muito importante garantir a exatidão e a honestidade na recolha de dados.
Independentemente de quais métodos de investigação qualitativos e quantitativos que estás a utilizar na tua investigação académica, a recolha de dados deve ser exacta, pois é essencial para manter a integridade da investigação académica.
Efectua uma amostragem eficaz
O tamanho da amostra para os inquéritos tem a ver com a definição correta do número de participantes. Este é um dos principais passos na conceção e organização de um inquérito.
- Conceito principalAntes de iniciares o teu inquérito de investigação académica, tens de ter a tua população de estudo definida e de a acompanhar corretamente. Tem em atenção que uma alteração no decurso do processo de investigação pode afetar de forma crítica a realidade dos dados recolhidos.
- Diversidade: Assegurar a diversidade da tua amostra e conseguir que participem pode ser uma tarefa fastidiosa. No entanto, é muito importante ter uma amostra representativa da população para obteres uma riqueza de respostas.
- ClarezaExistem várias limitações para determinar a dimensão e a estrutura da amostra da população. É fundamental que os investigadores descrevam as suas limitações e mantenham transparentes os procedimentos que seguem para selecionar a amostra, para que os resultados dos teus inquéritos sejam vistos numa perspetiva correta.
Seleciona um software de inquérito
Como mencionado acima, em QuestionPro estamos interessados em fomentar o interesse dos alunos pela realização de uma investigação académica eficaz. É por isso que dispomos de diferentes ferramentas que os ajudarão a atingir esse objetivo de forma eficaz:
A plataforma permite-te selecionar diferentes tipos de perguntas, tais como as perguntas de escolha múltipla, perguntas abertas, perguntas de matriz, perguntas de satisfação com carinhas sorridentes e muito mais.
Além disso, o nosso software de inquéritos permite que os estudantes enviem o seu inquérito por correio eletrónico, partilhem-no através das redes sociais, enviem-no por SMS, etc. A fim de facilitar a recolha de dados.
Análise das respostas
A análise das respostas ajudará a compreender em pormenor os dados obtidos no processo de recolha de dados e a confirmar ou refutar a hipótese estabelecida.
Com o QuestionPro, é possível visualizar os dados do inquérito em tempo real. Desta forma, podes realizar eficazmente uma análise aprofundada dos dados para a tua investigação académica.
Relatório de investigação
Há vários pontos importantes a ter em conta ao comunicar os resultados da investigação. Todos os relatórios devem ser educativos, relevantes para o público-alvo e personalizados de acordo com as necessidades de cada empresa.
O teu relatório de investigação académica pode ser apresentado através de apresentações visuais, relatórios escritos ou electrónicos. A forma como apresentas os resultados do teu estudo faz uma grande diferença. Um relatório completo e formal inclui normalmente os seguintes elementos:
- Folha de rosto
- índice
- Introdução
- Objetivo da investigação
- Amostra do inquérito
- Metodologia de investigação
- Conclusões e recomendações
- Apêndice
- Informações de contacto
Lembra-te também que a plataforma QuestionPro também te fornece painéis de controlo para inquéritos que te serão muito úteis para a comunicação dos resultados.
Conclusão
Os inquéritos online ajudam-te a obter os dados de que precisas para tomar decisões na tua investigação académica. No entanto, é importante que, antes de recolheres um conjunto de dados, escolhas o tópico certo, selecciones as perguntas certas a fazer e o tipo de inquérito a realizar.
A conceção do teu inquérito conceção do teu inquérito e o público-alvo, ou seja, as pessoas certas para responder às perguntas do teu questionário, dependerão de tudo o que foi dito acima.
Sabemos que os inquéritos desempenham um papel importante nos projectos educativos. É por isso que a nossa plataforma te permite realizar pesquisas quantitativas e qualitativas, sondagens, questionários e inquéritos em linha.
QuestionPro é uma empresa global preocupada com a educação, por isso oferecemos parcerias académicas para que estudantes universitários e professores possam obter a nossa ferramenta para fazer exames online para criar formulários, projectos de investigação e análise de dados.
Temos para ti a forma como podes realizar avaliações online com a nossa plataforma:
Se estás interessado em utilizar a nossa plataforma para realizar investigação académica, convidamos-te a conhecer as vantagens das nossas parcerias académicas e a desfrutar e aproveitar tudo o que podes conseguir com a implementação da nossa ferramenta.