Existem muitas etapas e metodologias para gerar conhecimentos que contribuam para a sua compreensão e avanço; investigação fundamental básica e aplicada e aplicada são muitas vezes as mais eficazes neste caminho.
A investigação compreensiva permite compreender todas as propriedades de uma determinada ciência ou fenómeno a um nível fundamental. A sociologia, as ciências humanas e outros domínios científicos são alguns exemplos; eis tudo o que precisas de saber sobre este tipo de investigação e as suas possíveis aplicações.
O que é a investigação fundamental?
A investigação fundamental é um tipo de investigação que é utilizada na ciência para compreender e alargar o nosso conhecimento de um fenómeno ou domínio específico. É também aceite como investigação pura ou investigação fundamental.
Este tipo de investigação contribui para o corpo intelectual de conhecimentos. A investigação fundamental preocupa-se com a generalização de uma teoria a um ramo do conhecimento; o seu objetivo é normalmente gerar dados que confirmem ou refutem a tese inicial do estudo.
Também pode ser chamada de investigação fundamental; muitas coisas são construídas sobre esta base e são feitas aplicações mais práticas.
Diferença entre investigação fundamental e investigação aplicada
A investigação fundamental encontra a sua contrapartida e o seu complemento na investigação aplicada. São dois métodos de investigação muito úteis quando se trata de gerar e utilizar os dados gerados. Existem diferenças marcantes, e compreendê-las permitir-te-á entender o caminho para a criação de novos conhecimentos.
A diferença mais importante entre a investigação fundamental e a investigação aplicada reside no objetivo de cada uma. A investigação fundamental visa alargar a informação e a compreensão do objeto de estudo, enquanto a investigação aplicada visa fornecer uma solução para o problema em estudo.
A relação entre estes dois tipos de investigação é frequentemente muito próxima, uma vez que as metodologias utilizadas são muitas vezes bastante semelhantes; a mudança significativa reside no ponto de partida e de chegada da investigação.
Exemplos de investigação de base
A investigação fundamental pode ter muitos exemplos; eis alguns deles:
- O estudo da forma como o stress afecta a produtividade no trabalho.
- Estuda os melhores factores nas estratégias de preços.
- Compreender o nível de satisfação do cliente com interações específicas com o fornecedor da solução.
- Compreender o estilo de liderança de uma determinada empresa.
Vantagens e desvantagens da investigação fundamental
A investigação fundamental é essencial para alargar o corpo de conhecimentos em qualquer disciplina. O curso introdutório não tem, normalmente, um prazo rigoroso, e a curiosidade do investigador costuma guiá-lo. A conclusão do curso básico é geralmente aplicável a uma vasta gama de casos.
Ao mesmo tempo, o estudo de base também tem desvantagens. Os resultados deste tipo de estudo têm conclusões limitadas ou não construtivas. Por outro lado, os estudos fundamentais não resolvem problemas empresariais complexos e bem definidos, mas ajudam a compreendê-los melhor.
Tomar acções e decisões com base nos resultados deste tipo de investigação aumentará o impacto que este conhecimento pode ter sobre o problema em estudo, se for esse o objetivo.
Como fazer investigação de base?
Este processo segue os mesmos passos que uma metodologia de investigação normal. O ponto mais importante é definir uma tese ou teoria que envolva um estudo de caso bem definido; este pode ser um fenómeno ou um problema observado num determinado local.
Existem muitos tipos de investigação, tais como estudos longitudinais investigação observacional e estudos exploratórios. Así que lo primero que debes hacer es determinar si puedes obtener el resultado deseado con la investigación o si es mejor optar por otro tipo de investigación.
Depois de determinares a tua metodologia de investigação, inicia o processo de recolha de dados Por vezes, podes recolher dados de forma passiva, através da observação ou da experimentação. Noutras ocasiões, podes intervir diretamente e recolher informações quantitativas com ferramentas como o inquéritos.
Conclusão
Plataformas como a QuestionPro ajudam-te a ter uma vasta gama de funções e ferramentas para conduzires a tua investigação; o seu software de inquérito tem ajudado estudantes e profissionais a obter toda a informação de que necessitam para gerar conhecimentos de elevado valor.
Além disso, dispõe de uma suite de análise de dados que te permite analisar toda esta informação através de todo o tipo de relatórios para uma mais fácil interpretação dos resultados finais.
O QuestionPro é muito mais do que um software de inquérito; temos uma solução para cada problema e sector específico. Também oferecemos plataformas de gestão de dados, como o nosso repositório de investigação chamado Insights Hub.