Os investigadores utilizam largamente diferentes métodos de amostragem nos estudos de mercado, pelo que não precisam de inquirir toda a população para recolher informações úteis.
Hoje vamos conhecer as caraterísticas de cada um destes métodos para que possas decidir qual deles deves utilizar para que o teu projeto de investigação seja um sucesso.
Definição de amostragem
A amostragem é uma técnica que consiste em selecionar membros individuais ou um subconjunto da população a fim de fazer inferências estatísticas a partir deles e estimar as caraterísticas de toda a população.
É também um método eficaz em termos de tempo e de custos, pelo que constitui a base de qualquer projeto de investigação. Las técnicas de muestreo pueden utilizarse en un programa informático de encuestas de investigación para una derivación óptima.
Por exemplo, se um fabricante de medicamentos quiser investigar os efeitos secundários adversos de um medicamento na população de um país, é quase impossível realizar um estudo de investigação em que todos participem. Para isso, o investigador opta por ter uma amostra de pessoas de cada grupo demográfico para depois investigar, dando-lhes um feedback indicativo sobre o comportamento do medicamento.
Métodos de amostragem
Existem dois métodos de amostragem: amostragem probabilística e amostragem não probabilística:
Amostragem de probabilidades: A amostragem probabilística é uma técnica de amostragem em que o investigador estabelece uma seleção de alguns critérios e escolhe aleatoriamente membros de uma população. Com este parâmetro de seleção, todos os membros têm a mesma hipótese de fazer parte da amostra.
Amostragem não probabilística: Na amostragem não probabilística, o investigador seleciona aleatoriamente os membros da amostra da investigação. Este método de amostragem não é um processo de seleção fixo ou predefinido. Isto faz com que seja difícil que todos os elementos de uma população tenham a mesma hipótese de serem incluídos numa amostra.
Exemplos de métodos de amostragem
Vamos conhecer os diferentes tipos de amostragem amostragem probabilística e não probabilística que podem ser aplicadas em qualquer estudo de pesquisa de mercado.
A amostragem probabilística é uma técnica de amostragem em que os investigadores escolhem amostras de uma população maior utilizando um método baseado na teoria das probabilidades. Este é um dos métodos de amostragem que considera todos os membros da população e forma amostras com base num processo fixo.
Por exemplo, numa população de 1000 membros, cada membro terá uma probabilidade de 1/1000 de ser selecionado para fazer parte de uma amostra. A amostragem probabilística elimina os enviesamentos na população e dá a todos os membros uma hipótese justa de serem incluídos na amostra.
Existem quatro tipos de técnicas de amostragem probabilística:
Amostragem aleatória simples: Uma das melhores técnicas de amostragem probabilística que ajuda a poupar tempo e recursos é o método de amostragem aleatória simples. Trata-se de um método fiável de obtenção de informações em que cada membro de uma população é escolhido aleatoriamente, simplesmente por acaso. Cada indivíduo tem a mesma probabilidade de ser escolhido para fazer parte de uma amostra.
Por exemplo, numa organização com 500 trabalhadores, se a equipa de recursos humanos decidir realizar actividades de team building, é muito provável que prefira tirar fichas de uma taça. Neste caso, cada um dos 500 trabalhadores tem a mesma probabilidade de ser selecionado.
Amostragem por conglomerados: Também conhecida como amostragem por clusters, este é um método em que os investigadores dividem toda a população em secções ou clusters que representam uma população. Os grupos são identificados e incluídos numa amostra com base em parâmetros demográficos, como idade, sexo, localização, etc. Isto torna muito fácil para o criador do inquérito tirar conclusões efectivas do feedback.
Por exemplo, se o governo dos EUA quiser avaliar o número de imigrantes que vivem nos Estados Unidos, pode dividi-los em grupos com base em estados como a Califórnia, o Texas, a Flórida, Massachusetts, o Colorado, o Havai, etc. Esta forma de realizar um inquérito será mais eficaz, uma vez que os resultados serão organizados por estado e fornecerão dados objectivos sobre a imigração.
Amostragem sistemática: Os investigadores utilizam o método de amostragem sistemática para escolher membros de uma amostra de uma população a intervalos regulares.
Para tal, é necessário selecionar um ponto de partida para a amostra e uma dimensão de amostra que possa ser repetida a intervalos regulares. Este tipo de método de amostragem tem um âmbito predefinido e, por conseguinte, esta técnica de amostragem é a que consome menos tempo.
Por exemplo, um investigador pretende recolher uma amostra sistemática de 500 pessoas numa população de 5000. Numera cada elemento da população de 1 a 5.000 e escolhe um décimo indivíduo para fazer parte da amostra (População total/tamanho da amostra = 5.000/500 = 10).
Amostragem estratificadaA amostragem aleatória estratificada é um método em que o investigador divide a população em grupos mais pequenos que não se sobrepõem, mas que representam toda a população. Durante a amostragem, estes grupos podem ser organizados e uma amostra pode então ser retirada de cada grupo separadamente.
Por exemplo, um investigador que pretenda analisar as caraterísticas das pessoas que pertencem a diferentes divisões de rendimento anual criaria estratos (grupos) de acordo com o rendimento anual do agregado familiar.
Por exemplo, menos de $20.000, $21.000 a $30.000, $31.000 a $40.000, $41.000 a $50.000, etc.
Com isto, o investigador conclui as caraterísticas das pessoas que pertencem a diferentes grupos de rendimento. Os profissionais de marketing podem analisar quais os grupos de rendimento a atingir e quais os que devem ser eliminados para obterem os resultados desejados.
Usos da amostragem probabilística
A amostragem probabilística tem várias utilizações:
- Reduzir o enviesamento da amostra: Utilizando métodos de amostragem probabilística, o enviesamento da amostra derivada de uma população é negligenciável ou inexistente e a amostragem probabilística permite a recolha de dados de maior qualidade, uma vez que a amostra representa adequadamente a população.
- População diversificada: Quando a população é grande e diversificada, é essencial ter uma representação adequada para que os dados não sejam distorcidos em relação a um grupo demográfico.
- Criar uma amostra exacta: A amostragem probabilística ajuda os investigadores a planear e a criar uma amostra precisa. Isto ajuda a obter dados bem definidos.
Tipos de amostragem não probabilística com exemplos
O método não probabilístico é um dos métodos de amostragem que envolve uma recolha de informações baseada na capacidade de seleção da amostra de um investigador ou de um estatístico e não num processo de seleção fixo.
Na maioria das situações, o resultado de um inquérito realizado com uma amostra não probabilística conduz a resultados enviesados, que podem não representar a população-alvo desejada. Mas há situações, como as fases preliminares da investigação ou as restrições de custos na realização da investigação, em que a amostragem não probabilística será muito mais útil do que o outro tipo.
Estes quatro tipos de amostragem não probabilística explicam melhor o objetivo deste método de amostragem:
Amostragem por conveniência: Este método baseia-se na facilidade de acesso aos temas, como um inquérito a clientes num centro comercial ou a transeuntes numa rua movimentada.
É frequentemente designada por amostragem de conveniência devido à facilidade com que o investigador conduz e contacta os sujeitos.
Os investigadores não têm quase nenhuma autoridade para selecionar os elementos da amostra e a seleção é feita exclusivamente com base na proximidade e não na representatividade.
Este tipo de método de amostragem não probabilística é utilizado quando existem limitações de tempo e de custos na recolha de informações.
Em situações em que existem limitações de recursos, como nas fases iniciais da investigação, é utilizada a amostragem por conveniência.
Por exemplo, as empresas em fase de arranque e as ONG realizam frequentemente amostragens de conveniência num centro comercial para distribuir panfletos sobre eventos futuros ou para defender uma causa, ficando à entrada do centro comercial e distribuindo panfletos ao acaso.
Amostragem deliberada, crítica ou de julgamento: As amostras de ensaio são formadas ao critério do investigador. Os investigadores consideram apenas o objetivo do estudo, juntamente com a compreensão do público-alvo.
Por exemplo, quando os investigadores querem compreender o processo de pensamento das pessoas interessadas em fazer um mestrado. O critério de seleção será: “Estás interessado em fazer um mestrado em …?” e aqueles que responderem “Não” são excluídos da amostra.
Amostragem em bola de neve é um dos métodos de amostragem que os investigadores aplicam quando é difícil localizar os sujeitos.
Por exemplo, será extremamente difícil entrevistar pessoas sem abrigo ou imigrantes ilegais. Nesses casos, utilizando a teoria da bola de neve, os investigadores podem identificar algumas categorias para entrevistar e obter resultados.
Os investigadores também aplicam este método de amostragem em situações em que o tema é muito sensível e não é discutido abertamente, por exemplo, em inquéritos para recolher informações sobre o VIH e a SIDA. Poucas vítimas responderão prontamente às perguntas. No entanto, os investigadores podem contactar pessoas que conheçam ou voluntários associados à causa para encontrar vítimas e recolher informações.
Amostragem de quotas: Nesta técnica de amostragem, a seleção dos membros é feita com base numa norma pré-estabelecida. Neste caso, como a amostra é formada com base em atributos específicos, a amostra criada terá as mesmas qualidades encontradas na população total. Trata-se de um método rápido de recolha de amostras.
Usos da amostragem não probabilística
A amostragem não probabilística é utilizada para o seguinte:
- Criar uma hipóteseAmostragem não probabilística: Os investigadores utilizam métodos de amostragem não probabilística para criar uma hipótese quando a informação prévia é limitada ou inexistente. Este método ajuda na devolução imediata dos dados e cria uma base para futuras investigações.
- Investigação exploratóriaEsta técnica de amostragem é muito utilizada pelos investigadores quando realizam investigação qualitativa, estudos-piloto ou investigação exploratória.
- Restrições orçamentais e de tempo: É utilizado quando existem restrições orçamentais e de tempo e é necessário recolher alguns dados preliminares. Uma vez que a conceção do inquérito não é rígida, é mais fácil escolher os inquiridos aleatoriamente e fazê-los responder ao inquérito ou questionário.
Como decidir qual o método de amostragem a utilizar?
Para qualquer investigação, é essencial escolher um método de amostragem que responda com precisão aos objectivos do teu estudo.
A eficácia da tua amostragem depende de vários factores.
Seguem-se alguns passos que os investigadores especializados seguem para decidir qual o melhor método de amostragem.
- Escreve os objectivos da investigação. Em geral, deve ser uma combinação de custo, precisão ou exatidão.
- Identifica técnicas de amostragem eficazes que possam potencialmente atingir os objectivos da investigação.
- Experimenta cada um destes métodos e vê se ajudam a atingir o objetivo.
- Seleciona o método que melhor se adequa à investigação.
Agora que estás familiarizado com os métodos de amostragem e os seus subtipos, convidamos-te a conhecer o nosso software de inquéritoA ferramenta ideal para recolher as informações da tua amostra.
Conhece todas as vantagens da nossa plataforma, solicitando uma demonstração e conhecendo todas as suas funcionalidades.