O significado de uma escala e o que podemos fazer com ela depende do que os seus números representam. Os números podem ser agrupados em 4 tipos ou níveis: nominal, ordinal, intervalar e de razão. Sabes quais são os níveis de medida mais adequados para a tua próxima investigação?
O que são níveis de medição?
O primeiro passo para a análise de dados é simplesmente compreender o que significam. Isto é facilitado pela classificação de cada variável de acordo com o seu nível de medida. O nível de medida refere-se à relação entre os valores atribuídos aos atributos de uma variável.
Uma variável é qualquer quantidade que pode ser medida e cujo valor varia consoante a população. Por exemplo, se considerarmos uma população de alunos, a nacionalidade, o género, as notas, etc. dos alunos são variáveis definidas e o seu valor correspondente será diferente para cada aluno.
Se quisermos calcular o salário médio dos cidadãos de um país, podemos ir ao terreno e registar o salário de cada pessoa para calcular a média ou escolher uma amostra aleatória de toda a população e calcular o salário médio para essa amostra e, em seguida, utilizar testes estatísticos para tirar conclusões para uma população maior.
O tipo de teste estatístico que pode ser utilizado para chegar a uma conclusão sobre a população em geral depende do nível de medida da variável em consideração. O nível de medição de uma variável não é mais do que a natureza matemática de uma variável ou a forma como uma variável é medida.
Tipos de níveis de medição
Os números podem ser agrupados em 4 tipos ou níveis: nominal, ordinal, intervalar e de razão.
Nível nominal de medição
O nível nominal é apenas uma medida. Refere-se à qualidade e não à quantidade. Um nível nominal de medida é simplesmente uma questão de diferenciação pelo nome, por exemplo, 1 = homem, 2 = mulher.
Embora estejamos a utilizar os números 1 e 2, eles não indicam quantidade. A categoria binária de 0 e 1 utilizada nos computadores é um nível nominal de medida.
Exemplos de nível de medição nominal:
PREFERÊNCIA DE REFEIÇÕES: pequeno-almoço, almoço, jantar
PREFERÊNCIA RELIGIOSA: 1= Budista, 2= Muçulmano, 3= Cristão, 4= Judeu, 5= Outro
ORIENTAÇÃO POLÍTICA: Esquerda, Direita, Independente
Outros valores nominais são os números da segurança social, os códigos postais e os números de telefone.
Nível ordinal de medição
Este nível refere-se à ordem de medição. Uma escala ordinal indica a direção, para além de fornecer informação nominal. Baixo/Médio/Alto ou Mais rápido/Mais baixo são exemplos de níveis ordinais de medição.
Classificar uma experiência como “9” numa escala de 1 a 10 indica que foi melhor do que uma experiência classificada como “6”.
Muitas escalas ou testes psicológicos utilizam a escala ordinal de medição.
Exemplo de níveis ordinais de medição:
CLASSIFICAÇÃO: 1º lugar, 2º lugar… último lugar
NÍVEL DE CONCORDÂNCIA: Não, Talvez, Sim
ORIENTAÇÃO POLÍTICA: Esquerda, Independente, Direita
Nível de medição do intervalo
As escalas de intervalo fornecem informações sobre a ordem e também têm intervalos iguais. No exemplo acima, se soubéssemos que a distância entre 1 e 2 é a mesma que entre 7 e 8 na nossa escala de classificação de 10 pontos, então teríamos uma escala de intervalos.
Um exemplo de uma escala de variação é a temperatura, medida numa escala Fahrenheit ou Celsius. Um grau representa a mesma quantidade de calor subjacente, independentemente da posição que ocupa na escala.
Se medires em unidades Fahrenheit, a diferença entre uma temperatura de 46 e 42 é a mesma que a diferença entre 72 e 68. As escalas de medição de intervalos iguais podem ser utilizadas para medir opiniões e atitudes.
A construção destes níveis de medição requer uma compreensão mais profunda dos princípios matemáticos e estatísticos. No entanto, é importante compreender os diferentes níveis de medição ao utilizar e interpretar escalas.
Exemplo de níveis de medição de intervalos:
HORA DO DIA num relógio de 12 horas
Intervalo de tempo do dia – intervalos iguais; relógio analógico (12 horas), a diferença entre 13 e 14 horas é a mesma que a diferença entre 11 e 12 horas.
Nível de medição do rácio
Para além de possuir as qualidades das escalas nominal, ordinal e intervalar, uma escala de razão tem um zero absoluto (um ponto onde não existe nenhuma das qualidades que estão a ser medidas).
A utilização de uma escala de razão permite fazer comparações como, por exemplo, ter o dobro da altura ou metade da altura de uma pessoa. O tempo de reação (quanto tempo demora a responder a um sinal de qualquer tipo) utiliza uma escala de medida de razão, o tempo.
Embora o tempo de reação de um indivíduo seja sempre superior a zero, conceptualizamos um ponto zero no tempo e podemos afirmar que uma resposta de 24 milissegundos é duas vezes mais rápida do que uma resposta de 48 milissegundos.
Exemplos de níveis de medição do rácio:
REGRA: polegadas ou centímetros
RENDIMENTO: dinheiro ganho no ano passado
ANOS de experiência profissional
Certo – a hora de 24 horas tem um 0 absoluto (meia-noite); as 14 horas estão duas vezes mais longe da meia-noite do que as 7 horas.
Como utilizar os diferentes níveis de medição?
O nível de medição de uma determinada variável é definido pela categoria mais elevada que pode atingir. Por exemplo, classificar alguém como extrovertido (sociável) ou introvertido (tímido) é uma escala nominal.
Se classificarmos as pessoas em 1= tímidas, 2= nem tímidas nem sociáveis, 3= sociáveis, então temos um nível ordinal de medição.
Se utilizarmos uma medida estandardizada de timidez (e existem inventários deste tipo), provavelmente assumiremos que a variável timidez cumpre os padrões de um nível de medida intervalar.
Quanto ao facto de termos ou não uma escala de rácio de timidez, mesmo que conseguíssemos medir a timidez zero, seria difícil desenvolver uma escala em que nos sentíssemos confortáveis a dizer que uma pessoa é 3 vezes mais tímida do que outra.
O nível de medição intervalar ou de razão é conveniente porque podemos utilizar os procedimentos estatísticos mais poderosos para médias e desvios-padrão.
Para tirar partido disso, os dados ordinais são frequentemente tratados como dados intervalares, por exemplo, escalas de classificação subjectivas (1= muito mau, 2= mau, 3= razoável, 4= bom, 5= excelente).
A escala provavelmente não cumpre os requisitos de intervalos iguais – não sabemos se a diferença entre 2 (mau) e 3 (razoável) é a mesma que a diferença entre 4 (bom) e 5 (excelente). Para tirar partido de técnicas estatísticas mais poderosas, os investigadores assumem frequentemente que os intervalos são iguais.
Por fim, convido-te a conhecer os tipos de escalas de medição que serão úteis no teu próximo estudo de mercado.
Lembra-te que na QuestionPro temos uma variedade de ferramentas para te ajudar a conduzir a tua próxima pesquisa. Conhece parte das nossas soluções criando uma conta gratuita para o nosso software de inquéritos ou solicita uma demonstração para descobrir tudo o que as nossas diferentes licenças e serviços têm para oferecer.