
A amostragem discricionária é um tipo de amostragem em que o investigador seleciona uma amostra com base no seu conhecimento do assunto.
A amostra é escolhida com base numa apreciação profissional e pode basear-se na experiência adquirida em investigações anteriores ou no conhecimento que o investigador tem da população.
A amostragem discricionária é considerada uma amostragem não probabilística amostragem não probabilística.
Caraterísticas da amostragem discricionária
Entre as caraterísticas mais importantes da amostragem discricionária contam-se as seguintes:
- São aplicados em situações em que existe um perito na matéria capaz de selecionar uma amostra representativa e de fornecer resultados precisos.
- Esta amostragem é também designada por amostragem intencional, crítica ou por julgamento ou amostragem intencional, uma vez que as pessoas são selecionadas devido ao conhecimento que o investigador tem do assunto.
- É difícil estimar o grau de aproximação desta estimativa à realidade. De facto, a pertinência dos resultados depende da experiência do investigador.
Aplicações de amostragem discricionária
A amostragem discricionária é aplicada quando existe um número restrito de pessoas com as mesmas caraterísticas que a população-alvo e não há muito tempo para realizar a investigação.
Além disso, pode ser aplicada em situações em que a amostra é constituída por indivíduos altamente especializados que não podem ser selecionados através de qualquer tipo de amostragem probabilística. amostragem probabilística ou quando a amostra selecionada tem de ser aprovada com outros métodos de amostragem.
Esta amostragem é utilizada quando existem limitações de tempo para a amostragem com outros métodos. No entanto, é necessário ter em conta que o investigador pode ou não ser competente para levar a cabo o processo.
Vantagens da amostragem discricionária
Eis as vantagens da amostragem discricionária:
- Permite obter informações de um grupo específico de pessoas.
- Trata-se de uma amostragem de baixo custo e eficiente em termos de tempo.
- Os casos a investigar estão disponíveis de acordo com a tua conveniência.
Desvantagens da amostragem discricionária
As principais desvantagens deste tipo de amostragem são as seguintes
- Este estudo pode não ser considerado fiável.
- A amostragem é, na maioria dos casos, tendenciosa.
- Os membros da amostra não têm o mesmo nível de probabilidade de serem eleitos.
- A representação da população é muitas vezes limitada.
Lembra-te de que, para utilizar a amostragem discricionária, deves utilizar um grupo muito pequeno de pessoas com caraterísticas semelhantes e que sejam de interesse para a investigação. Esta técnica é viável para obter informações, desde que sejas um especialista no tema a investigar.