A amostragem em bola de neve é um tipo de amostragem não probabilística. amostragem não probabilística
É utilizada quando é difícil encontrar potenciais participantes ou quando a amostra se limita a um subconjunto muito pequeno da população.
Neste tipo de amostragem, os participantes na investigação recrutam outros participantes para um teste ou estudo. Neste caso, os investigadores utilizam o seu próprio critério para escolher os participantes, ao contrário do que acontece no amostragem aleatória simples em que as probabilidades de qualquer membro ser escolhido são as mesmas.
A amostragem em bola de neve consiste em duas etapas:
- Identifica os potenciais sujeitos da população. Muitas vezes, apenas um ou dois temas podem ser encontrados inicialmente.
- Os participantes devem estar cientes de que não têm de fornecer quaisquer outros nomes.
Por outras palavras, o método de amostragem “bola de neve” baseia-se nas referências dos sujeitos iniciais para gerar sujeitos adicionais, daí o nome “bola de neve”.
Quando este método de amostragem é aplicado, os membros do grupo de amostra são recrutados através de uma cadeia de referência.
Estes passos são repetidos até se obter a dimensão da amostra pretendida. Do ponto de vista ético, não deve ser pedido aos participantes no estudo que identifiquem outros potenciais participantes. Em vez disso, deve ser-lhes pedido que incentivem outros a participar.
Convido-te a ler: Amostragem probabilística e não probabilística Qual delas utilizar?
Para que serve a amostragem em bola de neve?
Algumas pessoas podem não querer ser encontradas. Por exemplo, se um estudo investigasse a fraude nos exames, o furto em lojas, o consumo de drogas ou qualquer outro comportamento social “inaceitável”, os potenciais participantes teriam receio de se apresentar devido a possíveis ramificações.
No entanto, é provável que outros participantes no estudo conheçam outras pessoas na mesma situação que eles e possam informar outras pessoas sobre os benefícios do estudo e assegurar-lhes a confidencialidade.
Como fazer uma amostragem de bola de neve?
O processo de criação de uma amostra utilizando este método pode ser dividido nas seguintes etapas:
- Define um programa de participação e descreve o processo através do qual um indivíduo convida ou encaminha outros a participar.
- Identifica grupos ou organizações que possam dar acesso a determinados indivíduos que se enquadrem nas características do estudo.
- Obtém os primeiros contactos e pede-lhes que participem. Esta parte é semelhante aos métodos de amostragem convencionais, mas com a intenção de obter uma amostra de pequena dimensão.
- Pede aos participantes que acedam a outros contactos depois de terminada a entrevista.
- Assegura a diversidade dos contactos, seleccionando adequadamente as pessoas iniciais e incentivando-as a recomendar o estudo a outras pessoas.
Vantagens e desvantagens da amostragem em bola de neve
Vantagens | Desvantagens |
---|---|
O processo de implementação é curto, barato, simples e económico. | É geralmente impossível determinar o erro de amostragem ou fazer inferências sobre as populações das amostras obtidas. |
Tem a capacidade de recrutar populações ocultas e de recolher dados primários de uma forma rentável. | Pouco controlo sobre o método de amostragem. Os temas que o investigador pode obter baseiam-se principalmente em temas previamente observados. |
Ajuda-te a descobrir características de uma população que não sabias que existia. | A sobreamostragem de uma determinada rede peer-to-peer pode levar a um possível enviesamento. |
Requer pouco planeamento e menos mão de obra do que outros tipos de amostragem. | Os inquiridos podem hesitar em fornecer os nomes dos seus pares e pedir-lhes que o façam pode levantar questões éticas. |
QuestionPro oferece os seguintes serviços Audience, onde te ajudamos a obter a amostra de que precisas para o teu próximo estudo, bem como várias ferramentas para te ajudar a recolher os dados de que precisas. Convidamos-te a criar uma conta gratuita para o nosso software de inquéritos ou a solicitar uma demonstração para saberes mais sobre as nossas funcionalidades avançadas, licenças e serviços.