
Atualmente, há muitas empresas que não estão conscientes dos benefícios de realizar uma análise GAP. análise de lacunas ou análise GAP Não são capazes de resolver os problemas internos da sua organização e, por isso, não conseguem detetar uma lacuna na produtividade, eficiência ou desempenho.
Através do processo de análise de lacunas, as organizações podem definir claramente quais os sistemas que estão a ficar para trás e criar um plano de ação corretivo.
O que é a análise de lacunas?
A análise de lacunas é definida como um método para avaliar as diferenças entre o desempenho real e o desempenho esperado numa organização ou empresa.
O termo “lacuna” refere-se ao espaço entre “onde estamos agora” (o estado atual) e onde “queremos estar” (o estado alvo). Uma análise de lacunas também pode ser referida como análise GAP avaliação das necessidades ou análise das lacunas das necessidades.
Considera hipoteticamente que, enquanto organização, fabricaste um produto A. Este produto atingiu o público-alvo no mercado. O produto A tem todas as qualidades para se destacar no mercado, as caraterísticas certas, a gama de preços e a procura. No entanto, por alguma razão, o produto não teve um bom desempenho no mercado.
Pode ser efectuada uma análise das lacunas:
A nível estratégicoCompara a condição ou o nível da empresa com os padrões do sector.
A nível operacionalPara comparar o estado atual ou o desempenho da tua empresa com o que desejavas.
É aqui que a análise das lacunas desempenharia um papel crucial para compreender onde o produto está e o que lhe falta, onde o produto precisa de estar para garantir o seu lugar no mercado e combater a concorrência.
Ferramentas de análise de GAP
Se és proprietário de uma empresa, pergunta a ti próprio até onde chegaste em relação ao trabalho que tinhas planeado no início do ano. Os produtos ou serviços que tinhas prometido lançar já estão no mercado? Tens uma ideia do que funcionou e do que não funcionou? e porquê?
A análise de lacunas pode ajudar-te a comparar o desempenho real da tua empresa ou projeto com o desempenho que tinhas planeado alcançar. Desta forma, saberás o que funcionou e o que não funcionou, o que foi feito da forma correta e o que não foi.
Eis algumas ferramentas de que a tua empresa pode precisar para aprender a identificar as lacunas e a destacar-se através da análise de dados recolhidos:
-
Análise SWOT
A análise análise SWOT centra-se nos Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças no ambiente interno e externo, respetivamente. A análise SWOT ajuda-te a determinar a tua posição atual na indústria ou no mercado.
Como efetuar a análise SWOT, também conhecida como análise SWOT para uma análise de lacunas ou análise GAP?
- Reúne a tua equipa de especialistas do departamento relevante para que a sua experiência possa ajudá-los a identificar imediatamente o problema e as deficiências.
- Cria uma matriz de análise SWOT.
- Em seguida, enumera todos os pontos fortes e fracos internos da tua empresa.
- Observa as oportunidades e ameaças que podem afetar a tua empresa a partir de um ambiente externo.
- Reorganiza cada item por ordem de prioridade máxima no topo e a menos importante no fundo.
- Analisa como podes utilizar os teus pontos fortes para minimizar os pontos fracos e tirar melhor partido das oportunidades disponíveis e evitar quaisquer ameaças.
Convido-te a saber mais sobre Análise SWOT.
-
O 7S da McKinsey
O 7S da McKinsey pode ajudar-te:
- Compreende quais as lacunas que são evidentes e que podem surgir na tua empresa.
- Identifica áreas para otimizar e impulsionar o desempenho da empresa.
- Alinhar os respectivos processos durante uma fusão ou aquisição, caso tenha ocorrido recentemente ou esteja a planear uma.
- Ajuda a examinar os resultados de futuras mudanças na empresa.
Os 7S da McKinsey referem-se aos principais elementos inter-relacionados de uma organização:
- Estratégia
- Sistemas
- Estrutura
- Valores partilhados
- Competências
- Pessoal
- Estilo
Estes elementos dividem-se em dois grupos distintos: elementos duros (factores tangíveis, que podem ser controlados) e elementos moles (factores intangíveis, que não podem ser controlados).
Os elementos duros são os seguintes:
- EstratégiaO plano que ajudará a tua empresa a obter uma vantagem sobre qualquer um dos teus concorrentes.
- EstruturaO plano que definirá toda a estrutura organizacional.
- Sistemas: Conhecimentos comerciais e técnicos que os teus empregados já utilizam para realizar as suas tarefas diárias.
Os elementos suaves são os seguintes:
- Valores partilhadosSão o conjunto de crenças ou caraterísticas que a organização valoriza.
- Estilo de liderançaUm estilo de liderança que define a cultura da organização.
- PessoalPessoas que são a espinha dorsal ou o ativo de uma organização.
- CompetênciasA ferramenta que os empregados têm para ajudar a sua empresa a ter sucesso.
Como te candidatares ao McKinsey 7s?
- Começa por reunir uma equipa competente.
- Procura lacunas e pontos fracos na empresa e alinha a relação entre os elementos.
- Indica onde os elementos serão alinhados de forma ideal. Quando falamos de elementos, referimo-nos aos 7.
- Desenvolve um plano de ação adequado para realinhar os elementos.
- Implementa as alterações ou a solução que encontraste e reduz a diferença.
Descobre o que é o planeamento estratégico planeamento estratégico
-
Modelo de congruência de Nadler e Tushman
Este modelo de análise de lacunas baseia-se no princípio de que o desempenho empresarial é o resultado de 4 elementos-chave: trabalho, pessoas, estrutura e cultura.
Como se aplica o modelo de congruência de Nadler e Tushman?
- Em primeiro lugar, reúne todos os dados que indiquem algum ou todos os sintomas de mau desempenho.
- Especifica as entradas, ou seja, se o teu ambiente, os teus recursos ou a tua história são a causa destes maus resultados.
- Identifica os produtos necessários ao nível da organização para que todos os objectivos estratégicos sejam atingidos.
- Avalia agora o grau de congruência entre todas as componentes acima referidas.
- Desenvolve uma estratégia e estabelece um plano de ação.
Passos para efetuar uma análise das lacunas
No mundo empresarial, não existe um processo definido para efetuar uma análise de lacunas, uma vez que esta deve ser personalizada de acordo com as necessidades da empresa.
Nesta secção, consideramos um exemplo de uma empresa de fabrico de mel que pretende realizar uma análise de lacunas.
Os passos seguintes podem ser seguidos para analisar e identificar as lacunas na tua empresa:
Passo 1: Identifica a área
Tens de saber onde te deves concentrar, esse é o principal requisito. Quer seja nas finanças, na qualidade dos produtos, no marketing, etc. Sê específico, para poderes atacar melhor o problema.
Por exemplo, se quiseres identificar lacunas no teu negócio de mel, tens de decidir se te queres concentrar na qualidade do produto ou no marketing para identificar e eliminar essas lacunas.
Passo 2: Identifica os objectivos que queres alcançar
Agora que já sabes em que área te deves concentrar, define a tua meta ou objectivos. Estes objectivos têm de ser realistas e inteligentes, e não te esqueças de os alinhar com as necessidades da tua empresa.
Por exemplo, a tua empresa de fabrico de mel pretende produzir e vender 162000 unidades no próximo ano, em comparação com 120000 unidades este ano.
Passo 3: Conhece o teu estado atual
Antes de avançar, tens de saber qual é a tua posição atual. Ao examinar os relatórios da tua empresa, ficarás a saber qual é a tua posição atual no mercado, terás ideias e recolherás o máximo de dados possível sobre o desempenho atual da tua empresa.
Neste caso, a tua marca de mel vende atualmente cerca de 100 000 unidades por mês.
Passo 4: Determina onde queres estar no futuro
Define os teus parâmetros, lembra-te de que estabeleceste objectivos inteligentes e que, ao atingi-los, poderás alcançar a posição desejada para o teu negócio no futuro.
Por exemplo, para a tua marca de mel, responde às seguintes perguntas:
Onde pensas que a tua empresa estará no próximo ano? – A resposta pode provavelmente ser, por exemplo, que terás um aumento de 35% nas vendas unitárias por mês.
Passo 5: Compreende as diferenças entre dois estados
Agora que compreendes os atributos de onde estás atualmente (estado atual) e onde queres estar no futuro (estado desejado), é fácil identificar o que te impede de atingir os teus objectivos. Depois de teres identificado as tuas lacunas, prepara-te para as colmatar.
Tens de compreender as tuas desvantagens na situação atual em comparação com as tuas aspirações. Compreende factores como: Que esforços estão a ser feitos para alcançar o sucesso? Ou estás a tentar melhorar a qualidade do produto? Ou que actividades de marketing estão a ser realizadas para aumentar o volume de vendas?
Para vender 135 000 unidades por mês, em comparação com as actuais 100 000 unidades, um número significativo de equipas tem de trabalhar em uníssono. A produção tem de aumentar, juntamente com um impulso nas actividades de marketing e vendas. Os gestores de marketing têm de desenvolver estratégias de melhoria eficazes com base nos pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças identificados na empresa.
Conhece algumas ferramentas de análise de GAP
Lembra-te que, com o QuestionPro, podes identificar as lacunas da tua empresa e fazer este tipo de análise utilizando a matriz de perguntas. Coloca qualquer questão no nosso chat online ou pede uma demonstração da nossa plataforma para nos contares mais sobre o teu projeto.