
A codificação dos dados numa investigação é um dos passos mais importantes para processar adequadamente os dados recolhidos e responder corretamente às questões de investigação.
Por isso, neste artigo, vamos apresentar-te em que consiste este processo, que tipos de codificação existem, como realizar a codificação de dados de forma eficaz e que ferramentas podes utilizar para a otimizar ao máximo.
O que é a codificação de dados na investigação?
A codificação dos dados numa investigação é o processo de definição das categorias de dados a tratar. Geralmente, este processo é utilizado para efetuar a análise de dados na investigação qualitativa.
A codificação é um processo que consiste em identificar uma passagem de texto ou outros dados (fotografias, imagens, etc.), procurar e identificar conceitos e encontrar relações entre eles. Por isso, codificar não é apenas etiquetar, é relaciona os dados com a ideia de investigação e com outros dados. e a outros dados.
Os códigos aplicados permitem organizar os dados para que possam ser examinados e analisados de forma estruturada, por exemplo, observando as relações entre os códigos.
Porque é que é necessário codificar os dados qualitativos?
A codificação de dados qualitativos dados qualitativos torna quantificável a informação confusa e ajuda a convencer as partes interessadas de que os dados que recolheste reflectem verdadeiramente as necessidades e os desejos dos utilizadores.
Códigos na investigação qualitativa investigação qualitativa são tão importantes como os números num estudo quantitativo, pois dão credibilidade à apresentação dos resultados às equipas, aos clientes e às partes interessadas.
Um aspeto importante a ter em conta é que a codificação de dados na investigação pode ser feita manual ou automaticamente. A seguir, apresentamos-te cada uma delas.
Como é efectuada a codificação manual dos dados?
O processo geral que deves seguir na codificação manual de dados de investigação pode ser resumido nestes 5 passos:
- Escolhe se queres utilizar a codificação dedutiva ou indutiva codificação dedutiva ou indutiva.
- Lê os dados para teres uma ideia do seu aspeto. Atribui o primeiro conjunto de códigos.
- Percorre os dados linha a linha para codificar o máximo possível. Nesta etapa, os códigos devem ser mais pormenorizados.
- Classifica os códigos e descobre como se enquadram na estrutura de codificação.
- Identifica as questões que surgem com mais frequência e age em conformidade.
Poderás ter interesse em: Como analisar dados de investigação?
Tipos de codificação manual de dados num inquérito
Como já foi referido, existem dois tipos de codificação manual de dados: a codificação dedutiva e a codificação indutiva. Vamos agora apresentar-te em que consiste cada um deles.
Codificação de dados dedutiva
A codificação dedutiva é um método em que é elaborado um livro de códigos que serve de referência para orientar o processo de codificação. Geralmente, o livro de códigos é elaborado antes do início da fase de codificação. recolha de dados e investigação no terreno.
Se tiveres em mente uma orientação geral, podes elaborar um livro de códigos aproximado. Este livro de códigos pode mudar à medida que a investigação avança, à medida que são acrescentados novos códigos e as categorias são reorganizadas. No final, o livro de códigos deve refletir a estrutura dos dados.
A abordagem dedutiva pode Poupa tempo e ajuda a garantir a codificação das tuas áreas de interesse. No entanto, há que ter cuidado com a parcialidade, pois quando começas com códigos pré-definidos, podes ser tendencioso quanto às respostas.
Codificação indutiva de dados
Isto aplica-se quando o conhecimento sobre o objeto da investigação é escasso. Neste caso, não tens um livro de códigos, mas constrói-o de raiz a partir dos dados.
Ambos os tipos de métodos de codificação têm as suas próprias vantagens e desvantagens, mas o resultado final deve ser semelhante. A maior parte dos dados deve ser codificada e ser capaz de formar uma narrativa.
Passos para efetuar a codificação indutiva
O processo de codificação dos dados numa abordagem indutiva da investigação é o seguinte
- Divide o teu conjunto de dados qualitativos em amostras mais pequenas.
- Lê uma amostra dos dados.
- Cria códigos que cubram a amostra.
- Volta a ler a amostra e aplica os códigos.
- Lê uma nova amostra de dados, aplicando os códigos que criaste para a primeira amostra.
- Observa os códigos que não correspondem ou os que necessitam de códigos adicionais.
- Cria novos códigos com base na segunda amostra.
- Recodifica todas as respostas.
- Repete o passo 5 até teres codificado todos os dados.
Como é efectuada a codificação automatizada dos dados de investigação?
A codificação automatizada de dados consiste na utilização de ferramentas como software de análise de dados qualitativos que utilizam a aprendizagem automática, a Inteligência Artificial e o Processamento de Linguagem Natural para codificar dados qualitativos e dividir o texto em temas.
A codificação temática, também conhecida como análise temática, é um tipo de dados qualitativos análise de dados qualitativos que encontra temas no texto, analisando o significado das palavras e a estrutura das frases.
Quando utilizas a codificação temática para analisar o feedback dos clientes, por exemplo, podes descobrir quais são os tópicos mais frequentes nos comentários. Isto ajudar-te-á a compreender o que impulsiona a satisfação do cliente de uma forma precisa e acionável.
Sabe mais sobre as vantagens da análise de texto.
Conhece as ferramentas do QuestionPro para codificar os teus dados!
Como podes ver, o processo de codificação de dados na investigação requer um trabalho minucioso que pode ser feito tanto manual como automaticamente.
O QuestionPro é um software de análise de texto e conteúdo que lhe permite efetuar a codificação automática de dados de investigação qualitativa, poupando tempo de trabalho e recursos valiosos. permite-te poupar tempo de trabalho e recursos valiosos que lhe foram atribuídos para esta tarefa.
Se quiseres ver em primeira mão como o QuestionPro pode facilitar e otimizar os teus processos de análise, convidamos-te a solicitar uma demonstração online clicando no link abaixo.