No artigo de hoje, vamos falar sobre o que é a experiência do trabalhador e a importância de manter o bem-estar da tua força de trabalho.
A relação profissional entre um trabalhador e a organização, desde o dia em que se candidata a um emprego na organização até à data em que deixa a organização, é muito importante.
A grande diversidade da experiência associada ao percurso, desde a entrevista e a integração, à formação e desenvolvimento e, finalmente, à saída do trabalhador, significa que a experiência global não é estática. De facto, a experiência varia de dia para dia, em função dos momentos e marcos que definem a carreira do trabalhador na organização.
Vamos saber mais sobre este interessante conceito e como a área de Recursos Humanos pode ajudar a criar uma experiência verdadeiramente positiva para os nossos colaboradores.
Conteúdo
- O que é a experiência do trabalhador?
- A importância de conhecer a experiência do empregado
- Vantagens de promover a experiência do trabalhador
- Como medir a experiência do trabalhador?
- Métricas para medir a experiência do trabalhador
- Exemplos de perguntas para medir a experiência do trabalhador
- Como melhorar a experiência dos empregados
O que é a experiência do trabalhador?
A experiência do trabalhador ou experiência do trabalhador é definida como o conjunto de emoções que um trabalhador sente antes, durante e depois de ser contratado ou em cada momento durante o seu tempo como trabalhador numa organização.
Para melhorar a atração e a retenção atração e retenção de empregadosSe queres ter a certeza de que os teus empregados têm uma experiência positiva na empresa, tens primeiro de lhes proporcionar uma experiência positiva na empresa. Nada pode ser deixado ao acaso. Qualquer que seja a relação que estabelecemos com os nossos empregados, ela deve basear-se em proporcionar-lhes uma experiência agradável, motivadora e estimulante, que conduza ao seu auto-aperfeiçoamento.
Os desafios da força de trabalho implicam necessariamente a melhoria da experiência dos empregados, uma vez que é um fator-chave nas taxas de satisfação dos clientes e na satisfação dos clientes internos.
Neste sentido, os teus empregados tornam-se os teus primeiros clientes. Os concorrentes podem replicar produtos, mas não podem imitar os teus empregados. Por isso, tens de manter um forte compromisso com a experiência dos empregados.
Importância de conhecer a experiência do trabalhador que proporcionas
A experiência do colaborador é extremamente importante para uma organização, pois depende de perceber até que ponto os colaboradores estão satisfeitos por trabalharem na empresa e o que fazem para aumentar esse sentimento, o que também incentiva a sua permanência na organização.
Ao realizar inquéritos de satisfação no trabalho, as organizações podem obter informações valiosas que lhes dão uma imagem clara do que estão a fazer bem e do que precisam de corrigir para melhorar a experiência dos empregados.
Este processo deve ser aplicado a partir do momento em que o trabalhador chega à organização e não quando sai, pois só assim se pode garantir que está suficientemente satisfeito para atingir os objectivos da organização.
Agora que já sabes o que é a experiência dos trabalhadores, começa a recolher o seu feedback dos empregados e mede o impacto que tem nos teus clientes.
Vantagens de promover a experiência do trabalhador
Estas são algumas das vantagens de trabalhar na experiência do trabalhador:
- Aumenta o desempenho do negócio. Podrás identificar a las personas que mejor trabajan en alcanzar los objetivos, entregar recompensas y otorgar reconhecimento do trabalho.
- Atrair novos talentos. Contar con un programa de employee experience te ayudará a atraer nuevo talento al ofrecerle una propuesta de valor. A la vez permitirá reconocer a aquellos que ya están logrando sus objetivos para que permanezcan en tu empresa.
- Melhora o teu processo de recrutamento. Ao mapear o percurso do empregado, o candidato terá uma ideia mais clara do que a empresa oferece e do valor que está a ser entregue.
- Valorizar a voz dos voz dos empregados. Al recolectar las opiniones de tu fuerza laboral, podrás conocerlos más a fondo y valorar que el rendimiento o la tarea de un empleado no siempre está directamente ligado a un resultado numérico.
- Melhora a comunicação. Cuando los empleados tienen una buena relación con sus compañeros y superiores tienen más probabilidades de mantenerse motivados.
Maior atenção ao bem-estar relacionado com o trabalho. Al enfocarte en el employee experience no solo te preocupas en velar por el bienestar laboral, sino en el bienestar financiero, emocional y mental de los empleados.
Como medir a experiência do trabalhador?
Agora que já sabes o que é a experiência do empregado e a sua importância, sabes que tens de medir a experiência dos teus empregados dentro da empresa.
Aqui estão algumas dicas para te ajudar a saber como medir a experiência dos empregados.
Grupo de discussão: Descobre as opiniões e sugestões que têm para os processos da organização. Com a ajuda de um moderador, os empregados participam em debates ou fóruns sobre o que funciona para tornar a organização um bom local de trabalho.
Entrevistas pessoaisAs entrevistas entrevistas em profundidade ajudar-te-ão a conhecer o ponto de vista dos trabalhadores sobre os aspectos que podem ser melhorados na organização para que se sintam satisfeitos.
Inquéritos aos trabalhadores: Os inquéritos aos trabalhadores são a melhor ferramenta para descobrir como é que os trabalhadores se sentem dentro da organização. Alguns dos inquéritos que podes realizar são:
- Inquérito de pulso para te informares sobre o ambiente de trabalho.
- avaliação de 360 graus para saberes a opinião que têm dos gestores e colegas e vice-versa.
- Pergunta eNPS que te ajudará a descobrir, com uma classificação de 0 a 10, até que ponto se sentem satisfeitos por trabalhar na organização e a saber se recomendariam a empresa a um amigo ou familiar.
Os inquéritos aos trabalhadores são a melhor ferramenta para conduzir um processo eficaz de recolha de dados e obter grandes quantidades de informação que te permitirão medir a experiência do trabalhadore poderás tomar melhores decisões para todos dentro da organização.
5 métricas para medir a experiência do colaborador
Para manter a experiência do empregado em níveis positivos, precisas de conhecer estas métricas para te ajudar a compreender como podes melhorar a experiência dos empregados com a ajuda do feedback dos empregados.
1. Lealdade
Esta é a energia que um empregado pode investir no seu trabalho e a resiliência a que pode recorrer quando as coisas se tornam difíceis.
A lealdade dos empregados mede o que um empregado sente em relação ao seu trabalho e não o que ele faz. As perguntas do inquérito para medir a lealdade incluem:
- Esperas vir trabalhar a maior parte dos dias?
- Sentes-te inspirado pelo trabalho que fazes todos os dias?
- Achas que o teu trabalho te ajuda a atingir os teus objectivos pessoais de carreira?
2. Motivação
A motivação dos empregados é a forma como a sua motivação se manifesta no seu trabalho diário. As perguntas do inquérito que medem a motivação incluem:
- Até que ponto concordas com a seguinte afirmação: Quando cumpro as minhas responsabilidades profissionais, o tempo passa depressa.
- Até que ponto concordas com a seguinte afirmação: Consigo resolver muitas áreas do meu trabalho quando me sinto completamente cansado, sobrecarregado, etc.
3. Compromisso
Esta métrica da experiência do colaborador é responsável por medir o envolvimento dos colaboradores e o orgulho que têm no seu trabalho. E como a emoção e a ação se prolongam no tempo. As perguntas do inquérito que medem o empenho no trabalho incluem:
- Se te oferecessem um emprego semelhante com o mesmo salário e benefícios, qual seria a probabilidade de mudares?
- Achas que vais continuar a trabalhar aqui daqui a seis meses?
4. Cultura
Um trabalhador não pode manter elevados níveis de lealdade, motivação e empenho sem uma cultura de trabalho forte e positiva que o apoie.
A cultura organizacional não se trata apenas de benefícios e vantagens; é um sentimento de encaixe num todo maior e mais significativo. As perguntas do inquérito que medem a cultura incluem:
- Sentes-te apoiado pela tua chefia e pelos teus colegas?
- Tens a autonomia e o controlo de que precisas para fazeres o teu trabalho bem e com confiança?
- A identidade e a missão da empresa são algo com que te sentes em sintonia?
- A tua organização tem valores empresariais fortes que apoias?
5. Orientação para o cliente
Uma boa experiência do empregado faz mais do que manter o seu pessoal satisfeito: gera resultados sólidos para o cliente.
As organizações têm de garantir que os empregados dirigem a sua energia para este objetivo final e para outros que são importantes para a empresa. As perguntas do inquérito que medem a orientação para o cliente incluem:
Por favor, classifica os seguintes itens de 1 a 5, sendo 5 o mais energético e 1 o menos energético.
- Valor para a empresa
- Valor para os membros da tua equipa
- Coragem para ti
- Valor para o cliente
Exemplos de perguntas para medir a experiência do trabalhador
Eis alguns exemplos de perguntas para um inquérito sobre a experiência dos trabalhadores.
- Os líderes dedicam algum tempo a comunicar os valores, a missão, a história e a filosofia da empresa?
- Quando o trabalhador chega à organização, o supervisor apresenta-lhe as funções, as responsabilidades e os objectivos?
- A empresa adoptou um processo de integração?
- Os trabalhadores têm acesso a um programa de formação?
- Como é que a organização promove o desenvolvimento de competências?
- O clima de trabalho favorece a colaboração entre as equipas de trabalho?
- A empresa desenvolveu um processo participativo de avaliação do desempenho baseado em objectivos e indicadores conhecidos?
- Reconhecemos os trabalhadores da empresa pelos seus esforços, pelas suas contribuições, pelas suas sugestões ou mesmo pela sua lealdade?
- Os trabalhadores têm a oportunidade de participar no processo de tomada de decisões?
- Os trabalhadores sentem-se ouvidos, respeitados e apoiados pelo seu gestor?
- Como descreverias o clima e o nível de confiança?
- A empresa proporciona um ambiente de trabalho favorável (saúde e segurança, casas de banho, sala de descanso, sala de conferências)?
- Os empregados gostam de trabalhar em casa?
Como melhorar a experiência do trabalhador
Aqui estão algumas estratégias para ajudar o teu departamento de GR a proporcionar uma experiência gratificante aos empregados:
1. oferece um processo simples de candidatura a um emprego
A experiência do empregado começa mesmo antes de uma pessoa entrar na tua empresa. Começa no momento em que se candidata a um lugar.
Implementa um processo de candidatura simples para facilitar o recrutamento.
2. Fornece as melhores ferramentas e processos eficientes
Os locais de trabalho dependem cada vez mais da tecnologia para melhorar a eficiência e a comunicação. Obtém as ferramentas certas para satisfazer as necessidades da tua força de trabalho.
3. Cria programas de indução eficazes
Um bom programa de indução ajuda os empregados a familiarizarem-se com a cultura da empresa. Os empregados podem ligar-se e colaborar. Isto não só os ajudará nas suas tarefas diárias, como também reforçará as suas relações.
4. Cuida do ambiente
Os trabalhadores passam mais de 8-9 horas por dia no local de trabalho. Faz sentido proporcionar-lhes um ambiente de trabalho limpo e seguro. Este influencia a motivação do trabalhador para o trabalho e a sua capacidade de melhorar o seu desempenho. Contribui também significativamente para a saúde e o bem-estar dos trabalhadores.
5. Designa mentores
Os empregados podem sentir-se um pouco perdidos e deslocados nos primeiros dias da sua chegada. Podem não saber como fazer perguntas e comunicar com as chefias.
Outra forma de melhorar a experiência dos empregados é atribuir mentores e colegas aos novos empregados. Os mentores ajudarão os novos contratados a compreender o seu trabalho e a adaptar-se melhor. Isto conduzirá a uma melhor comunicação e a uma livre troca de ideias.
6. Analisa o desempenho da tua força de trabalho
A avaliação do pessoal ajuda a tua força de trabalho a melhorar as suas competências e a progredir nas suas carreiras. É uma parte integrante de uma experiência positiva para os empregados.
Os empregados querem um feedback contínuo que também contribua para as suas realizações a curto prazo. Atualmente, procuram avaliações mensais ou mesmo semanais para melhorar as suas competências.
7. Reforça a comunicação interna
Este é o aspeto mais importante para proporcionar uma experiência atractiva aos empregados.
A aposta numa comunicação clara reduz e resolve os conflitos entre colegas. Os empregados são mais empenhados e leais à organização.
8. Reconhece e agradece aos empregados
Sentir-se apreciado pelo seu trabalho é uma necessidade humana básica. Quando os empregados são reconhecidos pelo seu trabalho, sentem-se bem consigo próprios. Faz com que sintam que estão a fazer a diferença para a empresa. Melhora a experiência dos empregados, reconhecimento do trabalho.
9. Realiza actividades em equipa
Outra forma de melhorar a experiência dos empregados é organizar actividades de equipa. Os jogos ao ar livre e as sessões para quebrar o gelo ajudam a reduzir a esgotamento profissional.
Incentiva o o trabalho em equipa e reforça as relações entre pares e líderes.
10. Realiza entrevistas de saída
Ao realizar entrevistas de saída podes compreender melhor a experiência do trabalhador. Aprenderás sobre a tua cultura, o comportamento dos empregados e outras questões que podes melhorar.
Conclusão
Uma empresa deve manter uma boa relação com os seus empregados durante toda a sua vida profissional. Saber o que é a experiência do empregado vai ajudar-te a descobrir como se sentem os teus empregados e o que podes fazer para os manter satisfeitos dentro da organização.
O QuestionPro pode ajudar-te hoje! Solicita uma demonstração da nossa plataforma QuestionPro Workforce e monitoriza o feedback da sua força de trabalho.