A investigação descritiva tem por objetivo identificar as características da população em estudo. Esta metodologia centra-se mais no “quê” do que no “porquê” do objeto de investigação.
Por outras palavras, pretende descrever a natureza de um segmento demográfico, sem se concentrar nas razões pelas quais um determinado fenómeno ocorre. Ou seja, “descreve” o tema da investigação, sem explicar “porque” acontece.
Por exemplo, uma marca de vestuário que pretenda compreender as tendências de compra de moda entre os compradores do Peru realizará um estudo demográfico desta região, recolherá dados sobre a população e, em seguida, realizará uma investigação descritiva sobre esta demografia.
A investigação irá então revelar detalhes sobre “qual é o padrão de compra dos compradores peruanos”, mas não irá abranger quaisquer detalhes sobre “porque” esses padrões são obtidos, uma vez que para a marca de vestuário que tenta entrar neste mercado, compreender a natureza do seu mercado é o objetivo do estudo.
Características da investigação descritiva
A investigação descritiva refere-se então à conceção da investigação, à criação de questões e à análise de dados que será efectuada sobre o tema. É conhecido como um método de investigação observacional porque nenhuma das variáveis que fazem parte do estudo é influenciada.
Algumas características que distinguem a investigação descritiva são:
- Investigação quantitativa: A investigação descritiva é um método que tenta recolher informações quantificáveis para serem utilizadas na análise estatística da população da amostra. É uma ferramenta popular de pesquisa de mercado para recolher e descrever a natureza do segmento demográfico.
- Variáveis não controladas: Na investigação descritiva, nenhuma das variáveis é influenciada de forma alguma, mas utiliza métodos de observação para realizar o estudo. Por conseguinte, a natureza das variáveis ou o seu comportamento não estão nas mãos do investigador.
- Estudos transversais: A investigação descritiva é, geralmente, um estudo transversal de diferentes secções pertencentes ao mesmo grupo.
- Base para novas investigações: Os dados recolhidos e analisados no âmbito da investigação descritiva podem ser objeto de uma investigação mais aprofundada utilizando diferentes técnicas. Ajudam também a determinar os tipos de métodos de investigação a utilizar em investigações posteriores.
Onde e quando utilizar a investigação descritiva?
A investigação descritiva pode ser utilizada de várias formas e por várias razões. No entanto, antes de iniciar qualquer tipo de inquérito, é muito importante definir os seus objectivos e a sua conceção. Mas, apesar de seguires estes passos, não há forma de saber se o resultado desejado será alcançado.
Para compreenderes o objetivo final da investigação, eis algumas formas como as organizações estão atualmente a utilizar a investigação descritiva:
Define as características dos inquiridos: O objetivo da utilização de perguntas fechadas é tirar conclusões concretas sobre os inquiridos. Encontra padrões, características e comportamentos. Também pode ser para compreender as atitudes ou opiniões dos inquiridos sobre o fenómeno em questão.
Mede as tendências dos dados: As tendências dos dados podem ser medidas ao longo do tempo através do poder estatístico da investigação descritiva.
Por exemplo. Se uma empresa de vestuário realizar uma pesquisa entre diferentes grupos demográficos, com grupos etários de 24-35 e 36-45 anos, sobre uma nova gama de vestuário de inverno. Se um destes grupos não for muito favorável ao lançamento, isto dar-te-á uma ideia de como deve ser o vestuário a ser confeccionado.
Conhece as características da estatística descritiva.
Faz comparações: As organizações também utilizam a investigação descritiva para compreender como os diferentes grupos reagem a um determinado produto ou serviço.
Por exemplo, uma marca de roupa cria um inquérito com perguntas gerais que medem a imagem da marca. Além disso, eles fazem
questões demográficas como a idade, o rendimento, o sexo, a localização geográfica, etc.
Este estudo sobre o consumidor ajuda a organização a compreender quais os aspectos da marca que apelam à população e auxilia no desenvolvimento de soluções de produto ou de marketing, ou, em alguns casos, até na criação de uma nova linha de produtos, apenas por se tratar de um grupo com elevado potencial de crescimento.
Valida as condições existentes: A investigação descritiva é amplamente utilizada para ajudar a determinar as condições e padrões prevalecentes do objeto de estudo.
Devido ao método de investigação não invasivo e à utilização da observação quantitativa e de alguns aspectos da observação qualitativa, cada variável é observada e é possível concluir uma análise aprofundada. É também utilizado para validar quaisquer condições existentes que possam prevalecer numa população.
Realiza a investigação em diferentes períodos de tempo: Para determinar se existem semelhanças ou diferenças, a investigação pode ser efectuada em diferentes períodos de tempo.
Isto permite que qualquer número de variáveis seja avaliado. Para efeitos de verificação, os inquéritos sobre as condições prevalecentes podem também ser repetidos para determinar as tendências.
Métodos de investigação descritivos
Existem 3 métodos diferentes para realizar uma investigação descritiva:
Método de observação: O método observacional é o método mais eficaz para realizar uma investigação descritiva. Utiliza a observação quantitativa e qualitativa.
- A observação quantitativa
A recolha objetiva de dados que se centra principalmente em números e valores. Os resultados quantitativos da observação são obtidos através de métodos de análise estatística e numérica, como a idade, a forma, o peso, o volume, a balança, etc.Por exemplo, o investigador pode verificar se os clientes actuais recomendam a marca através de uma simples Net Promoter Score. - A observação qualitativa
Este método não envolve medições ou números, mas apenas o controlo das características. Neste caso, o investigador observa os inquiridos à distância. Na investigação descritiva, o investigador pode optar por ser um observador completo, observar como participante, um observador participante ou um participante completo. Por exemplo, num supermercado, um investigador pode monitorizar à distância e seguir as tendências de seleção e compra dos clientes. Isto oferece uma visão mais profunda da experiência de compra do cliente.
Método de estudo de caso: Envolve uma análise e um estudo aprofundados de indivíduos ou grupos. Também conduz a uma hipótese e alarga o âmbito da investigação de um fenómeno.
No entanto, não devem ser utilizados para determinar a causa e o efeito, uma vez que não têm a capacidade de fazer previsões exactas porque pode haver um preconceito por parte do investigador.
A outra razão pela qual os estudos de caso não são uma forma correcta de realizar investigação descritiva é porque pode haver um inquirido atípico e a sua descrição levaria a generalizações pobres e afastar-se-ia da validade externa.
Inquérito de investigação: Os inquéritos são uma ferramenta de feedback muito utilizada nos estudos de mercado. Para que um inquérito recolha dados de boa qualidade, deve ter boas perguntas e deve haver um equilíbrio entre perguntas abertas e fechadas.
O método de inquérito pode ser realizado em linha ou fora de linha.
inquéritos offline: O método de inquérito pode ser realizado online ou offline, o que o torna a escolha preferida para a investigação descritiva quando a dimensão da amostra é muito grande.
Exemplos de investigação descritiva
Exemplos de investigação descritiva incluem:
- Um grupo de especialistas está a lançar uma nova gama de especiarias para churrasco, pelo que pretende saber quais os sabores de especiarias preferidos pelos diferentes grupos de pessoas. Para compreender o tipo de sabores preferidos, realizam um estudo de investigação descritiva utilizando diferentes métodos, como a observação em supermercados.
Através da realização de um inquérito e da recolha de informações demográficas, obtém-se informação sobre as preferências dos diferentes mercados. Isto também pode ajudar a fazer as alterações necessárias de acordo com as preferências desse grupo demográfico.A realização de uma investigação descritiva aprofundada ajuda a organização a modificar o seu modelo de negócio e a ampliar o marketing nos mercados principais. - Outro exemplo de como a investigação descritiva pode ser utilizada é numa escola que pretende avaliar as atitudes dos professores em relação à utilização da tecnologia na sala de aula. Através da realização de inquéritos e da observação da utilização da tecnologia, o investigador pode avaliar a forma como os recursos tecnológicos são implementados na sala de aula. Isto também ajuda a perceber se os alunos serão afectados positivamente por estas mudanças.
A investigação descritiva pode ser realizada para:
- Investigadores de mercado que pretendam observar os hábitos de consumo.
- Uma empresa que pretende avaliar a atitude do seu pessoal.
- Uma zona escolar que pretende saber se os alunos terão acesso a aulas em linha em vez de utilizarem manuais escolares.
- Uma organização que pretende compreender se os seus programas de bem-estar têm um impacto positivo na saúde geral dos seus empregados.
Vantagens da investigação descritiva
Algumas das principais vantagens da investigação descritiva são:
Recolha de dados: A investigação descritiva pode ser realizada utilizando métodos específicos de recolha de dados como a observação, estudos de caso e métodos de inquérito. Entre estes três, são abrangidos todos os principais métodos de recolha de dados, fornecendo informações para futuras investigações ou mesmo para o desenvolvimento de hipóteses sobre o objeto de investigação.
Dados diversos: Uma vez que os dados recolhidos são qualitativos e quantitativos, proporcionam uma compreensão holística de um tema de investigação. Isto significa que os dados que não estavam planeados para serem recolhidos são rastreados e que os dados são variados, diversificados e abrangentes.
Ambiente natural: A investigação descritiva permite que a investigação seja realizada no ambiente natural do inquirido, garantindo uma recolha de dados honesta e de elevada qualidade.
É rápida e pouco dispendiosa: Como na investigação descritiva o tamanho da amostra é geralmente grande, a recolha de dados é rápida e barata.
Constitui a base para a tomada de decisões: Como os dados recolhidos na investigação descritiva representam uma população maior e são robustos, é fácil tomar decisões com base na análise estatística desses dados.
Desvantagens da investigação descritiva
Algumas das desvantagens da investigação descritiva são:
Confidencialidade: Os inquiridos nem sempre respondem com sinceridade se as perguntas forem demasiado pessoais ou se sentirem que estão a ser “observados”. Isto pode anular a validade dos dados.
Potencial parcialidade: Se o observador tiver um potencial enviesamento em relação ao tópico da investigação ou a alguns inquiridos, as respostas podem ser consideradas inválidas ou falsas.
A amostra não é representativa: Devido à aleatoriedade da amostra, é muito difícil validar se esta é uma representação exacta de toda a população.
A causa não é conhecida: Uma vez que a investigação descritiva se centra apenas no “quê” de um alvo ou fenómeno, não se aprofunda no “porquê ou como”, o que constitui uma limitação à aprendizagem de causas específicas.
Muitos dos estudos de investigação são descritivos, na medida em que fornecem dados quantitativos. A investigação descritiva é um método eficaz de recolha de dados durante o processo de investigação. Pode ser utilizado de várias formas, mas é necessário definir um objetivo.
Não te esqueças de que o QuestionPro pode ajudar-te na tua pesquisa. Solicita uma demonstração e fica a conhecer todas as nossas funcionalidades.