Se pretendes obter informações a partir da recolha, organização e análise de fontes documentais, escritas, orais ou audiovisuais, então tens de fazer investigação documental.
Vamos saber mais sobre este tipo de investigação para ver se é o que precisas para recolher dados e realizar o teu projeto.
O que é a investigação documental?
A investigação documental é uma técnica de investigação qualitativa que consiste em recolher e selecionar informações através da leitura de documentos, livros, jornais, revistas, gravações, filmes, jornais, bibliografias, etc.
Em comparação com outros métodos, a investigação documental não é tão popular porque a estatística e a quantificação são consideradas formas mais fiáveis de análise de dados
Este tipo de investigação é frequentemente associado à investigação histórica e os investigadores perdem a confiança devido à sua falta de clareza. No entanto, a história dá sentido ao passado e ao presente.
Características da investigação documental
Entre as características mais relevantes da investigação documental contam-se as seguintes:
- Recolha e utilização de documentos existentes para analisar dados e obter resultados lógicos.
- Recolhe os dados numa ordem lógica, o que permite encontrar factos ocorridos há muito tempo, encontrar fontes de investigação e desenvolver instrumentos de investigação, etc.
- Utiliza processos múltiplos como a análise, a síntese e a dedução de documentos.
- É feito de forma ordenada, com uma lista de objectivos específicos, a fim de construir novos conhecimentos.
Vantagens da investigação documental
Entre as vantagens mais importantes da investigação documental contam-se as seguintes:
- Permite-te poupar recursos como tempo e dinheiro.
- Aumenta o conhecimento e a capacidade de memória.
- É fácil recolher as informações de que necessitas.
- Permite organizar e distribuir ideias.
- É possível criar uma base de dados onde são recolhidas as fontes de informação.
- É possível verificar as conclusões retiradas da investigação.
Tipos de investigação documental
Os tipos de investigação documental existentes são:
Exploratório: Este tipo de investigação exploratória é responsável por provar que algo está certo ou errado. Além disso, encontra soluções e alternativas depois de avaliar a informação pesquisada.
Informativo: É responsável por apresentar informações relevantes sobre um tópico específico provenientes de várias fontes sem as endossar.
Fontes de informação para a investigação documental
A investigação é efectuada graças às informações obtidas nas seguintes fontes de informação:
- Documentação impressa: Os materiais impressos podem ser livros, jornais, directórios, teses, projectos de investigação, impressões de arquivos estatísticos, etc.
- Documentação eletrónica: Todos os materiais que podem ser encontrados na Internet, tais como livros, revistas ou artigos publicados em formato digital.
- Documentação gráfica: Trata-se de materiais que fornecem informações, tais como mapas, planos, fotografias, etc.
- Documentação audiovisual: Trata-se de vídeos e áudios com informações provenientes de entrevistas, apresentações, conferências, etc.
Passos para a realização de investigação documental
A metodologia utilizada para a realização da investigação documental é a seguinte:
Seleção do material: Quando realizas uma pesquisa documental, é importante fazer uma vasta recolha de material que possa ser útil para o processo.
Revisão do material: Nesta etapa, o investigador faz uma triagem do material e separa os que não são muito necessários dos que são importantes para o tema.
Organiza: O investigador compara o material selecionado e obtém informação textual para fazer citações e referências de modo a apoiar teorias e interpretações.
Análise dos dados: O investigador analisa a informação e produz um documento que reflecte a sua opinião e interpretação do fenómeno em estudo.
Conclusões: O investigador encerra o tema especificando os pontos que pretendia demonstrar.
Conclusão
A investigação documental é um passo importante na realização da investigação e uma parte integrante do trabalho académico, sendo extremamente importante para a nossa sociedade, uma vez que é responsável por mostrar os resultados ao longo do tempo. A qualidade do trabalho final está diretamente relacionada com a qualidade da informação utilizada para o produzir.
A aprendizagem que gera gera conhecimento e fornece fontes de informação para os investigadores interpretarem e melhorarem novos documentos.