A investigação exploratória é um tipo de investigação utilizada para estudar um problema que não está claramente definido e que, por isso, é realizada para o compreender melhor, mas sem fornecer resultados conclusivos.
Embora a investigação exploratória seja uma técnica muito flexível em comparação com outros tipos de investigação, exige que o investigador esteja disposto a correr riscos, a ser paciente e a reagir.
Normalmente, é efectuada quando o problema está numa fase inicial. É frequentemente referida como uma abordagem de teoria fundamentada ou investigação interpretativa, uma vez que é utilizada para responder às perguntas “o quê”, “porquê” e “como”.
É importante referir que a investigação exploratória se preocupa em gerar hipóteses que conduzam ao desenvolvimento de um estudo mais aprofundado a partir do qual se possam obter resultados e uma conclusão.
Características da investigação exploratória
A investigação exploratória tem várias características que lhe conferem uma vantagem em relação a outros métodos. Os principais são:
- Ao definir os seus conceitos, dá prioridade aos pontos de vista das pessoas.
- Centra-se no conhecimento que tens de um assunto, pelo que o significado é único e inovador.
- Não existe uma estrutura definida, pelo que o investigador pode seguir o processo que lhe parecer mais fácil.
- Encontra uma solução para problemas que não foram tidos em conta no passado.
Tipos e metodologias de investigação exploratória
Embora possa parecer um pouco difícil investigar algo sobre o qual existe muito pouca informação, existem vários métodos que podem ajudar o investigador a determinar o melhor processo, os métodos de recolha de dados e a escolha dos sujeitos.
Há duas formas de efetuar investigação primária e secundária. Nestes dois tipos, existem vários métodos que um investigador pode utilizar. Os dados obtidos podem ser qualitativos ou quantitativos.
Algumas das concepções de investigação mais utilizadas são as seguintes:
Métodos de investigação primária
A investigação primária é a informação recolhida diretamente junto do sujeito. Pode ser através de um grupo de pessoas ou mesmo de um indivíduo. Pode ser realizada diretamente pelo investigador ou encomendada a um terceiro para a realizar em seu nome.
A investigação primária é realizada especificamente para explorar um determinado problema que requer um estudo aprofundado.
Inquéritos: Os inquéritos são utilizados para recolher informações de um determinado grupo. É um dos métodos quantitativos mais importantes. Podem ser utilizados vários tipos de inquéritos ou sondagens para explorar opiniões, tendências, etc.
Com o avanço da tecnologia, os inquéritos podem agora ser enviados em linha e são muito fáceis de aceder. Por exemplo, a utilização de uma aplicação de inquérito através de tablets, computadores portáteis ou mesmo telemóveis. Esta informação também está disponível para o investigador em tempo real. Atualmente, a maior parte das organizações oferece inquéritos curtos e recompensas aos inquiridos, a fim de obter taxas de resposta mais elevadas.
Por exemplo: é enviado um inquérito a um público-alvo para saber a sua opinião sobre o tamanho dos telemóveis quando compram um. Com base nesta informação, a organização pode então aprofundar a questão e tomar decisões relacionadas com o negócio.
Entrevista: Embora possas obter muitas informações de fontes públicas, por vezes uma entrevista fornece informações detalhadas sobre o tema em estudo. Esta investigação qualitativa, com um perito na matéria, pode dar-te uma visão significativa que uma fonte pública generalizada não será capaz de fornecer.
Grupo de discussão: O grupo de discussão é outro método muito utilizado na investigação exploratória. Neste método, selecciona-se um grupo de pessoas e deixa-se que expressem as suas opiniões sobre o tema em estudo. No entanto, é importante garantir que, ao escolher os indivíduos para um grupo de discussão, eles tenham alguma semelhança e experiências comparáveis.
Por exemplo: um grupo de discussão ajuda a investigação a identificar as opiniões dos consumidores se estes fossem comprar um telemóvel. Esta investigação pode ajudar o investigador a compreender o que o consumidor valoriza quando compra um dispositivo móvel. Pode ser o tamanho do ecrã, o valor da marca ou mesmo as dimensões. Isto permite à organização compreender quais são as atitudes de compra dos consumidores, as suas opiniões, etc.
Nota: A investigação observacional pode ser qualitativa ou quantitativa. Este tipo de investigação é realizado para observar uma pessoa e extrair as conclusões da sua reação a determinados parâmetros. Neste tipo de investigação, não há interação direta com o sujeito.
Por exemplo: uma empresa de produtos de grande consumo quer saber como é que o seu consumidor reage à nova forma do seu produto. O investigador observa a primeira reação do cliente e recolhe os dados, que são depois utilizados para tirar conclusões a partir da informação colectiva.
Métodos de investigação secundários
A investigação secundária consiste na recolha de informações publicadas anteriormente, tais como estudos de caso, revistas, jornais, livros, etc.
Pesquisa online: No mundo atual, esta é uma das formas mais rápidas de obter informações sobre qualquer assunto. Muitos dados estão facilmente disponíveis na Internet e podem ser descarregados pelo investigador quando necessário. Um aspeto importante a ter em conta numa investigação deste tipo é a autenticidade dos sítios Web de onde o investigador recolhe a informação.
Por exemplo: um investigador precisa de saber qual a percentagem de pessoas que preferem uma determinada marca de telemóvel. Introduz as informações necessárias num motor de busca e obtém várias ligações para informações e estatísticas relacionadas.
Pesquisa bibliográfica: A pesquisa literária é um dos métodos mais baratos para descobrir uma hipótese. Existe uma enorme quantidade de informação disponível em bibliotecas, fontes online ou mesmo bases de dados comerciais. As fontes podem incluir jornais, revistas, livros de biblioteca, documentos de agências governamentais, artigos relacionados com tópicos específicos, literatura, relatórios anuais, estatísticas publicadas por organizações de investigação, etc.
No entanto, há alguns aspectos a ter em conta quando fazes pesquisas a partir destas fontes. As agências governamentais dispõem de informações autênticas, mas, por vezes, estas podem ter um custo simbólico.
Por exemplo: uma empresa tem vendas baixas. Pode ser facilmente explorado a partir de estatísticas disponíveis e da literatura de mercado se o problema estiver relacionado com o mercado ou com a organização ou se a questão a estudar estiver relacionada com a situação financeira do país, então os dados de investigação podem ser acedidos através de documentos governamentais ou de fontes comerciais.
Pesquisa de estudo de caso: Os estudos de caso podem ajudar o investigador a obter mais informações através da análise cuidadosa de casos existentes que tenham passado por um problema semelhante. Este tipo de análise é muito importante e crítico, especialmente no mundo empresarial atual.
O investigador só tem de se certificar de que analisa cuidadosamente o caso em relação a todas as variáveis presentes em relação às suas. É amplamente utilizado por organizações empresariais ou de ciências sociais, ou mesmo no sector da saúde.
Por exemplo: um determinado cirurgião ortopédico tem a taxa de sucesso mais elevada na realização de cirurgias ao joelho. Muitos outros hospitais ou médicos aceitaram este caso para compreenderem e compararem o método com que este cirurgião realiza o procedimento para aumentar a sua taxa de sucesso.
Processo de realização de investigação exploratória
Para levar a cabo esta investigação, é necessário seguir uma série de etapas que permitem obter resultados específicos:
Identificação do problema
Antes de começarmos, temos de definir o problema de investigação e abordá-lo através de perguntas adaptadas ao contexto.
Estabelecer as hipóteses
Na ausência de um estudo prévio sobre o objeto de estudo ou de dados imprecisos, a nossa tarefa consiste em formular as premissas que decorrem das questões obtidas no estabelecimento do problema de investigação.
Fundamenta a seguinte investigação
Uma vez definidos os pontos acima com os dados obtidos, devemos continuar o processo através de outras metodologias de investigação, muitas vezes descritivas.
Aplicação da investigação exploratória em marketing
Quando é que os estudos de mercado exploratórios são úteis? Considera, por exemplo, uma área de marketing que se baseia principalmente numa determinada estratégia. Talvez, no decurso da preparação de uma análise da concorrência para determinar se é a melhor opção dentro de uma linha de negócio, um membro da equipa se depara com uma técnica que funcionou com vários concorrentes. No entanto, estes métodos são novos ou pouco investigados, o que conduz a uma lacuna no conhecimento adequado.
A investigação exploratória pode centrar-se no mercado para responder a perguntas relacionadas com um tópico desconhecido, através de uma exploração independente. Ao contrário dos projectos definidos, a investigação exploratória carece muitas vezes dos parâmetros de inquéritos mais formais, servindo antes para obter informações amplas que podem ser utilizadas em estudos de casos mais específicos.
As opções processuais com melhor desempenho para este tipo de investigação são:
- Inquéritos online
- Comunidades em linha
- Entrevistas com especialistas
- Investigação de campo experimental
Vantagens da investigação exploratória
- O investigador tem muita flexibilidade e pode adaptar-se às mudanças à medida que a investigação avança.
- Normalmente, é de baixo custo.
- Ajuda a estabelecer as bases para uma investigação.
- Permite ao investigador perceber, numa fase inicial, se o tema vale o investimento de tempo e recursos.
- Pode ajudar outros investigadores a descobrir as possíveis causas do problema, que podem ser estudadas em pormenor para descobrir qual delas é a causa mais provável do problema.
Desvantagens da investigação exploratória
- Embora possa apontar na direção certa para a resposta, geralmente não é conclusivo.
- A principal desvantagem da investigação exploratória é o facto de fornecer dados qualitativos. A interpretação de tais informações pode ser crítica e tendenciosa.
- Na maior parte das vezes, a investigação exploratória envolve uma amostra mais pequena, pelo que os resultados não podem ser interpretados com precisão para uma população generalizada.
- Muitas vezes, se os dados forem recolhidos através de investigação secundária, é possível que sejam antigos e desactualizados.
A investigação exploratória é realizada quando um tema precisa de ser compreendido em profundidade, especialmente se nunca tiver sido feito antes.
O objetivo deste método é explorar o problema e o seu ambiente, e não tirar conclusões a partir dele. Permite também ao investigador estabelecer uma base sólida para explorar as suas ideias, escolher o desenho de investigação correto e encontrar as variáveis que são realmente importantes para a análise e, mais importante ainda, pode ajudar as organizações ou os investigadores a poupar muito tempo e recursos, uma vez que lhes permite saber se vale a pena prosseguir com a investigação.
Muitas vezes, o processo de investigação exploratória poupa tempo e, uma vez que os resultados não têm de ser conclusivos ou totalmente desenvolvidos, os especialistas em marketing podem iniciar a investigação conforme necessário para criar uma base de conhecimentos sólida que possa ser aplicada em avaliações futuras.
Se quiseres saber mais sobre a investigação exploratória e iniciar o teu processo de recolha de dados, contacta-nos hoje mesmo.