A observação quantitativa é uma recolha objetiva de dados que se centra principalmente em números e valores, sugeridos como “associados a, de ou representados em termos de quantidade”.
Os resultados da observação quantitativa são obtidos através de métodos de análise estatística e numérica. Trata-se da observação de qualquer entidade que possa ser associada a um valor numérico, como a idade, a forma, o peso, o volume, a balança, etc.
Esta técnica de observação é efectuada sobre uma amostra que melhor representa o mercado-alvo. É importante ter um tamanho da amostra maior para que as observações possam ser feitas considerando a maioria das diversidades que existem numa população.
Ao considerar uma grande população, os resultados da observação têm mais probabilidades de ter maior credibilidade. Assim que um investigador de mercado recolhe os dados da amostra, inicia-se o processo de análise e obtêm-se os resultados observados.
A observação quantitativa é utilizada principalmente na investigação científica, uma vez que produz informações observadas estatisticamente. A observação quantitativa é geralmente efectuada através de inquéritos, questionários ou sondagens.
Características da observação quantitativa
- Exatidão: Na observação quantitativa, os dados podem ser medidos (quantificados) e, por conseguinte, produzem resultados exactos em comparação com outros métodos, tais como observação qualitativa que produz resultados que não podem ser quantificados. Por exemplo, a temperatura de ebulição da água ao nível do mar é de 100°C, o que constitui uma observação quantitativa.
- Resultados constantes: Os resultados deste método de observação são constantes, o ponto de ebulição da água ao nível do mar será de 100°C e não se alterará, mantendo-se as outras variáveis constantes.
- Constituição da amostra: Deve ser constituída uma amostra para a observação quantitativa e a dimensão desta amostra deve ser consideravelmente grande para que os investigadores possam generalizar a observação a toda a população.
- Investigação científica: Este método mede e “quantifica” múltiplos aspectos, principalmente para a investigação científica.
- Resultados imparciais: Como os resultados são quantificados, as observações deles derivadas são imparciais, mas têm uma
margem de erro e baseiam-se geralmente numa hipótese. - Melhora a fiabilidade dos resultados: Para que um vendedor tenha uma quantidade ligada à sua observação qualitativa, é necessário que faça também uma observação quantitativa. Pode obter-se um resultado quantitativo para a observação qualitativa, a fim de aumentar a fiabilidade dos resultados.
- Realiza uma análise estatística: A observação quantitativa verifica os detalhes através da realização de uma análise estatística de uma afirmação.
- Resultados numéricos: Todos os resultados da observação quantitativa são numéricos.
- Utiliza vários instrumentos: Utiliza instrumentos como réguas, termómetros, balanças, etc., para a observação quantitativa.
- Métodos de tratamento e análise de dados: Existem vários métodos de tratamento e análise dos dados recolhidos. Os dados derivados de uma observação quantitativa podem ser processados utilizando códigos/pontuações, por exemplo, escalas de avaliação, listas de verificação, tabelas, etc. podem ser criadas para analisar os dados recolhidos.
- Cria um plano: Com base no objetivo da observação, cria um plano e, com base nele, faz ajustamentos e decide sobre o método para realizar esta observação.
Exemplos de observação quantitativa
Há várias situações em que a observação quantitativa pode ser implementada. Eis alguns exemplos:
- Se um investigador de mercado quiser fazer uma avaliação comparativa da tua marca, pode fazer uma pergunta sobre o Net Promoter Score
Numa escala de 0 a 10: “Com base na tua experiência geral com a nossa empresa, qual seria a probabilidade de nos recomendares a um amigo ou colega? 0 indica muito improvável e 10 indica muito provável. Os inquiridos serão divididos em três categorias: Promotores (9-10), Passivos (7-8) e Detractores. O Net Promoter Score pode ser calculado através da fórmula = %Promotores – %Detractores * 100.O resultado será uma observação quantitativa, ou seja, um valor numérico que representa a confiança na marca. - Outro exemplo de observação quantitativa é um inquérito de satisfação do cliente. “Estás satisfeito com os nossos produtos/serviços?”. Esta pergunta pode ser feita numa Escala de Likert de quatro, cinco, seis ou sete pontos, em que 1 significa discordar fortemente, 2 significa discordar, 3 significa neutro, 4 significa concordar e 5 significa concordar fortemente. A escala de quatro e seis pontos não terá um ponto neutro e a escala de Likert de sete pontos terá um ligeiro concordo/discordo. Aqui as opiniões são convertidas diretamente em números, ligando-as a diferentes números, tornando a análise uma tarefa simples para os profissionais de marketing.
Outros exemplos de observação quantitativa são:
- 30 inquiridos na faixa etária dos 30-40 anos pensam que a idade de Donald Trump é 72 anos.
- Este auditório pode acolher até 1000 pessoas de cada vez.
- Estão programadas 15 campanhas de marketing para os últimos 3 meses do ano, num esforço para aumentar em 30% as inscrições no sítio Web.
- O fabricante de automóveis lançou 5 novos modelos de automóveis no ano passado e registou um aumento de 45% nas vendas.