Um estudo de coorte é um estudo que acompanha um grande grupo de pessoas e avalia, por exemplo, os efeitos na saúde dos factores de risco a que estão expostas. A capacidade destes estudos baseia-se numa metodologia rigorosa para evitar qualquer enviesamento, erros na recolha de dados ou na interpretação dos resultados.
Um estudo de coorte é realizado, por exemplo, com o objetivo de descobrir as causas de uma doença e estabelecer a relação entre os factores de risco e os resultados em termos de saúde.
Este tipo de estudo é realizado através da comparação de uma população exposta a uma doença com indivíduos não expostos. A análise ou o acompanhamento é feito ao longo do tempo até que ocorra o seguinte:
- A doença ocorre
- O sujeito do estudo morre
- O sujeito do estudo desaparece durante o acompanhamento do estudo
- O estudo conclui
Tipos de estudos de coorte
Existem diferentes tipos de estudos de coorte:
Estudo prospetivo: São pré-planeados e realizados durante um período de tempo no futuro. Neste estudo, os indivíduos não têm a doença, mas são observados durante um período de tempo para observar a frequência da sua manifestação em diferentes grupos.
Estudo retrospetivo: Neste tipo de estudo, os dados existentes são examinados com o objetivo de identificar os factores de risco de determinadas doenças. As interpretações são limitadas, uma vez que não é possível recuar no tempo e recolher informações em falta.
Vantagens de realizar um estudo de coorte
- É possível estudar elementos não identificados ou potencialmente estranhos.
- Permite a observação de uma grande variedade de efeitos expostos.
- É possível observar os efeitos de uma doença ao mesmo tempo.
- Permite estimar os níveis de casos apresentados e os riscos relativos.
- Seleciona cuidadosamente os temas de estudo.
Desvantagens de realizar um estudo de coorte
Algumas das desvantagens de realizar um estudo de coorte são as seguintes
- Torna difícil encontrar sinais de algumas doenças raras.
- Geralmente, estes estudos não conseguem identificar as causas de uma doença de início súbito.
- Os estudos são muito dispendiosos e demoram muitos anos a produzir resultados.
- Oferece pistas sobre as causas de uma doença, mas não provas definitivas.
- A investigação pode produzir resultados enviesados porque os participantes podem desaparecer ou morrer.
Exemplo de um estudo de coorte
Uma cidade na América Latina registou um surto de salmonelose. Durante um longo período de tempo, as autoridades sanitárias puderam observar um número invulgarmente elevado de casos durante vários dias.
O estudo epidemiológico descritivo e as entrevistas permitiram levantar a hipótese de que as pessoas que apresentavam a doença tinham participado num almoço de pais numa escola local. Nesse almoço, cada participante levou um prato preparado em casa. O estudo revelou que o surto teve origem nesse evento. No entanto, era necessário saber qual o prato específico que tinha desencadeado o incidente.
Segue-se uma descrição do estudo:
Período de incubação: 1 a 3 dias Sintomas: Diarreia, febre, dores abdominais, vómitos, dores de cabeça, arrepios. Duração: 4-7 dias Fontes: Ovos contaminados, aves de capoeira, lacticínios, sumos não pasteurizados, frutas e legumes. Resultados laboratoriais: Culturas de fezes
58% dos participantes tinham desenvolvido sintomas consistentes com a definição do caso. Destes, 45 participantes concordaram em preencher um questionário sobre os alimentos que tinham comido ao almoço.
Para cada prato servido ao almoço, os investigadores compararam a incidência de salmonelose entre as pessoas que comeram um determinado prato e as que não comeram esse prato.
Os resultados revelaram que 23 participantes se lembravam de ter comido o lanche de queijo, e 16 deles desenvolveram salmonelose, ou seja, uma incidência de 70%. 22 participantes não se lembraram de ter comido o lanche de queijo e 9 deles desenvolveram sintomas de salmonelose, uma incidência de 41%.
Os tipos de perguntas para obter informações relacionadas com o surto de salmonelose incluem:
- Quais os alimentos que comeste nas últimas 48 horas?
- A comida que comeste foi preparada em casa?
- Os alimentos que consumiste passaram por um processo de limpeza?
- Os alimentos que consumiste ainda não atingiram o prazo de validade?
- Quais são os teus sintomas actuais?
A conceção do estudo de coorte é uma boa escolha quando se trata de um surto numa população relativamente pequena e bem definida, especialmente se a doença em estudo ocorrer com frequência.