
Sabes o que é sabes o que é um intangível? Intangível é um adjetivo que se refere a tudo o que não pode ser claramente percebido pelos sentidos. Por outras palavras, um intangível é aquilo que é imaterial. Referimo-nos, por exemplo, a um conjunto de regras, sentimentos e emoções.
Comparado com o tangível, o intangível é mais difícil de medir e valorizar.
Os nossos amigos da Dédalo Comunicação partilham connosco mais sobre este conceito e o que ele representa para as organizações.
O que é um intangível?
Os activos intangíveis são os factores incorpóreos que criam valor numa empresa. Embora não tenham forma física, são eles que permitem que as empresas se diferenciem da concorrência e se posicionem no mercado de forma diferenciada.
Para dar alguns exemplos universais: o iPhone é apenas um telemóvel? O Starbucks é apenas um café? Ou a Chanel é apenas uma marca de malas? O modelo de mala Chanel 2.55 tem as mesmas “caraterísticas” que qualquer outra mala no mercado, mas é claro para todos nós que o que realmente diferencia uma mala Chanel das restantes é a VALOR DA MARCA. Chanel é um símbolo de status, elegância, tendência ou qualidade. Quando vês uma pessoa a usar um telemóvel Apple ou uma mala Chanel, ficas com uma certa ideia do tipo de pessoa que ela é ou ambiciona ser.
O valor da comunicação na gestão dos activos incorpóreos
Mas como é que estes intangíveis podem ser posicionados? O valor dos intangíveis da marca é alcançado a longo prazo e a comunicação desempenha um papel estratégico para atingir os objectivos estabelecidos.
O compromisso social e ambiental, a boa governação, a gestão de talentos, os valores e o objetivo empresarial são exemplos de activos intangíveis que podem melhorar o posicionamento de uma empresa se forem devidamente comunicados.
Se o principal valor de uma empresa é a honestidade, esta deve estar presente em toda a empresa. A gestão dos recursos humanos deve ser honesta, tal como a seleção dos fornecedores, a política comercial ou a gestão emocional da marca.
Para isso, as empresas precisam de uma estratégia de comunicação para a gestão dos activos intangíveis que consiga implementar valor em todos os processos. Caso contrário, nem sempre é fácil dar visibilidade ao trabalho efectuado com os intangíveis.
Importância dos activos intangíveis de uma empresa
À medida que a tecnologia se torna mais difundida, os intangíveis passaram a representar a parte de leão do valor das grandes empresas. De facto, a empresa de consultoria Mazars estima que os intangíveis podem representar até 80% do valor de uma empresa.
Porque os lucros, as receitas, os resultados operacionais ou a quota de mercado são apenas o começo. Quando uma empresa se concentra nos intangíveis, entram em jogo muitos mais factores do que apenas os retornos financeiros.
O tipo de impacto que as empresas têm no mundo é a chave para a mudança. Já não se espera que as organizações tenham apenas lucro; espera-se que sejam sustentáveis, que satisfaçam os clientes, que dêem aos seus empregados um sentimento de orgulho de pertença ou uma certa reputação. É a era dos intangíveis.
COLABORA CONNOSCO!
Autora: Ana Martínez Villar. Consultora em Comunicação da Daedalus