Um estudo transversal é definido como um tipo de investigação observacional que analisa dados variáveis recolhidos durante um período de tempo numa população ou subconjunto de amostras pré-definido.
Este tipo de estudo é também conhecido como estudo transversal, estudo transversal e estudo de prevalência.
Os dados recolhidos num estudo transversal provêm de indivíduos que são semelhantes em todas as variáveis, exceto na variável em estudo.
É esta variável que se mantém constante ao longo do estudo transversal.
Vale a pena mencionar que isto é diferente da estudo longitudinal em que as variáveis do estudo podem mudar no decurso da investigação.
Quem pode realizar um estudo transversal?
São realizados estudos transversais em vários sectores, tais como:
- Comércio a retalho: No comércio a retalho, pode ser realizado um estudo transversal em homens e mulheres entre os 24 e os 35 anos para verificar as despesas que fazem no momento da compra e as diferenças de tendências entre os dois sexos.
- Empresas: Nas empresas, pode ser realizado um estudo transversal para compreender como as pessoas de diferentes níveis socioeconómicos de uma área geográfica reagem a uma alteração numa oferta.
- Cuidados de saúde: Um inquérito transversal sobre cuidados de saúde é utilizado para compreender a probabilidade de as crianças, por exemplo, entre os 2 e os 12 anos de idade, terem uma deficiência de cálcio.Sabe mais sobre os benefícios de um inquérito sobre cuidados de saúde.
- Educação: Um estudo transversal na educação é particularmente útil para compreender como homens ou mulheres de um grupo etário semelhante, mas de etnias diferentes, reagem ou compreendem uma determinada questão.
A investigação transversal, ou estudo transversal, ajuda a recolher uma grande quantidade de dados de ação rápida que auxiliam a tomada de decisões e a oferta de produtos ou serviços.
Tipos de estudos transversais
Descritivo
Um estudo transversal pode ser totalmente descritivo e serve para avaliar a frequência e a distribuição de um tópico de estudo num determinado grupo demográfico.
Um exemplo pode ser como avaliar um amostra aleatória das universidades de um Estado, digamos, para controlar a obesidade entre homens e mulheres.
Analítico
Este estudo transversal é utilizado para investigar a associação entre dois parâmetros relacionados ou não relacionados.
No entanto, esta metodologia não é totalmente completa, uma vez que a presença dos factores de risco e os resultados são simultâneos e os seus estudos também.
Por exemplo, para validar se os mineiros que trabalham em minas de carvão podem desenvolver bronquite, basta olhar para os factores existentes na mina.
Mas o que o estudo não explica é que a bronquite pode ser inerente ou que já existia antes nos mineiros.
Num estudo transversal da vida real, são utilizados atributos de ambos os tipos.
Definição de variáveis para estudos transversais
Algumas das variáveis-chave de um estudo transversal são:
- O estudo transversal é realizado com o mesmo conjunto de variáveis durante um determinado período de tempo.
O estudo é realizado num único momento, ao contrário dos estudos longitudinais, em que as variáveis podem mudar durante o período de investigação. - Um estudo transversal dá ao investigador a flexibilidade de considerar múltiplas variáveis em conjunto como uma constante, com uma única variável como o foco do estudo transversal.
A forma mais fácil de encapsular um estudo transversal é basicamente um estudo que capta as opiniões de um grupo de pessoas num momento específico.
Este tipo de investigação é utilizado para determinar o que está a acontecer em tempo real, num determinado momento.
Também podes utilizar este tipo de investigação para delinear as variáveis predominantes que existem num determinado momento.
Por exemplo, dados transversais sobre os hábitos de consumo anteriores das pessoas e um diagnóstico atual de um determinado problema.
Exemplos de estudos transversais
Aqui estão dois exemplos para te ajudar a compreender melhor este método:
- As empresas de telemóveis dependem de uma variedade de caraterísticas avançadas e inovadoras para impulsionar as vendas.
Imagina que um fabricante de telefones realiza uma investigação no mercado demográfico alvo, centrada na validação da taxa de adoção prevista e nas vendas potenciais do telefone. No estudo transversal, homens e mulheres de diferentes localizações geográficas e idades inscreveram-se para participar nesta investigação.
Se os resultados do estudo mostrarem que as mulheres latino-americanas não comprariam o telemóvel por ser demasiado grande, a empresa de telemóveis pode ajustar o design antes do lançamento ou pode desenvolver e comercializar um telemóvel mais pequeno para as mulheres. - Outro exemplo de um estudo transversal é um estudo médico que analisa a prevalência do cancro numa determinada população. O investigador pode avaliar pessoas de diferentes idades, etnias, localizações geográficas, origens sociais, etc.Se, com a investigação, os resultados mostrarem que um determinado grupo etário de homens tem maior probabilidade de ter a doença, o investigador pode realizar mais estudos para compreender a razão por detrás disso, como um estudo longitudinal.
Análise de estudos transversais
Num estudo transversal, para calcular a prevalência, são medidos simultaneamente vários parâmetros através de perguntas, observações e respostas.
Prevalência = Número de casos num determinado momento / número de pessoas num determinado momento.
As variáveis contínuas situam-se ao longo de um determinado intervalo.
Para calcular a prevalência, os valores devem estar abaixo ou acima de um nível pré-determinado ou os níveis médios não podem ser calculados.
Vantagens e desvantagens de um estudo transversal
Estas são algumas das principais vantagens e desvantagens de realizar uma investigação através de um estudo transversal.
Vantagens dos estudos transversais
- Conduz relativamente rápido
- Todas as variáveis são recolhidas num único momento.
- Podem ser investigados vários resultados ao mesmo tempo
- A prevalência de todos os factores pode ser medida por
- Bom para análise descritiva
- Pode ser utilizado como um trampolim para novas investigações.
Desvantagens dos estudos transversais
- Não pode ser utilizado para uma investigação baseada no tempo.
- É difícil encontrar pessoas que estejam exatamente sob as mesmas variáveis.
- As associações são difíceis de interpretar
- Quando lidas com questões fortes que envolvem sentimentos, pode acontecer que os resultados sejam tendenciosos.
- Não ajudam a determinar a causa
Estudos transversais vs. longitudinais
Embora ambos sejam métodos de investigação qualitativa investigação qualitativa. Embora ambos sejam métodos de investigação qualitativa, existem algumas diferenças entre os estudos transversais e longitudinais.Nos estudos transversais, as variáveis são recolhidas num determinado momento, mas os estudos longitudinais abrangem várias sessões e as variáveis podem mudar.
Os estudos transversais são mais frequentemente utilizados para encontrar pontos comuns entre variáveis.
Os estudos longitudinais, devido à sua natureza, são utilizados para aprofundar a análise do tema em estudo.
O outro fator é que, devido à longevidade da investigação, pode haver atrito no estudo longitudinal que enviesa o resultado e a investigação correspondente.
Tal não acontece na investigação transversal, uma vez que o estudo é realizado com as mesmas variáveis.
Lembra-te que o QuestionPro pode ajudar-te a recolher informação online para o teu projeto de investigação.
Agenda uma demonstração e conhece todas as funcionalidades que a nossa ferramenta tem para oferecer.