
A investigação anterior e os dados de terceiros podem ajudar-nos a obter dados secundários que são valiosos para uma investigação.
Os dados primários e secundários são muito úteis na investigação e na estatística, mas neste artigo limitar-nos-emos aos dados secundários e à forma de os analisar.
O que são dados secundários?
Os dados secundários são dados que já foram recolhidos através de fontes primárias e que foram disponibilizados aos investigadores para serem utilizados noutras investigações. É um tipo de dados que já foi recolhido no passado.
Um investigador pode ter recolhido os dados para um projeto específico e depois tê-los disponibilizado para serem utilizados por outro investigador. Os dados também podem ter sido recolhidos para uso geral sem qualquer objetivo específico de investigação, como no caso do recenseamento nacional.
Os dados classificados como secundários para um determinado inquérito podem ser primários para outro inquérito. É o que acontece quando os dados são reutilizados, tornando-os dados primários para a primeira investigação e secundários para a segunda investigação em que serão utilizados.
Diferença entre dados primários e secundários
As diferenças fundamentais entre dados primários e secundários são as seguintes:
- Os dados primários referem-se a dados gerados pelo investigador pela primeira vez. Os dados secundários são dados existentes, previamente recolhidos por agências e organizações de investigação.
- Os dados primários são dados em tempo real, enquanto os dados secundários são dados que se referem ao passado.
- Os dados primários são recolhidos para resolver o problema atual, enquanto os dados secundários são recolhidos para outros fins que não o problema em questão.
- A recolha de dados primários é um processo muito complexo. Por outro lado, o processo de recolha de dados secundários é rápido e fácil.
- As principais fontes de recolha de dados são inquéritos As fontes secundárias de recolha de dados são as publicações governamentais, os sítios Web, os livros, os artigos de revistas, os arquivos internos, etc. Por outro lado, as fontes secundárias de recolha de dados são as publicações governamentais, os sítios Web, os livros, os artigos de revistas, os arquivos internos, etc.
- A recolha de dados primários exige muitos recursos em termos de tempo, custos e mão de obra. Em contrapartida, os dados secundários são relativamente baratos e fáceis de obter.
- Os dados primários respondem sempre às necessidades do investigador, que controla a qualidade da investigação. Os dados secundários, por outro lado, não respondem às necessidades específicas do investigador e não controlam a qualidade dos dados.
- Os dados primários estão disponíveis em bruto, enquanto os dados secundários são a forma refinada dos dados primários. Também se pode dizer que os dados secundários são obtidos quando se aplicam métodos estatísticos aos dados primários.
- Os dados recolhidos através de fontes primárias são mais fiáveis e precisos do que os dados provenientes de fontes secundárias.
Vantagens dos dados secundários
Estas são algumas das vantagens de dispor de dados secundários quando realizas uma investigação:
-
Facilidade de acesso
A maioria das fontes deste tipo de dados é facilmente acessível aos investigadores. A maioria destas fontes pode ser acedida em linha através de um dispositivo móvel. As pessoas que não têm acesso à Internet também podem aceder a elas através de meios impressos.
-
Barato
A maior parte dos dados secundários requerem pouco ou nenhum custo para serem adquiridos. Muitos livros, jornais e revistas podem ser descarregados gratuitamente na Internet.
As pessoas que não têm acesso à Internet também podem pedir livros emprestados gratuitamente nas bibliotecas públicas.
-
Poupa tempo
O tempo gasto na recolha de dados secundários é normalmente muito reduzido em comparação com os dados primários. A única investigação necessária para a recolha de dados secundários é o processo de procura das fontes de dados.
-
Estudos longitudinais e comparativos
Os dados secundários facilitam a realização de estudos longitudinais sem teres de esperar um par de anos para tirares conclusões. Por exemplo, podes querer comparar a população do país de acordo com o recenseamento de há 5 anos e o atual.
Em vez de esperar 5 anos, a comparação pode ser feita facilmente recolhendo o recenseamento de há 5 anos e o de agora.
-
Gerar novos conhecimentos
Pode haver algo que não tenha sido descoberto no passado através da realização de investigação primária e que a recolha de dados secundários possa revelar.
Fontes de dados secundários
As fontes de dados secundários incluem livros, fontes pessoais, revistas, jornais, sítios Web, registos governamentais, etc.
Os dados secundários são conhecidos por serem mais fáceis de obter do que os dados primários. Para aceder a estas fontes, é necessário muito pouca investigação e mão de obra.
Com o advento da Internet, as fontes de dados secundários tornaram-se mais acessíveis. Algumas dessas fontes são destacadas a seguir.
- Sítios Web: As informações partilhadas em sítios Web não estão muitas vezes regulamentadas e, por isso, podem não ser fiáveis em comparação com outras fontes. No entanto, existem alguns sítios Web regulamentados que apenas partilham dados autênticos e nos quais os investigadores podem confiar.
- LivrosQuando se faz uma investigação, basta procurar um livro sobre o tema que estás a investigar. Os livros, quando escolhidos com cuidado, são uma verdadeira fonte de dados reais.
- Fontes publicadasA autenticidade dos dados gerados a partir destas fontes depende em grande medida do autor e do editor. As fontes publicadas podem ser impressas ou electrónicas, conforme o caso.
- RevistasAs revistas são actualizadas regularmente com novas publicações, fornecendo assim informações actualizadas.
- JornaisNa maioria dos casos, a informação veiculada por um jornal é geralmente muito fiável. De facto, são uma das fontes mais autênticas de recolha de dados secundários.
- BloguesHoje em dia, praticamente toda a gente tem um blogue, e muitas pessoas utilizam esses blogues para atrair tráfego para o seu sítio Web ou para ganhar dinheiro através de anúncios pagos. Por isso, nem sempre se pode confiar neles.
- Registos governamentaisSão uma fonte muito importante e autêntica de dados secundários. Contêm informações úteis para a investigação em marketing, gestão, ciências humanas e sociais. Alguns destes registos são: dados de recenseamento, registos de saúde, registos de instituições de ensino, etc.
- PodcastsOs podcasts são frequentemente utilizados para partilhar informação e os ouvintes podem utilizá-los como fonte de recolha de dados.
Quais são os instrumentos de recolha de dados secundários?
Para facilitar o processo de recolha de dados no processo de recolha de dados secundários, os investigadores utilizam ferramentas como:
Bots
Há muitos dados em linha e pode ser difícil para os investigadores navegarem por todos esses dados e encontrarem o que realmente procuram. Os bots são programados para realizar alguma tarefa para o investigador. É comum as empresas utilizarem bots para extrair dados de fóruns e redes sociais para análise de sentimentos e da concorrência.
Dispositivos com acesso à Internet
Pode ser um telemóvel, um PC ou um tablet que tenha acesso a uma ligação à Internet. Utiliza-os para aceder a revistas, livros, blogues, etc., para recolher dados secundários.
Biblioteca
É um instrumento tradicional de recolha de dados secundários para os investigadores. A biblioteca contém materiais relevantes para praticamente todas as áreas de investigação imagináveis e está acessível a todos.
Rádio
As estações de rádio são uma das fontes secundárias de recolha de dados. O advento da tecnologia tornou mesmo possível ouvir a rádio nos telemóveis.
Fica a conhecer 5 instrumentos de recolha de informações.
Análise de dados secundários
O processo de análise de dados secundários pode ser realizado de forma quantitativa ou qualitativa, dependendo do tipo de dados com que o investigador está a lidar.
O método quantitativo é utilizado para dados numéricos e é analisado matematicamente, enquanto o método qualitativo utiliza palavras para fornecer informações aprofundadas sobre os dados.
A análise consiste em diferentes fases, envolvendo eventos antes, durante e depois da recolha de dados. Estas fases incluem;
-
Declaração de missão
É uma compreensão clara da razão pela qual os dados estão a ser recolhidos, do objetivo final do trabalho de investigação e da forma como esses dados ajudarão a alcançá-lo.
Isto ajudar-te-á a recolher os dados certos e a escolher a melhor fonte de dados e método de análise.
-
Conceção da investigação
Trata-se de um plano escrito sobre a forma como as actividades de investigação serão realizadas. Descreve o tipo de dados que serão recolhidos, as fontes de recolha de dados, o método de recolha de dadosOs instrumentos e mesmo o método de análise.
A conceção da investigação pode também conter um calendário para a realização de cada uma destas actividades. Serve, portanto, de guia para a análise dos dados secundários.
-
Elaboração de perguntas de investigação
Não basta conheceres o objetivo da investigação. perguntas de investigação perguntas que ajudarão a identificar melhor os secundários.
Isto porque, muitas vezes, são um conjunto de dados por onde escolher, e fazer as perguntas certas ajudará a recolher dados autênticos.
-
Identificação de dados secundários
Uma vez desenvolvidas as perguntas de investigação, os investigadores utilizam-nas como guia para identificar os dados relevantes do repositório de dados. Por exemplo, se o tipo de dados a recolher for qualitativo, o investigador pode filtrar os dados qualitativos.
Os dados secundários adequados são aqueles que respondem corretamente às questões acima descritas.
-
Avaliação de dados secundários
Uma vez localizado um conjunto de dados que pareça viável para responder aos requisitos iniciais acima descritos, o passo seguinte no processo é a avaliação do conjunto de dados para garantir a sua adequação ao tópico de investigação. Os dados são avaliados para garantir que abordam efetivamente o enunciado do problema e respondem às perguntas da investigação.
Em seguida, são analisados segundo o método quantitativo ou qualitativo, consoante o tipo de dados em causa.
Conclusão
Os dados secundários têm várias utilizações na investigação, nos negócios e na estatística. Os investigadores escolhem os dados secundários por diferentes razões, algumas das quais se devem ao preço, à disponibilidade ou mesmo às necessidades de investigação.
Nalguns casos, os dados secundários podem ser a única fonte. Isto pode dever-se ao enorme custo da realização da investigação ou à sua delegação a uma agência específica (por exemplo, o recenseamento nacional).
Em suma, os dados secundários têm os seus defeitos, que podem afetar negativamente o resultado da investigação, e também algumas vantagens em relação aos dados primários. Tudo depende da situação, do investigador em questão e da tipo de investigação a realizar.Lembra-te que o QuestionPro tem várias ferramentas de recolha de dados diferentes. Podes começar com uma conta gratuita no nosso software de inquéritos ou solicitar uma demonstração para discutir as suas necessidades e conhecer as nossas licenças e serviços avançados que temos para si.