Se estás a pensar em utilizar perguntas fechadas no teu próximo questionário, vieste ao sítio certo. Estas perguntas são utilizadas para fornecer uma lista de respostas concretas que serão posteriormente propostas ao inquirido. A redação das perguntas fechadas exige uma lista de respostas bem elaborada.
Sabemos que a utilização de perguntas fechadas conduz a um tratamento mais simples dos dados ou das respostas recolhidas do que o oferecido pelas perguntas abertas. Vamos conhecer melhor as suas caraterísticas e as vantagens da sua utilização.
O que são perguntas fechadas?
As perguntas fechadas são aquelas que pedem ao inquirido para escolher de entre um conjunto de respostas, como “sim/não” ou de uma lista de opções de escolha múltipla, etc.
As perguntas fechadas servem principalmente para recolher as respostas dos inquiridos dentro de um quadro limitado de opções. Este tipo de pergunta é a base de todas as técnicas de inquérito. análise estatística aplicada em questionários e inquéritos.
Vantagens das perguntas fechadas
Durante uma entrevista, estas perguntas exigem uma resposta breve e informativa. Por vezes, um simples “sim” ou “não” pode ajudar-te a obter informações factuais rapidamente. Estas são outras vantagens da utilização de perguntas fechadas:
- São fáceis de compreender, pelo que os inquiridos não precisam de perder muito tempo a ler as perguntas vezes sem conta.
- As perguntas fechadas são respondidas rapidamente.
- Quando os dados são recolhidos e têm de ser comparados, as perguntas fechadas permitem uma melhor compreensão.
- Uma vez que as perguntas fechadas são quantificáveis, a sua análise estatística torna-se muito mais fácil.
- As perguntas são diretas, pelo que é mais fácil obter informações pessoais dos inquiridos. informações pessoais dos inquiridos ou informações sensíveis.
- Existem diferentes tipos de perguntas fechadas, que são geralmente classificadas de acordo com a necessidade de ter opções específicas para os inquiridos, para que estes as possam selecionar sem qualquer hesitação.
Quando deves utilizar perguntas fechadas?
É muito comum encontrar inquéritos que utilizam apenas perguntas fechadas. Há uma razão específica para isso, que é o facto de este tipo de inquéritos ajudar a recolher dados quantitativos e acionáveis. Vejamos alguns casos em que este tipo de perguntas é muito útil.
1. para obter informações quantificáveis
As perguntas fechadas têm respostas muito diferentes e podem ser utilizadas atribuindo um valor a cada resposta. Isto facilita a comparação das respostas de diferentes indivíduos, o que, por sua vez, permite a análise estatística dos resultados do inquérito.
Por exemplo: os inquiridos têm de classificar um produto de 1 a 5 (em que 1=Horrível, 2=Péssimo, 3=Médio, 4=Bom e 5=Excelente) uma classificação média de 2,5 significa que o produto está abaixo da média.
2. Para restringir as respostas
As chamadas perguntas fechadas funcionam melhor porque têm um conjunto específico de respostas que ajudam a reduzir a incerteza, restringindo os inquiridos e permitindo que a pessoa que realiza o inquérito obtenha um resultado mais concreto.
Por exemplo, se fizeres uma pergunta aberta, “Fala-me da tua utilização do telemóvel”, vais acabar por obter muitas respostas únicas. Em vez disso, podes utilizar a pergunta fechada (escolha múltipla), “Quantas horas utilizas o teu telemóvel por dia”, 0-5 horas, 5-10 horas, 10-15 horas. Aqui, podes analisar facilmente os dados e obter o seguinte: “54% dos inquiridos utilizam o telemóvel entre 0-5 horas por dia”.
3. Realiza inquéritos em grande escala
As perguntas fechadas são frequentemente utilizadas para a recolha de dados. recolha de dados dos inquiridos. Normalmente, demora menos tempo a responder a este tipo de perguntas. As perguntas fechadas funcionam melhor quando a amostra da população de inquiridos é grande.
Tipos de perguntas fechadas
Existem diferentes tipos de perguntas fechadas Existem diferentes tipos de perguntas fechadas, mas todas elas têm a necessidade de oferecer opções explícitas para o inquirido selecionar.
Conhece as caraterísticas de cada uma delas e escolhe a que melhor se adapta às tuas necessidades de investigação. Lembra-te que todas estas perguntas podem ser utilizadas com o QuestionPro.
Pergunta dicotómica
A pergunta dicotómica é um tipo de pergunta fechada que pode ser respondida de duas maneiras: “sim” ou “não” ou “verdadeiro” ou “falso”.
Pergunta de escolha múltipla
As perguntas de escolha múltipla são fáceis e flexíveis e ajudam o investigador a obter dados limpos e fáceis de analisar. Normalmente, consiste em oferecer várias respostas para que o inquirido escolha uma ou mais.
Pergunta da escala de classificação
Existem perguntas fechadas em que o inquirido deve atribuir um valor fixo como resposta, normalmente numérico. A pergunta de escala de avaliação distingue-se pelos pontos de escala que são definidos em cada pergunta.
Pergunta sobre a ordem de classificação
As perguntas de ordem hierárquica têm várias opções entre as quais o inquirido pode escolher de acordo com a sua preferência. Da mais preferida para a menos preferida (geralmente em marcadores).
Diferença entre perguntas abertas e fechadas
As perguntas fechadas pedem ao inquirido para escolher de entre um conjunto discreto de respostas, como “sim/não” ou de uma lista de escolhas múltiplas. Por outro lado, as perguntas fechadas perguntas abertas recolhem as opiniões e comentários dos inquiridos sem sugerir uma lista pré-estabelecida de respostas.
De um modo geral, as perguntas fechadas são utilizadas para recolher dados sobre o inquirido, enquanto as perguntas abertas ajudam a obter as opiniões do inquirido.
Este tipo de perguntas tem um conjunto específico de respostas. Limitar o seu âmbito ajuda a eliminar a ambiguidade. Neste tipo de pergunta, os inquiridos concentram a sua atenção em respostas específicas escolhidas pelo investigador.
As perguntas abertas incentivam os inquiridos a darem feedback usando as suas próprias palavras, sem restringir os seus pensamentos.
Exemplos de perguntas fechadas vs. abertas
Encontra aqui exemplos de perguntas fechadas e abertas e abertas que podes utilizar no teu próximo inquérito em linha.
Certifica-te de que escolhes o tipo certo de pergunta para o estudo que estás a realizar, dependendo do objetivo do teu inquérito.
Conclusão
As perguntas fechadas são uma forma valiosa de recolher grandes quantidades de dados quantificáveis que podem ser facilmente analisados. No entanto, em qualquer inquérito, há lugar para perguntas abertas e fechadas.
Quaisquer que sejam as tuas necessidades, precisas de um software de inquéritos que te permita simplificar o processo de criação, distribuição e análise de resultados.
Se quiseres aplicar inquéritos em linha se queres utilizar a plataforma QuestionPro, não hesites em contactar-nos! Podes criar uma conta gratuita ou solicitar uma visita à nossa plataforma e conhecer todo o alcance da nossa poderosa ferramenta de recolha de dados.