
Vários planos combinam-se para criar uma iniciativa de estudos de mercado sólida, abrangente e geralmente bem sucedida, e uma das peças mais importantes é o plano de recolha de dados.
Um plano de recolha de dados descreve a forma como os dados da tua organização irão fluir desde a sua fonte até à informação acionável. O processo de criação deste plano revelará de onde vêm os dados, quem tem acesso a eles e como são recolhidos e armazenados.
A seguir, explicamos por que razão precisa de ter um plano e como o vai utilizar. Também passamos em revista as principais etapas da criação de um plano de recolha de dados para garantir que os teus dados estão no bom caminho para produzir informações acionáveis que impulsionem o teu negócio.
O que é um plano de recolha de dados?
Um plano de recolha de dados é um documento detalhado que descreve as etapas e sequências exactas para a recolha de dados de um projeto. É uma abordagem estatística para alcançar melhorias significativas através da redução da variação e dos defeitos.
Um plano de recolha garante que os dados são entregues com precisão às principais partes interessadas da organização, que o ajudarão a satisfazer as suas necessidades de dados. O plano visa garantir que os dados recolhidos são válidos e significativos.
Precisamos de um plano de recolha de dados para evitar o desperdício de recursos em dados irrelevantes ou inúteis. Ao desenvolver um plano de recolha de dados, podemos concentrar-nos em responder a perguntas específicas relacionadas com o negócio.
Porque é que é necessário um plano de recolha de dados?
A recolha e análise de muitos dados diferentes não tem grande utilidade se não souberes o que significam. Um bom plano de recolha de dados ajuda a poupar dinheiro e tempo, uma vez que a recolha de dados sem um plano pode ser muito morosa. Além disso, pode não ser possível obter todos os dados quando precisas deles.
Estas são as razões mais importantes pelas quais a tua empresa precisa de um plano de recolha de dados. Ao desenvolver um plano de recolha de dados, podes concentrar-te em responder a perguntas específicas que são importantes para a empresa.
Quando e como utilizar um plano de recolha de dados?
Um plano de recolha de dados abrangente garante que os dados recolhidos são úteis e bem organizados. O plano é utilizado para avaliar o estado atual de um processo ou para melhorar um projeto. Também é útil durante a última fase de um projeto para gerar novas métricas e os procedimentos de avaliação necessários.
Um plano de recolha de dados adequado implica a adoção de uma abordagem sistemática, incluindo:
- Identifica os dados a recolher.
- Como serão recolhidos os dados.
- Recolha de dados
Descobre algumas técnicas úteis de recolha de dados.
Passos para criar um plano de recolha de dados
A seguir, explicaremos as etapas de um plano de recolha de dados para explicar como desenvolver um plano de recolha de dados. O plano é composto por 8 etapas:
Identificar as perguntas
O primeiro passo para desenvolver um plano de recolha de dados é decidir a que perguntas queremos responder. A nossa informação tem de ser útil para o projeto. Estas perguntas devem basear-se no estado atual do nosso processo.
A melhor forma de recolher dados é utilizar o diagrama SIPOC como guia. Também temos de decidir quais as medidas ou métricas que queremos utilizar.
Identificar dados acessíveis
O segundo passo para desenvolver um plano de recolha de dados é determinar que tipos de dados podem ser recolhidos. Por vezes, um dado pode fornecer muitas soluções. Certifica-te de que enumeras todos os dados necessários para responder às perguntas em que se baseia o projeto.
Determina a quantidade de dados necessários
O terceiro passo de um plano de recolha de dados é determinar os dados necessários. Anota a quantidade de dados necessários para cada item da lista. O objetivo é recolher informação suficiente para efetuar uma análise adequada dos dados e identificar padrões e tendências.
Decide como medir os dados
O quarto passo no desenvolvimento de um plano de recolha de dados é determinar como medir os dados. Os dados podem ser medidos de várias formas, tais como folhas de controlo, respostas a inquéritos, etc. O tipo de dados que procuramos determinará a forma como os medimos.
Contacta o QuestionPro se quiseres medir os dados do teu inquérito. O QuestionPro é um software de inquérito com uma vasta gama de funções.
Determina quem vai recolher os dados
O quinto passo no desenvolvimento de um plano de recolha de dados é determinar quem irá recolher os dados. Atualmente, os dados podem ser recolhidos através de software automatizado. Poderá ser necessário comunicar com a pessoa responsável pelo software para garantir que os dados estão no formato correto.
Escolher a fonte de dados
O sexto passo é determinar as fontes de dados. A localização nem sempre significa um local físico. É o local onde se situa o processo. O plano de recolha deve indicar especificamente onde os dados devem ser recolhidos ao longo do processo.
Escolhe se queres medir uma amostra ou a população inteira
O sétimo passo é decidir se queres ou não fazer uma amostragem dos dados. Muitas vezes não é prático medir toda uma população de dados. Nesta situação, recolhe-se uma amostra.
A equipa pode ter de investigar a seguinte questão: Qual deve ser o nosso método de amostragem e a dimensão da amostra para produzir juízos estatisticamente exactos?
Determina o formato de apresentação dos dados
O oitavo passo é decidir como apresentar os dados. Podemos apresentar os dados de várias formas, como gráficos de Pareto, diagramas de dispersão, etc.
Conclusão
O plano de recolha de dados define que tipos de dados devem ser recolhidos, como, onde, com que frequência e quem é responsável pela recolha. Este documento garante que todos os funcionários envolvidos no projeto compreendem os requisitos para a recolha de dados.
Agora já sabes como desenvolver um plano de recolha de dados para a tua empresa. Se precisares de ajuda para desenvolver o teu plano, podes contactar a QuestionPro. A nossa plataforma ajuda-te com a gestão de dados e fornece-te dados e insights de negócios em tempo real. Para saber mais, solicita um teste gratuito agora ou solicita uma demonstração e peça a um consultor que responda a todas as tuas perguntas.