
A estrutura estrutura de um estudo de viabilidade Como realizá-lo? Qual é o resultado do estudo?
Quando crias um projeto novo e muito grande, podes organizá-lo em várias fases para garantir uma maior fiabilidade de realização. Todas estas fases constituem o ciclo de vida de um projeto.
É de salientar que cada empresa pode criar uma estrutura de projeto à sua escolha. Pode ter apenas duas fases ou sete ou mais. Vamos descobrir qual seria a estrutura de estudo de viabilidade mais eficaz e como realizá-la.
O que é o estudo de viabilidade?
O estudo de viabilidade faz parte da primeira fase representativa de um projeto, quer se trate de um produto, de um serviço, de um sítio, etc.
O estudo consiste em explorar todos os conceitos do projeto, permitindo responder às necessidades a satisfazer: qualidade, custos, prazos…
O objetivo é :
- Indica as caraterísticas do projeto
- Definir o programa provisório, avaliando a viabilidade técnica e operacional, destacando os elementos críticos de cada objetivo (qualidade, custos, prazos).
- Consolidar as oportunidades de estudo
- Apresenta a cada conceito estudado um dossier de viabilidade com uma estimativa de custos, prazos e soluções.
- Valida a viabilidade do projeto para iniciar a conceção da investigação. conceção da investigação.
Objectivos de um estudo de viabilidade
Para que um projeto seja bem sucedido, é necessário ter em conta três factores importantes
- Qualidade: Nível de qualidade exigido para o produto/serviço.
- Custo: Custo de conceção do produto, logística, marketing, preço de venda do produto, etc.
- Prazos: prazos de conceção, entrega de um produto a um cliente, etc.
Estrutura de um estudo de viabilidade
Tens de produzir um documento descritivo que aborde os aspectos técnicos, de qualidade, financeiros e de calendário de um projeto. Este relatório deve permitir a todos os intervenientes compreender os objectivos e os problemas do projeto, para que possam decidir sobre a sua validação final.
Independentemente do tipo de projeto, deves criar um estudo de viabilidade que te ajude a ter sucesso no desenvolvimento de um novo produto, serviço ou serviço, etc.
Muitas empresas começam por efetuar um estudo de pré-viabilidade estudo de pré-viabilidade e depois completa-o com um estudo de viabilidade ou de exequibilidade.
A estrutura de um estudo de viabilidade é a seguinte:
- Definição do programa completo do projeto (caderno de encargos: análise funcional, definição das caraterísticas principais e secundárias do projeto).
- Justifica o projeto em termos económicos e/ou estatísticos e/ou estratégicos, ou com a ajuda de uma análise SWOT Análise SWOT.
- Elaborar e justificar o orçamento necessário para a realização do projeto.
- Avalia o custo global do projeto: custos estimados de funcionamento, manutenção, armazenamento, etc.
- Identifica todas as restrições e normas regulamentares, iniciando uma análise de risco do projeto.
- Define um calendário de estudo, de execução e de arranque para estimar todas as fases e durações do projeto(diagrama GANTT ou PERT).
- Fornece todos os elementos necessários à compreensão do projeto.
- Identifica todos os potenciais impactos na organização, nas operações e nos recursos.
- Identifica e avalia os riscos.
Estes são os pontos básicos da estrutura de um estudo de viabilidade.
Quem participa na estruturação do estudo?
O candidato ao projeto é responsável pelo desenvolvimento da estrutura do estudo, embora possa ter uma equipa de trabalho ou recorrer a outras áreas que estarão envolvidas no projeto, por exemplo:
- O gestor do projeto,
- A pessoa responsável pela avaliação dos custos e pela justificação financeira,
- Os responsáveis das entidades em causa
- O serviço de compras para os orçamentos
- etc.
De acordo com o projeto, todas as entidades envolvidas devem validar o processo de viabilidade antes de passarem à fase seguinte.
Quando tivermos a estrutura de um estudo de viabilidade, passaremos à fase seguinte, a fase de conceção e planeamento do projeto.
A fase de conceção consiste em escolher, entre os conceitos retidos no final do estudo de viabilidade, a solução a desenvolver, especificando os requisitos a respeitar.
No entanto, podes guardar os pressupostos que não foram considerados, de forma a manter um registo de todos os cenários que foram considerados para a realização deste projeto. Isto também pode ser útil no caso de precisares de avaliar os resultados.