
A estrutura de um questionário online bem executado garante que o processo será bem sucedido e que obterás as informações de que necessitas para a tua investigação. Como podes garantir que o fazes corretamente?
Neste artigo, vamos falar sobre a estrutura que um questionário deve ter para ser bem sucedido e como executar um processo ordenado e claro para que o teu projeto não seja prejudicado.
O que é um questionário em linha?
Os questionários em linha tornaram-se uma das ferramentas mais populares para os investigadores, uma vez que lhes permitem recolher informações junto das pessoas para conhecer a sua perceção sobre vários temas, medir o seu nível de satisfação, avaliar aspectos relacionados com a sua economia e educação, etc.
Com este método de recolha de dados, as organizações podem garantir que tomam as decisões corretas e executam as estratégias certas para atingir os seus objectivos.
Qual deve ser a estrutura de um questionário em linha?
Aqui estão os elementos que compõem a estrutura de um questionário – toma nota!
IntroduçãoEste é o primeiro elemento da estrutura de um questionário. Nesta secção, deves convidar os inquiridos a responder, discutir as razões do processo e esclarecer aspectos como a segurança dos dados e a duração do processo.
Obtém informações do inquiridoEsta secção consiste na recolha de informações dos participantes, com o objetivo de garantir que cumprem os requisitos da investigação. Os filtros incluem aspectos como a idade, o sexo, a região, etc.
Corpo do questionário: Esta é a parte mais importante da estrutura de um questionário. Existem diferentes tipos de perguntas para recolher informações, conhecer as preferências dos utilizadores, obter feedback e descobrir as suas necessidades.
Demografia: O perguntas demográficas são extremamente importantes para segmentar os participantes no processo.
Reflexão finalGeralmente, os investigadores utilizam perguntas abertas nesta secção, pois permitem que os inquiridos expressem livremente as suas opiniões sem terem de se limitar a opções que podem não definir claramente os seus sentimentos.
Redirecciona: Esta é a última secção da estrutura de um questionário em linha. É extremamente importante, pois não só agradece aos participantes pelo seu tempo, como também te permite enviá-los para o teu sítio Web.
Aprende a criar uma página de agradecimento personalizada no final do teu questionário.
Guia para a realização de um questionário bem sucedido
Depois de leres sobre a estrutura de um questionário, temos para ti este guia para te ajudar a executá-lo.
1. antes de conceber o questionário
Antes de aplicares o teu questionário, é necessário dar estes passos preliminares muito importantes.
- Define o objetivo do teu questionárioDeves definir as razões pelas quais estás a fazer este processo e o que pretendes alcançar.
- Determina o tamanho da amostraO passo seguinte é definir a amostra do teu estudo. Para isso, deves ter em conta aspectos como o objetivo, o tipo de informação que queres recolher, os elementos que dificultam o processo, como as barreiras geográficas ou os recursos financeiros e o tempo.
Para definir corretamente os participantes do teu estudo, utiliza a calculadora do tamanho da amostra que temos para ti.
2. Concebe o questionário
Este é o passo mais importante, deves certificar-te de que utilizas todos os recursos disponíveis e crias um questionário eficaz que te permitirá obter o número de respostas que pretendes e informações úteis para a tua investigação.
Lembra-te de que a estrutura de um questionário deve ser como a mencionada acima para o conseguir. Voltamos a lembrar-te a estrutura de um questionário:
- Introdução
- Informação do inquirido
- Corpo do questionário
- Dados demográficos
- Reflexão final
- Redireccionamento
Partilhamos contigo 18 exemplos de questionários para investigação.
3. Análise dos dados
A análise de dados permite-te calcular a quantidade de informação recolhida, seleccioná-la e identificar os elementos mais importantes para a tua investigação.
Nesta fase, é necessário ter sempre em mente os objectivos da tua investigação e certificares-te de que os atingiste.
4. Apresentação dos resultados
De pouco serve um questionário se não fizeres as estratégias ou os ajustamentos adequados, em função dos teus objectivos.
Lembra-te de que a apresentação dos resultados à tua organização te ajudará a tomar melhores decisões e a começar a implementar as mudanças certas na tua organização.
Sugestões para a realização de um questionário
Agora que já sabes qual é a estrutura de um questionário, temos algumas dicas ou melhores práticas que te vão ajudar no processo:
Sê claro e breve nas tuas instruções: Lembra-te que este é o momento em que tens de captar a atenção dos participantes. Mantém as instruções breves e claras. Não deixes que surjam dúvidas e contextualiza os participantes sobre a razão do processo de recolha de dados.
Faz perguntas diretas e fáceis de entender: Se queres obter as informações certas, tens de fazer as perguntas certas. Sê direto e evita respostas duplas.
Torna-o um processo ordenado: A estrutura de um questionário é ordenada e sistemática, ou seja, cada pergunta tem uma posição e um agrupamento definidos, em função dos teus objectivos.
Estabelece prioridades na ordem das perguntas: Recomendamos que coloques as questões mais importantes em primeiro lugar. Se os inquiridos optarem por não concluir o processo, pelo menos terás recolhido as respostas de que precisas para a tua investigação.
Análise objetiva: Podes não gostar muito das respostas que receberes. No entanto, é a opinião mais honesta dos participantes. Por isso, tens de fazer uma análise objetiva dos dados e apresentar resultados reais.
Utiliza o software certo: Com o QuestionPro poderás realizar questionários dinâmicos, fáceis e profissionais para obter as informações necessárias. Aproveita os diferentes tipos de perguntas e todas as ferramentas que a plataforma tem para ti.
Agora que aprendeste mais sobre a estrutura de um questionário e os passos envolvidos, está na altura de recolher os dados de que precisas para o teu estudo – contacta-nos! nós ajudamos-te a fazê-lo.