As perguntas dos inquéritos sobre o envolvimento dos trabalhadores podem ser mais complexas do que pensas.
Embora sejam uma excelente forma de mostrar a sinceridade da organização e uma ferramenta para o envolvimento dos empregados, também podem facilmente tornar-se insignificantes se forem excessivamente sondadas e investigativas por natureza, o que pode prejudicar os bons resultados do envolvimento dos empregados. inquéritos de avaliação do desempenho de empregados.
As perguntas dos inquéritos aos trabalhadores devem ser enquadradas e alinhadas com os objectivos organizacionais, tendo em conta a perceção e a sensibilidade do trabalhador.
Dicas para fazer perguntas de inquérito para descobrir o empenho dos trabalhadores
- Prepara pelo menos 20% de perguntas abertas
Suponhamos que tens 10 perguntas, deve haver pelo menos 2 perguntas abertas.
Embora esta não seja a melhor prática para os inquéritos aos consumidores ou para os estudos de mercado, em que as taxas de resposta tendem a diminuir quando há mais perguntas abertas, as taxas de resposta de inquéritos aos trabalhadores As perguntas dos inquéritos de envolvimento dos trabalhadores não são um problema com que te devas preocupar – porquê? Porque estão dentro da organização e podem ser obrigatórias. Em vez disso, as perguntas abertas permitem que os empregados expressem a sua felicidade ou preocupações – de uma forma aberta!
- Um inquérito semanal
Deves enviar uma única pergunta todas as semanas para medir o empenho dos empregados, simplesmente para te manteres a par do estado de espírito e da moral da força de trabalho.
“Como foi a tua semana?
Esta única pergunta pode dar-te informações importantes sobre os sentimentos e os níveis de motivação dos teus empregados.
É simples e rápida de responder e dá-te também resultados profundos sobre o seu desempenho.
- Pergunta mais, fala menos
Uma das falhas mais comuns nas perguntas dos inquéritos sobre o envolvimento dos trabalhadores é a utilização de perguntas demasiado sugestivas, que contêm demasiadas premissas.
Se fizeres uma pergunta de 3 linhas e as 2 linhas anteriores forem passadas simplesmente a explicar a premissa, a justificá-la ou tiverem um tom sugestivo, é provável que seja considerada como “conteúdo de opinião”.
- Sê empático
Desde que não tenhas de ser sugestivo, podes ser empático na tua abordagem.
Não tenhas medo dos sentimentos – antes de mais, os teus empregados são humanos!
Se conseguires tocar uma corda que leve os teus empregados através do inquérito, isso será um grande feito e a moral e a motivação dos teus empregados já estarão reforçadas!
Se isto te ajudou, não te esqueças de consultar o nosso produto QuestionPro Workforce para realizar pesquisas de envolvimento dos funcionários e começar a melhorar sua cultura de trabalho hoje mesmo!