
O resumo da investigação é utilizado para relatar claramente os factos de um estudo. É quase certo que terás de preparar um resumo de investigação durante a tua investigação académica ou durante um projeto de investigação para a tua organização.
Se esta é a primeira vez que tens de escrever um resumo, os requisitos de escrita podem confundir-te. Normalmente, os professores designam alguém para escrever um resumo do trabalho de investigação. Os resumos de investigação exigem que o escritor tenha um conhecimento profundo do tema. Por isso, continua a ler para encontrares as melhores dicas.
O que é um resumo de investigação?
Um resumo de investigação é uma peça escrita que resume a tua investigação sobre um tema específico. O seu principal objetivo é dar ao leitor uma visão detalhada do estudo com as principais conclusões.
Deves conhecer o objetivo da tua análise antes de iniciares o projeto. Um resumo sintetiza a resposta detalhada e destaca as questões específicas levantadas. A sua redação pode ser entediante. Para escrever um bom resumo, deves começar por ter uma estrutura em mente.
Importância de um resumo da investigação
O teu resumo irá contar aos leitores tudo sobre o teu projeto de investigação. É a peça-chave que as partes interessadas irão ler para identificar as tuas conclusões e conhecimentos valiosos.
Um resumo de investigação bom, conciso, factual e imparcial é o produto fundamental de qualquer projeto de investigação.
Conselhos para um resumo de investigação
Em seguida, elaborámos um guia para te ajudar a escrever um bom resumo de investigação.
- Porque é que esta investigação foi feita? Deves descrever claramente a razão pela qual este estudo de investigação foi realizado. Que hipótese foi testada?
- Quem foi inquirido? O “quê” e o “porquê” da tua investigação decidem quem vais entrevistar/inquirir. O resumo contém uma nota detalhada sobre quem participou no estudo e por que razão foram selecionados.
- Qual foi a metodologia? Falas sobre a metodologia de investigação. Fizeste um inquérito presencial? Foi um inquérito curto ou longo ou um grupo de discussão? A metodologia de investigação é fundamental para os resultados que vais obter.
- Quais são os principais resultados? Esta pode ser a parte mais crítica do processo: o que é que descobrimos depois de testar a hipótese? Esta secção, tal como todas as outras, deve conter apenas factos, factos. Não dês a tua opinião sobre os resultados. Mantém-na livre de preconceitos.
- Conclusões: Que conclusões tiraste dos resultados. Um bom exemplo de uma conclusão. Surpreendentemente, a maioria das pessoas entrevistadas não viu o eclipse lunar de 2022, o que é inesperado, dado que 100% dos entrevistados sabiam da sua existência antes de acontecer.
- Pontos de ação. É aqui que fazes a tua sugestão. Tendo em conta os dados que tens agora da investigação, quais são as conclusões e os pontos de ação? Se fores um investigador a liderar este projeto de investigação para a tua empresa, vais definir os planos de ação recomendados para a empresa.
Conclusão
Se estás a fazer uma investigação, vais escrever um resumo, que será a parte mais vista e mais importante do projeto. Por isso, tem isto em conta antes de começares. Concentra-te primeiro no conteúdo e depois preocupa-te com a extensão. Utiliza o guia deste artigo para organizar o teu resumo e é tudo o que precisas para escrever um excelente resumo de investigação!
Mas quando o resumo está pronto, onde é que é guardado? A maioria das equipas tem vários documentos nas suas unidades do Google e é um pesadelo encontrar os projectos que foram realizados no passado. O os teus dados de investigação devem ser democratizados e fáceis de utilizar.
Na QuestionPro lançámos um repositório de investigação para equipas de investigação, e os nossos clientes adoram-no. Todos os teus dados estão num único local e tudo é facilmente pesquisável, incluindo os resumos da tua investigação!