O que precisas para a tua próxima pesquisa, informações gerais ou opiniões detalhadas? Um elemento importante na criação de sondagens de opinião ou inquéritos de opinião é definir o tipo de respostas de que necessitamos.
Os inquéritos de opinião são mais pormenorizados, normalmente solicitando comentários e opiniões pessoais. São frequentemente dirigidos a um grupo específico de pessoas, por exemplo, antigos clientes ou actuais empregados, que podem ser questionados sobre a situação laboral de uma empresa.
Uma sondagem de opinião, por outro lado, é uma forma mais geral de descobrir a direção que o teu mercado está a tomar, ou quais são as tendências políticas. Com uma única pergunta e várias respostas, podes obter centenas ou milhares de respostas que te podem ajudar a apontar na direção certa.
Diferenças entre sondagens de opinião e inquéritos
Um inquérito é normalmente constituído por uma única pergunta e pode ser preenchido em segundos.
Um inquérito de opinião requer um pouco mais de tempo por parte dos participantes. As perguntas podem ser poucas ou muitas, mas exigem certamente que penses mais ou respondas a algumas delas. perguntas abertas.
O mesmo se aplica a quem vai ver e analisar os resultados da tua investigação. Os inquéritos de opinião requerem frequentemente uma análise mais aprofundada.
As sondagens de opinião são um ótimo recurso para descobrir o que as pessoas pensam sobre questões públicas importantes. Os resultados dão uma ideia das mudanças importantes na opinião pública (por exemplo, questões políticas, económicas e sociais) de um país.
Recorre-se cada vez mais a inquéritos para recolher dados e opiniões sobre uma vasta gama de tópicos. As informações que as organizações procuram dizem respeito a:
- Quais são os desejos e as necessidades do público?
- O que é que as pessoas estão a pensar?
- Quais são as preocupações do público?
- Qual é a opinião das pessoas sobre os problemas actuais?
- Quais são as diferenças de opinião entre pessoas de diferentes zonas geográficas do país, entre grupos políticos, entre grupos que representam diferentes níveis sociais e económicos, etc.?
Sondagens de opinião em tempo de eleições
As sondagens de opinião são muito populares antes das eleições. Para que funcionem corretamente, os investigadores têm de utilizar o método corretamente, de modo a prever quais as pessoas que irão votar e como tencionam votar.
O investigador deve tentar descobrir, por exemplo, através de um inquérito eleitoral eleitoral quais são as opiniões das pessoas que vão votar nas eleições.
Para se certificarem de que as coisas estão corretas, os investigadores realizam testes no terreno para descobrir por que razão as pessoas votam da forma como o fazem.
Em seguida, verifica a relação entre o voto em determinados candidatos e as diferenças de opinião política entre os vários grupos e tipos de pessoas.
As eleições também dão aos investigadores a oportunidade de estudar até que ponto os eleitores parecem ser afectados pelas plataformas políticas, discursos e outras formas de publicidade.
As pessoas têm o direito e o dever de decidir sobre questões políticas. Os funcionários públicos têm certamente de ouvir os cidadãos. E, claro, os candidatos podem continuar o seu trabalho com mais confiança e inteligência se souberem como é a opinião pública, por exemplo, através de um inquérito de saída.
Usos de uma sondagem de opinião
Os inquéritos são uma ferramenta única que te pode dar acesso a vários aspectos de uma empresa e permitir-te planear soluções para o futuro.
Esta ferramenta permite-te obter respostas, mesmo anónimas, de várias pessoas. Descobre aqui alguns detalhes e vantagens que distinguem o inquéritos anónimos.
- As sondagens de opinião são uma ferramenta de pesquisa de mercado que permite às empresas obter opiniões sobre qualquer tipo de tópico, incluindo questões pessoais, políticas e sociais. Podem ser conduzidas através de uma chamada telefónica, e-mails ou podem mesmo ser incorporadas num sítio Web. Também podes realizar um inquérito de opinião através de redes sociais como o Facebook, o Twitter e o LinkedIn.
- Inquérito de avaliação comparativa: Um inquérito de opinião pode ser utilizado para comparar o desempenho de qualquer produto. Sem uma comparação, uma empresa não terá a certeza de que será efetivamente bem sucedida ou não. O inquérito de opinião pode servir como um guia para saber qual é a posição de uma empresa em comparação com os seus concorrentes.
- Inquérito de entrada: Este inquérito de opinião é realizado antes de os participantes conhecerem um produto. Basicamente, este inquérito ajuda os empresários a conhecerem melhor os seus clientes. É claro que existe sempre a possibilidade de um cliente mudar de ideias.
- Inquérito de acompanhamento: Este tipo de inquérito de opinião permite que as empresas acompanhem regularmente a opinião dos consumidores. Os inquéritos de acompanhamento ajudam as empresas a registar quaisquer progressos ou alterações na opinião pública sobre a empresa.
Aprende mais sobre os inquéritos de opinião pública neste vídeo:
As sondagens de opinião são uma óptima ferramenta para as empresas, aqui partilho contigo modelos de inquérito que podes usar como guia para criar o teu próximo inquérito.
Lembra-te que na QuestionPro temos as ferramentas online para criar inquéritos de opinião eficazes. Pergunta aos nossos consultores online ou agenda uma demonstração agora!