O teste teste do qui-quadradotambém conhecido como teste do Qui-Quadrado de Pearson ou teste exato de Fisher, é um dos métodos utilizados para testar uma hipótese numa investigação.
Neste artigo, vamos apresentar-te o que é, que tipos existem e como podes desenvolvê-lo de forma prática.
O que é um teste do qui-quadrado?
O teste Qui-Quadrado é um procedimento estatístico utilizado para determinar se existe uma diferença significativa entre os resultados esperados e observados numa ou mais categorias.
Este é um teste não paramétrico teste não paramétrico que é utilizado pelos investigadores para examina diferenças entre variáveis categóricas na mesma população..
También puede utilizarse para validar o proporcionar un contexto adicional para las frecuencias observadas.
A ideia básica do teste é que os valores reais dos dados são comparados com o que seria esperado se a hipótese nula fosse verdadeira.
Desta forma, procura-se determinar se uma diferença entre os dados observados e os esperados se deve ao acaso ou se se deve a uma relação entre as variáveis em estudo.
Importância do teste do qui-quadrado na investigação
O teste do Qui-quadrado é uma excelente opção para compreender e interpretar a relação entre duas variáveis categóricas.
A tabulação cruzada apresenta as distribuições de duas variáveis categóricas em simultâneo, com as intersecções das categorias das variáveis a aparecerem nas células da tabela.
O cálculo estatístico do Qui-Quadrado e a sua comparação com um valor crítico da distribuição do Qui-Quadrado permite ao investigador avaliar se as contagens de células observadas são significativamente diferentes das contagens de células esperadas.
Devido à forma como o valor do Qui-Quadrado é calculado, é extremamente sensível ao tamanho da amostra. Quando o tamanho da amostra é demasiado grande (~500), quase todas as pequenas diferenças parecerão estatisticamente significativas.
É também sensível à distribuição dentro das células.
Isto pode ser resolvido utilizando sempre variáveis categóricas com um número limitado de categorias.
Tipos de testes Qui-Quadrado
Existem diferentes tipos de testes Qui-Quadrado: teste de adequação, teste de independência e teste de homogeneidade.
Vamos agora apresentar-te em que consiste cada um deles:
Teste de adequação
O teste de adequação do qui-quadrado é utilizado para comparar uma amostra retirada aleatoriamente contendo uma única variável categórica com uma população maior.
Este teste é mais frequentemente utilizado para comparar uma amostra aleatória com a população da qual foi potencialmente recolhida.
Teste de independência
O teste Qui-Quadrado de independência procura uma associação entre duas variáveis categóricas dentro da mesma população.
Ao contrário do teste de adequação, o teste de independência não compara uma única variável observada com uma população teórica, mas sim duas variáveis de um conjunto de amostras entre si. Compara duas variáveis de um conjunto de amostras entre si..
Teste de homogeneidade do qui-quadrado
O teste Qui-Quadrado de homogeneidade é organizado e executado exatamente da mesma forma que o teste de independência.
A principal diferença a ter em conta entre os dois é que o teste de independência procura uma associação entre duas variáveis categóricas dentro da mesma população, enquanto o teste de homogeneidade determina se a distribuição de uma variável é a mesma em cada uma das várias populações (atribuindo assim a própria população como a segunda variável categórica). (atribuindo assim à própria população a segunda variável categórica).
Como efetuar um teste Qui-Quadrado?
Agora que já sabes um pouco mais sobre o que é um teste Qui-Quadrado, vamos apresentar-te como o realizar através de 5 passos principais:
- Define as tuas hipóteses nulas e alternativas antes de iniciares a recolha de dados.
- Decide qual será o valor alfa.
Isto implica decidir o risco que estás disposto a correr de chegar a uma conclusão errada.
Por exemplo, supõe que definimos um valor de α=0,05 para os testes de independência.
Neste caso, decidiste um risco de 5% de concluir que as duas variáveis são independentes, quando na realidade não o são. - Verifica se existem erros nos dados.
- Verifica os pressupostos do teste.
- Faz o teste e tira as tuas próprias conclusões.
Conclusão
Como podes ver, a estatística do teste do qui-quadrado consiste em encontrar a diferença ao quadrado entre os valores de dados reais e esperados e dividir essa diferença pelos valores de dados esperados.
Isto é feito para cada ponto de dados e os valores são somados.
A estatística de teste é então comparada com um valor teórico da distribuição do qui-quadrado.
O valor teórico depende tanto do valor alfa como dos graus de liberdade dos dados.
Lembra-te que também podes utilizar o QuestionPro para a recolha de dados em linha gratuitamente e que dispomos de serviços especializados para a amostragem de inquiridos, tabulação cruzada e codificação de texto através de QuestionPro Audience.
Cria a tua conta gratuita ou diz-nos quais são as tuas necessidades!