A entrevista é um dos métodos de investigação qualitativa mais utilizados. É por isso que vamos discutir os diferentes tipos de entrevistas que podes utilizar para obteres as informações de que precisas.
A entrevista de investigação é um dos métodos mais comuns de recolha de dados informativo. Este método permite recolher e analisar vários elementos: a opinião, a atitude, os sentimentos e as representações do entrevistado.
Ao contrário do inquérito, a entrevista estabelece uma relação especial entre o investigador e o entrevistado. Utiliza-a para testar hipóteses e para trazer à luz novas hipóteses.
Que tipos de entrevistas existem?
Existem diferentes tipos de entrevistas, o grau de liberdade do investigador varia de um tipo de entrevista para outro. Os tipos de entrevistas incluem:
- A entrevista estruturada
- Entrevista não estruturada
- Entrevista semi-estruturada
Para ser bem sucedido na implementação, tens de antecipar os mais pequenos detalhes e saber o que esperar. Aqui estão todos os diferentes tipos de entrevistas que podes encontrar e como são conduzidas.
Entrevista estruturada
Uma entrevista estruturada é um dos tipos de entrevistas que te ajudam a avaliar os candidatos a emprego seguindo um formato padrão. Todos os candidatos são entrevistados no mesmo formato, com o mesmo conjunto de perguntas e escalas de classificação. Por conseguinte, é seguido um processo normalizado para selecionar um candidato.
Numa entrevista estruturada, o entrevistador prepara uma lista de perguntas com base nas competências exigidas pelo posto de trabalho.
Dependendo do número de vagas a serem preenchidas, pode haver muitos entrevistadores fazendo o mesmo conjunto de perguntas a todos os candidatos.
Quando há muitos postos de trabalho, convém recorrer a entrevistas estruturadas. Não é possível seguir um padrão diferente para cada candidato quando há muitos lugares a preencher.
-
Exemplo de uma entrevista estruturada
Imagina que 150 candidatos se candidataram a dez lugares de programador de software numa empresa de comércio eletrónico. Os 25 candidatos com as pontuações mais elevadas passarão a uma ronda de entrevistas com os RH, que consistirá em perguntas de carácter comportamental.
-
Perguntas estruturadas para a entrevista
Em geral, as entrevistas estruturadas consistem em perguntas sobrecompetências profissionais, perguntas comportamentais e perguntas situacionais. As boas perguntas da entrevista exploram os pontos fortes e fracos do candidato. Ajudam o entrevistador a analisar o potencial de um candidato a emprego.
De seguida, apresentamos algumas das perguntas mais comuns que podem servir de guia para a tua entrevista estruturada:
- Fala-me de ti.
- Fala-me das conquistas de que te orgulhas.
- Qual é o desafio que consideras difícil de ultrapassar?
- Dá-me um exemplo de uma situação em que tiveste de correr um risco.
- O que mais te agrada no teu emprego atual?
- O que é que mais detestas no teu emprego atual?
- Dá-nos um exemplo de um trabalho que tenha merecido o apreço dos teus pares.
- Dá-nos um exemplo de uma situação em que tenha havido um conflito no seio da equipa. Como é que lidaste com isso?
Depois da entrevista, podes fazer um inquérito para recolher as opiniões dos candidatos sobre o processo de recrutamento.
-
Vantagens das entrevistas estruturadas
As entrevistas estruturadas são consideradas mais eficazes quando se trata de contratar o candidato certo, entre muitas outras coisas. Demora algum tempo a preparar as perguntas, mas, uma vez feito isso, é bastante fácil e não há qualquer problema em conduzir uma entrevista estruturada.
Apresentamos a seguir algumas das vantagens de realizar entrevistas estruturadas.
Entrevista orientada para o processo. As entrevistas estruturadas seguem um conjunto de processos e dificilmente se desviam dele.
Por exemplo, um candidato tem de passar por algumas rondas de entrevistas e verificação de documentos antes de ser selecionado. Todo este processo pode ser efectuado por entrevistadores ou de forma automatizada através de software informático. Desta forma, há menos probabilidades de erro e de parcialidade em relação aos candidatos.
Questionário reutilizável. Os especialistas na matéria e os gestores de RH criam uma lista de perguntas que são comuns a todos os candidatos. Podem também ser reutilizados em futuras actividades de recrutamento.
Podes aplicar uma entrevista estruturada para o recrutamento em massa.. As perguntas estruturadas são ideais para grandes organizações que contratam muitas pessoas ao mesmo tempo. Também são adequados para empresas que contratam pessoas em intervalos regulares ao longo do ano.
Poupa tempo. Como o entrevistador não tem de perder tempo a preparar perguntas para cada candidato, poupa muito tempo. O gestor de RH e a equipa de gestão não têm de perder tempo a tomar decisões sobre cada candidato.
Por exemplo, muitas empresas realizam testes em linha para selecionar candidatos. Com base nos resultados, os candidatos elegíveis passam à ronda seguinte de entrevistas estruturadas.
Dados fáceis de analisar. O formato e o mecanismo de pontuação para as perguntas estruturadas da entrevista continuam a ser padrão para todos os candidatos. Por conseguinte, é fácil comparar os dados dos candidatos a emprego com base em vários filtros de dados.
Os relatórios podem ser gerados, exportados e as tendências podem ser identificadas para uma melhor tomada de decisões.
Embora haja várias vantagens numa entrevista estruturada, uma entrevista não estruturada tem a sua importância. Mas, antes de nos debruçarmos sobre a questão de saber se devemos realizar uma entrevista estruturada ou não estruturada, vamos perceber o que significa.
Entrevista não estruturada
Uma entrevista não estruturada é um tipo de entrevista que não segue nenhum padrão de perguntas. É subjectiva, e o entrevistador faz perguntas com base nas competências do candidato e nos requisitos do emprego.
Uma organização tenta descobrir se o candidato será uma excelente opção cultural utilizando perguntas de entrevista não estruturadas. Como a lista de perguntas varia de candidato para candidato, as entrevistas não estruturadas não seguem nenhum processo padrão e são únicas para cada candidato.
As perguntas da entrevista não estruturada não têm um sistema de pontuação padrão. Os candidatos são seleccionados com base na sua capacidade de responder às perguntas e de se relacionar com o entrevistador durante a entrevista.
As entrevistas não estruturadas implicam um risco de enviesamento. O entrevistador pode julgar o candidato com base na idade, no sexo, na raça ou na religião.
No entanto, as entrevistas não estruturadas são úteis quando se trata de conhecer de perto um candidato. É fácil para o entrevistador observar como os candidatos reagem ao fluxo variável de perguntas.
Como todo o fluxo de perguntas é dinâmico, o entrevistador pode tentar fazer com que os candidatos se sintam um pouco mais confortáveis, bem como descobrir se o candidato consegue lidar com o stress.
-
Exemplo de uma entrevista não estruturada
Supõe que dez candidatos se candidataram a um lugar de analista de investigação numa empresa de estudos de mercado. Ser-lhes-ão colocadas perguntas específicas sobre a profissão, por ordem aleatória. A dificuldade e o tema das perguntas variam em função do nível de conhecimentos do candidato.
-
Perguntas da entrevista não estruturada
As perguntas da entrevista não estruturada medem frequentemente as competências transversais de um candidato e a probabilidade de sucesso num ambiente ágil.
Exemplos de perguntas não estruturadas incluem:
- Qual era a dimensão da equipa do teu último projeto? Qual era o teu papel?
- Fala-nos de um erro que tenhas cometido. Como o farias de forma diferente agora?
- Como lidarias com um chefe cujas opiniões pessoais são diferentes das tuas?
- Serias capaz de trabalhar com pessoas que são muito diferentes de ti?
- Gostarias de assumir um papel de liderança no futuro?
- Fala-me de uma situação que consideres muito stressante. Como é que lidaste com isso?
- Que tipo de estilo de liderança te agrada? Porquê?
- Porquê realizar entrevistas não estruturadas?
As entrevistas não estruturadas são uma opção ideal quando o número de candidatos é reduzido. Por vezes, os processos tornam-se pesados quando não se aplicam a demasiadas pessoas.
Nestas situações, é melhor não seguires um formato rigoroso. Além disso, se o painel de entrevista tiver tempo suficiente para fazer perguntas aleatórias, deve realizar uma entrevista não estruturada.
Em tempos de incerteza, as empresas enfrentam frequentemente situações difíceis e stressantes. As entrevistas não estruturadas podem ajudar a descobrir como os candidatos lidam com essas situações.
-
Diferença entre entrevistas estruturadas e não estruturadas
As entrevistas estruturadas e não estruturadas diferem entre si nos seguintes aspectos.
-
- Processo
As entrevistas estruturadas são mais orientadas para o processo e, por conseguinte, seguem um conjunto normalizado de regras, como o limite de tempo, o sistema de pontuação e a ordem das perguntas.
As entrevistas não estruturadas, por outro lado, não seguem as regras que se aplicam a todos os candidatos a emprego. Depende do critério do entrevistador.
-
- Medir as competências sociais
Podes medir as competências sociais através de uma entrevista pessoal não estruturada. Isto nem sempre é possível com entrevistas estruturadas. Embora com tecnologias como a inteligência artificial e o processamento de linguagem natural, os chatbots podem analisar as respostas dos candidatos. Com entrevistas pessoais não estruturadas, podes ver a linguagem corporal, as expressões, as emoções e muito mais.
-
- Proximidade
As entrevistas não estruturadas são de abordagem informal. Os entrevistadores baseiam-se frequentemente nos seus conhecimentos, competências e experiência para fazer perguntas. Os candidatos são frequentemente entrevistados com perguntas criadas na hora. As entrevistas estruturadas são mais metódicas na sua abordagem e o questionário é preparado com antecedência.
-
- Encomenda
As entrevistas estruturadas seguem uma ordem específica e o entrevistador não se desvia da sequência de perguntas. As entrevistas não estruturadas não seguem esta ordem.
-
- Escala de classificação
As entrevistas estruturadas têm um sistema de pontuação padrão para cada pergunta. Se o candidato ultrapassar o limite, só ele pode passar à ronda seguinte. Ou, por vezes, o 1% mais bem classificado é selecionado para a ronda seguinte.
Em qualquer caso, um entrevistador não pode manipular o modelo de seleção. Já nas entrevistas não estruturadas, não existe um sistema de pontuação específico.
Depois de examinarmos as vantagens das entrevistas estruturadas e não estruturadas, podemos ficar confusos quanto ao que procurar.
Tanto as entrevistas estruturadas como as não estruturadas têm a sua utilidade. A melhor opção pode ser decidida com base nas tuas necessidades.
Pode também optar-se por uma abordagem híbrida, conhecida como entrevistas semi-estruturadas.
Entrevista semi-estruturada
Outro tipo de entrevista é a entrevista semi-estruturada, que coloca algumas questões numa ordem pré-definida, enquanto outras são colocadas numa ordem aleatória. Este tipo de entrevista consiste em perguntas específicas e gerais.
O entrevistador fará perguntas mais abertas que permitam o debate. Em alguns casos, o entrevistador prepara uma lista de perguntas, mas não as faz todas, ou prepara simplesmente uma lista de tópicos.
Por vezes, o entrevistador começa com perguntas numa ordem fixa, mas depois decide fazer perguntas de seguimento com base nas respostas dos entrevistados.
As entrevistas semi-estruturadas têm o melhor dos dois mundos. Poupa tempo de entrevistae, ao mesmo tempo, dá uma ideia das tendências comportamentais e das capacidades de comunicação do candidato.
-
Exemplo de uma entrevista semi-estruturada
Considera se uma empresa deve contratar um cientista de dados sénior. A entrevista pode começar com uma lista de problemas a serem resolvidos dentro de um prazo estipulado. Mas se os entrevistadores acharem que o questionário é demasiado fácil para os candidatos, podem aumentar o nível de dificuldade das perguntas.
Ou podem fazer perguntas relacionadas com a gestão de equipas e projectos. Ou pode também ser o contrário, primeiro uma discussão aberta e depois a lista normalizada de problemas a resolver.
-
Perguntas da entrevista semi-estruturada
Normalmente, os entrevistadores começam por fazer perguntas para quebrar o gelo e conhecer melhor as qualidades dos candidatos. Dependendo das respostas, o entrevistador pode fazer perguntas para saber mais.
Algumas perguntas que podes utilizar em entrevistas semi-estruturadas são
- Como é a tua semana normal?
- Qual foi o teu papel no projeto?
- Como é que a tua solução afecta o negócio?
- Que ferramentas utilizaste no teu projeto anterior?
- Qual é que achas que vai ser a próxima etapa da tua carreira?
Embora tenhamos salientado as diferenças entre entrevistas estruturadas e não estruturadas, se ainda estiveres num dilema, podes optar por entrevistas semi-estruturadas.
Formas de conduzir os diferentes tipos de entrevistas
Estas são algumas das formas como podes conduzir diferentes tipos de entrevistas:
-
Entrevistas pessoais
Um dos tipos de entrevista mais utilizados é aquele em que as perguntas são feitas pessoalmente, diretamente ao inquirido. Para isso, podes usar como guia um inquérito f2f para tomares nota das respostas.
Podes conceber o teu inquérito de forma a que sejas tu a tomar nota dos comentários ou opiniões mais importantes dos inquiridos.
Vantagens das entrevistas presenciais:
- Aumenta a taxa de resposta. Como o entrevistado e o entrevistador estão frente a frente, há uma forma de adaptar as perguntas se não forem compreendidas.
- Se houver dúvidas de ambas as partes ou se houver uma informação específica que se destaque, podes obter respostas mais completas.
- Outra vantagem deste tipo de entrevistas é que tens a oportunidade de detetar e analisar a linguagem corporal do entrevistado ao fazer perguntas e tomar notas.
Desvantagens:
- São mais duradouros.
- Custo elevado.
- Podem gerar desconfiança por parte do entrevistado, que pode ficar inseguro e não responder com sinceridade.
Contactar os entrevistados pode ser uma verdadeira dor de cabeça, quer se trate de marcar encontros nos locais de trabalho ou de ir de casa em casa e não encontrar ninguém. Por este motivo, muitas investigações são efectuadas em locais públicos, como centros comerciais ou parques.
Há mesmo estudos de consumo que aproveitam estes sites para realizar entrevistas ou inquéritos e dar incentivos, ofertas, cupões, etc. em troca; existem grandes oportunidades para a investigação online em centros comerciais
Uma das vantagens de realizar este tipo de entrevistas é que os inquiridos terão informações mais frescas se a entrevista for realizada no contexto certo e com os estímulos certos, para que possamos ter dados da sua experiência no local, imediatamente e em primeira mão.
Lembra-te de que podes utilizar um inquérito em linha através de um dispositivo móvel, o que certamente te facilitará todo o processo.
-
Entrevista por telefone, um dos tipos de entrevista mais utilizados.
Os inquéritos por telefone são muito utilizados e fáceis de combinar com os inquéritos em linha para realizar uma investigação eficaz.
Vantagens das entrevistas telefónicas:
- Para encontrar os entrevistados, basta que tenhas à mão os seus números de telefone.
- São normalmente mais baratos
- Neste tipo de entrevistas, a informação é recolhida rapidamente.
- O contacto pessoal também pode esclarecer dúvidas ou dar mais pormenores sobre as questões.
Desvantagens:
- Muitas vezes, neste tipo de entrevistas, somos confrontados com o facto de as pessoas não atenderem as chamadas telefónicas porque se trata de um número desconhecido para o inquirido, ou porque simplesmente mudaram de local de residência e não conseguimos localizá-las, o que provoca um enviesamento na nossa investigação.
- Somos também confrontados com aqueles que simplesmente não querem responder e recorrem a pretextos como: estão demasiado ocupados para responder, estão doentes, não têm autoridade para responder às questões colocadas, não têm interesse em responder ou têm medo de pôr em risco a sua segurança.
Um dos aspectos a ter em conta neste tipo de entrevistas é a delicadeza com que os entrevistadores se dirigem aos inquiridos, de modo a facilitar a sua colaboração nas respostas.
Uma boa comunicação é vital para gerar melhores respostas.
Recomendo-te que leias também: Aconselha os teus clientes sobre outros métodos de estudos de mercado.
-
Entrevista por correio eletrónico ou sítio Web
A pesquisa online está a crescer cada vez mais porque os consumidores estão a migrar para um mundo mais virtual e têm de se adaptar a ele. O aumento do número de pessoas com acesso à Internet fez com que as entrevistas por correio eletrónico e por sítio Web se tornassem populares, sendo um dos tipos de entrevista mais utilizados atualmente.
Nada melhor do que um inquérito online. Cada vez mais os consumidores fazem compras online, pelo que são um ótimo nicho para uma entrevista que gere informação para uma tomada de decisão correcta.
Vantagens dos inquéritos por correio eletrónico:
- Velocidade da recolha de dados
- Os inquiridos respondem de acordo com o seu tempo, numa hora e num local à sua escolha.
- Os inquéritos em linha podem ser combinados com outros métodos de investigação ou utilizar alguns dos modelos de entrevista acima referidos. São uma ferramenta que pode perfeitamente complementar e apoiar o teu projeto.
- Podes utilizar uma variedade de perguntas, lógica, criar gráficos e relatórios imediatamente.
Escolhe o tipo de entrevista que melhor se adapta às tuas necessidades!
Sem dúvida, o objetivo da investigação dará o mote para os tipos de entrevistas mais adequados para a recolha de dados e, com base nisso, concebe todo um processo de planeamento, incluindo testes para ver, por exemplo, se as perguntas são as certas e se o inquérito flui da melhor forma.
Em suma, uma investigação eficaz é aquela que nos fornece os dados necessários para compreender o nosso objeto de estudo e que esta informação é aplicável às decisões que tomamos.
Fazer pesquisas online dá-nos a oportunidade de monitorizar essa informação e proporciona-nos muitos outros benefícios que serão de grande ajuda, procurando sempre identificar e satisfazer os desejos dos nossos clientes.