Existem diferentes tipos de investigação quantitativa que podem ser desenvolvidos em função dos objectivos e das questões a que pretendem responder.
Em geral, centram-se na obtenção de informações através de instrumentos como inquéritos, questionários, etc. Uma vez recolhidos os dados, a análise é geralmente efectuada através de métodos estatísticos.
Neste artigo, vamos apresentar-te os 4 tipos mais importantes de investigação quantitativa, em que consistem e exemplos de cada um, para que possas desenvolver corretamente o teu próximo estudo.
Quando é que a investigação quantitativa é utilizada?
A investigação quantitativa é geralmente aplicado para concluir uma relação entre duas ou mais variáveis num público-alvo. Neste processo, são utilizadas várias lógicas, alguns programas informáticos, etc.
As conclusões retiradas da investigação baseiam-se principalmente no facto de a maioria dos membros de uma população ter características semelhantes.
A investigação quantitativa tem questões de investigação claramente definidas e, a partir destas, as respostas devem ser obtidas junto de uma população ou grupo-alvo.
4 tipos de investigação quantitativa
Existem 4 tipos diferentes de investigação quantitativa que podem ser muito úteis no teu próximo estudo:
Investigação descritiva
A investigação descritiva procura descrever o estado atual de uma variável identificada. Os projectos são, portanto, concebidos para fornecer informações sistemáticas sobre um determinado fenómeno.
Este tipo de investigação não começa normalmente com uma hipótese, mas é provável que uma seja desenvolvida após a recolha de dados. O análise dos dados e a sua síntese subsequente fornecem o teste de hipóteses.
A recolha sistemática de dados exige uma seleção cuidadosa das unidades estudadas e uma medição cuidadosa de cada variável.
Exemplos de investigação descritiva incluem:
- Uma descrição de como os alunos do segundo ano utilizam o seu tempo durante as férias de verão.
- Uma descrição dos hábitos tabágicos dos adolescentes.
- Descreve a opinião dos pais sobre o ano letivo de doze meses.
- Uma descrição das atitudes dos cientistas em relação ao aquecimento global.
- Uma descrição dos tipos de actividades tipicamente realizadas em lares de idosos e a frequência com que cada atividade é realizada.
2. investigação correlacional
Como o nome sugere, os investigadores utilizam este tipo de investigação quantitativa para relacionar duas ou mais variáveis através de métodos de análise matemática.
Algumas das variáveis que são frequentemente analisadas são os padrões, as relações e as tendências. O impacto de uma destas variáveis é observado quando a relação entre elas se altera. De facto, é comum que os investigadores tendam a manipular uma das variáveis para obter os resultados desejados.
Idealmente, recomenda-se que não tires conclusões com base na investigação correlacional. Isto porque não é obrigatório que duas variáveis estejam sincronizadas ou relacionadas.
Exemplos de questões de investigação correlacional:
- A relação entre stress e depressão.
- A equação entre fama e dinheiro.
- A relação entre as actividades de uma turma do terceiro ano e os seus alunos.
3. Investigação causal comparativa
Entre os tipos de investigação quantitativa, este destaca-se porque depende principalmente do fator comparação. Este método é utilizado pelos investigadores para tirar conclusões sobre a equação causa-efeito entre duas ou mais variáveis (em que uma variável depende da outra variável independente).
A variável independente é definida, mas não manipulada, e o que normalmente se faz é observar o seu impacto na variável dependente. Observa o seu impacto na variável dependente.. Como as variáveis dependentes e independentes existirão sempre num grupo, é aconselhável que as conclusões sejam cuidadosamente tiradas tendo em conta todos os factores.
A investigação comparativa não se limita à análise estatística de duas variáveis, mas estende-se à análise de como as como diferentes variáveis ou grupos mudam ou grupos mudam sob a influência das mesmas mudanças.
Esta investigação é efectuada independentemente do tipo de relação que existe entre as duas ou mais variáveis em estudo. A análise estatística é o método utilizado para apresentar claramente os resultados obtidos com este tipo de investigação quantitativa.
Exemplo de perguntas de investigação causal comparativa:
- O impacto das drogas num adolescente.
- O efeito de uma boa educação num estudante do primeiro ano.
- O efeito da alimentação nas pessoas em África.
4. Investigação experimental
Outro tipo de investigação quantitativa é a investigação experimental que depende basicamente de uma teoria. Podem existir várias teorias numa investigação experimental. Vale a pena referir que uma teoria é uma afirmação que pode ser verificada ou refutada.
Depois de estabeleceres a afirmação, é feito um trabalho mais aprofundado para perceber se a teoria é válida ou não. Este tipo de método é utilizado principalmente nas ciências naturais ou sociais, uma vez que há várias afirmações que têm de ser provadas como certas ou erradas.
Exemplos de investigação experimental incluem:
- Os métodos de investigação tradicionais são mais eficazes do que as técnicas modernas.
- Os horários de ensino sistemáticos ajudam as crianças que têm problemas de adaptação ao curso.
Conhece as melhores técnicas de investigação quantitativa
Utiliza inquéritos na tua investigação!
Os inquéritos são uma excelente ferramenta para a aplicação de diferentes tipos de investigação quantitativa. No estudos de mercado
são amplamente utilizados para analisar o comportamento dos clientes através de instrumentos como inquéritos em linha
questionários, etc.
Este tipo de ferramenta pode ser realizado com um único grupo específico e pode também ser realizado com vários grupos. Uma condição prévia para este tipo de investigação é que a amostra de inquiridos deve ter membros seleccionados aleatoriamente.
Desta forma, um investigador pode facilmente manter a exatidão dos resultados obtidos, uma vez que o inquérito é administrado a um vasto leque de inquiridos seleccionados aleatoriamente.
Tradicionalmente, este tipo de investigação era realizado através de inquéritos presenciais ou através de
inquéritos telefónicos
mas com o progresso dos meios tecnológicos, hoje em dia, os estudos de mercado são efectuados através de inquéritos online
é a forma mais fácil e mais comum de a aplicar.
Exemplos de perguntas de inquérito:
- Como foi a tua experiência com o nosso serviço de apoio ao cliente?
- O que achas do nosso sítio Web atual?
Lembra-te que com o QuestionPro podes realizar estes tipos de investigação quantitativa e também qualitativa.
Agenda uma demonstração e conhece todas as funcionalidades que temos disponíveis para ti!