Conhece os diferentes tipos de público-alvo, as caraterísticas de cada um e as formas de identificar os clientes certos para os teus produtos e serviços. Continua a ler para saberes como o fazer.
Se atingires o público-alvo certo nas tuas campanhas, estás muito perto do sucesso. Ao visares o público certo, obterás melhores resultados. É por isso que esta é uma das partes mais importantes do processo de pesquisa de mercado porque te permite maximizar os teus resultados.
O que é um público-alvo?
A público-alvo é um grupo de consumidores dentro de um mercado pré-definido que foi identificado como o melhor destinatário para uma determinada mensagem de marketing.
Para criar mensagens eficazes nas tuas campanhas de marketing, tens de definir primeiro o teu público-alvo. Ao fazê-lo, ajuda-te a envolver os decisores e, em última análise, a convertê-los em clientes fiéis.
Basicamente, o público-alvo são os teus potenciais clientes. O grupo de pessoas que pretendes atingir com os teus produtos ou serviços.
Pode ser descrita por atributos comportamentais e demográficos, como a idade, o sexo, o rendimento, a educação ou a localização. Se os identificares, poderás orientar as tuas estratégias de marketing de forma adequada.
Tipos de público-alvo
Em seguida, apresentamos-te os diferentes tipos de público-alvo e as caraterísticas de cada um deles:
Maturistas
Estas são as pessoas que nasceram antes de 1945, quando a investigação cara a cara era a única forma de te relacionares com as pessoas. Os pais eram o ganha-pão e as mães eram donas de casa.
Estas pessoas têm o seu papel de género enraizado, vêem uma empresa como a única em que estarão durante toda a sua vida.
Este é um dos tipos de clientes-alvo que se destaca pela formalidade, uniformidade e cooperação. Também estão mais interessados em ajudar os outros, respeitam a autoridade e são leais.
Esse público se destaca porque seus investimentos preferenciais sempre serão veículos e imóveis.
Baby boomers
Trata-se de pessoas nascidas entre 1945-1964, caracterizadas pelo telefone, pela comunicação face a face e pela importância de construir relações pessoais.
São conhecidos por terem uma mentalidade positiva, ou seja, tudo é uma oportunidade de crescimento e o seu trabalho é o local certo para crescerem profissionalmente.
Também gostam de descobrir coisas novas, de explorar, de ser positivos e o mais importante para eles é o trabalho, pelo que procuram um emprego seguro e duradouro.
Os produtos de eleição dos Baby Boomers são os televisores.
Geração X
Trata-se de pessoas nascidas entre 1965 e 1980. Caracterizam-se por serem migrantes digitais, ou seja, são pioneiros da comunicação por correio eletrónico ou mensagem de texto.
O mais importante é a sua família, são um pouco mais instáveis do que as gerações anteriores e não se preocupam com a sua qualidade de vida. Também têm uma carreira, que tentam equilibrar com a sua vida pessoal.
A Geração X distingue-se por ser individualista, muito mais flexível e não acreditar tanto na autoridade, e os seus produtos preferidos são os computadores portáteis.
Millennials (Geração Y):
São o público-alvo que inclui as pessoas nascidas entre 1981 e 1995, mais conhecidas como nativos digitais, em que as redes sociais e a comunicação através da Internet eram a forma mais importante de comunicação.
A Geração Millennial caracterizam-se pelo facto de atribuírem grande importância à sua família, embora nem sempre aspirem a tê-la. Têm uma mente aberta e são flexíveis, mesmo no trabalho, que não vêem como um lugar onde queiram ficar durante muitos anos.
Também se sentem atraídos e admiram as pessoas públicas que fazem um trabalho altruísta, defendem os direitos humanos e têm um impacto positivo no planeta.
Os produtos que mais consomem são os dispositivos móveis, como telemóveis e tablets.
Centenials (Geração Z):
O último dos diferentes tipos de público-alvo são as pessoas que pertencem à geração Z que nasceram entre 1996 e 2020.
Estas pessoas vieram ao mundo numa altura em que toda a comunicação relevante é digital, a economia mundial está em crise e o aquecimento global está no auge.
Caracterizam-se por serem flexíveis em termos de desenvolvimento profissional e não permanecem muito tempo numa única empresa. Geralmente, trabalham em empregos online, como blogues, blogues de vídeo ou influenciadores de redes sociais.
Admiram as celebridades que mostram verdadeiramente quem são e procuram interagir com as marcas que consomem, que têm sucesso quando mostram valores que contribuem de forma positiva para o planeta e para os direitos humanos.
A Geração Z está sempre ligada e é multitarefa, rejeita a política e procura a igualdade entre as pessoas e o sucesso pessoal.
Entre os produtos que mais consomem estão os dispositivos móveis e as máquinas fotográficas. No entanto, preferem experiências, pelo que as viagens são a sua prioridade.
Passos para identificar o teu público-alvo
Depois de conheceres os diferentes tipos de público-alvo, é altura de identificares o mais adequado para a tua marca com estes passos que temos para ti:
1. realiza um estudo sobre o cliente-alvo
O teu plano de negócios, a tua estratégia de marketing, a tua experiência profissional e os teus conhecimentos prévios sobre o teu público-alvo servirão de base para a tua investigação.
Recolhe toda a informação existente e procura oportunidades para aprender mais sobre ela.
Os relatórios de audiências personalizados podem mostrar dados demográficos e psicográficos, localizações geográficas, bem como os tipos de tecnologia que os clientes da tua marca utilizam.
2) Realiza uma análise de mercado
Depois de saberes um pouco mais sobre os teus clientes-alvo e de teres comparado estes dados com os teus objectivos comerciais, é altura de obteres algum contexto.
Não só estás a tentar fazer com que as mensagens certas cheguem às pessoas certas no momento certo, como também estás a competir com milhares de outras mensagens.
Analisa os esforços de marketing e os planos de negócios dos teus concorrentes para compreenderes melhor o que estás a enfrentar. Da mesma forma, deves estar ciente de quaisquer outras campanhas que a tua empresa esteja a realizar atualmente, pois não queres prejudicar a atenção do público.
3. Define o público
Com dados concretos e um conhecimento profundo dos interesses, desafios e necessidades do teu público, é altura de definir um público-alvo conciso para o qual podes dirigir os teus esforços.
Para isso, tens de responder às seguintes perguntas:
- Que problemas resolve o teu produto ou serviço?
- Que caraterísticas demográficas influenciam o processo de decisão?
- Que caraterísticas psicográficas afectam o consumo de conteúdos?
- Como é que o teu público prefere interagir com marcas semelhantes à tua?
- O teu segmento de público é suficientemente grande?
Esta última pergunta é particularmente importante, pois evitará que gastes recursos em campanhas com baixo ROI.
Importância de identificar o teu público-alvo
Não basta conhecer os diferentes tipos de público-alvo que existem, é necessário identificar os mais adequados à tua marca, ou seja, as pessoas que farão o sucesso do teu produto ou serviço.
O marketing pode ser mais específico nas estratégias, iniciativas e orientação da tua marca. Ajuda-te a clarificar a visão e a colocar todos os membros da organização na mesma página.
Tem mais orientação quando se trata de definir estratégias, tanto para o marketing como para a empresa no seu todo. Uma abordagem orientada ajuda-o a otimizar totalmente os recursos, o tempo e o orçamento.
Quando identificas o teu público-alvo, é possível criar e direcionar as tuas mensagens de forma adequada para um público definido e garantir que este ressoa e se relaciona com esta informação.
Além disso, ao definires o teu público-alvo, podes garantir a fidelidade à marca. Quando te ligas às pessoas ideais e falas diretamente com elas, tens mais probabilidades de garantir a comercialização dos teus produtos.
Outra razão pela qual é importante conhecer o teu público-alvo é porque te permite diferenciar a tua marca da concorrência, uma vez que deixas de falar para uma lista geral de consumidores e começas a direcionar os teus esforços para um segmento específico da indústria, o que te permitirá posicionares-te a ti e à tua marca à frente da concorrência.
Por último, permite-te melhorar os teus produtos e serviços. Ou seja, quando compreendes bem o teu público-alvo e conheces as suas necessidades, podes criar produtos e serviços com caraterísticas à sua medida.