A análise de correlação é uma abordagem estatística usada para determinar a relação entre variáveis quantitativas ou categóricas. Quando você deseja determinar a correlação por meio da análise de dados, há dois tipos de informações com as quais você precisa trabalhar:
- Dados univariados
Quando se deseja trabalhar com uma única variável, é necessário medir a tendência central para obter dados representativos e conhecer seu desvio por meio da dispersão, medir a forma e o tamanho da distribuição por meio da assimetria e medir a concentração dos dados em torno da posição central por meio da curtose. Portanto, os dados relativos a uma única variável são chamados de dados univariados.
- Dados bivariados
A análise de correlação trata principalmente de estudar a relação entre duas variáveis ao mesmo tempo. Por exemplo, o preço de um produto e suas vendas médias, ou a idade e a pressão arterial de uma pessoa.
Assim, dois caracteres de uma mesma entidade, quando medidos simultaneamente com o auxílio de análise estatística, são chamados de dados bivariados.
Tipos de análise de correlação
Se houver algum tipo de correlação entre duas variáveis, ambas se alteram juntas ao longo de um período de tempo. A correlação encontrada pode ser positiva ou negativa, dependendo dos valores numéricos medidos.
Análise de correlação positiva: Quando o aumento de uma das variáveis faz com que a outra também comece a aumentar, garantindo uma correlação positiva entre elas.
Análise de correlação negativa: Quando o aumento de uma das variáveis faz com que a outra variável comece a diminuir, garantindo uma correlação negativa entre elas.
Métodos para realizar análise de correlação
Nos métodos estatísticos, o coeficiente de correlação “r” mede a força, direção e extensão da relação entre duas variáveis, onde o valor de “r” varia sempre entre +1 e -1.
Lembre-se: é inútil calcular a correlação se não houver relação entre as duas variáveis, uma vez que a correlação só se aplica a relações lineares. Por outro lado, se existir uma relação forte entre as duas variáveis, mas não for linear, o valor da correlação pode ser enganoso.
É aconselhável que, antes de realizar uma investigação de correlação usando qualquer um dos métodos, você examine primeiro o gráfico de dispersão.
Abaixo estão alguns dos métodos de coeficiente de correlação mais comumente usados.
Método do gráfico de dispersão
O método do gráfico de dispersão é uma abordagem usada para encontrar a correlação entre duas variáveis. A relação entre as duas variáveis é apresentada na forma de um diagrama para entender o quão próximas elas se relacionam.
Também chamado de gráfico de dispersão ou tabela de correlação, o diagrama possui duas variáveis ao longo de seus eixos “x” e “y”, sendo uma delas independente e a outra dependente.
É fácil prever o comportamento da variável independente dependendo da extensão da sua medição.
De acordo com o tipo de correlação, os gráficos de dispersão podem ser divididos em gráficos de dispersão sem correlação, gráficos de dispersão com correlação moderada e gráficos de dispersão com correlação forte.
Coeficiente de correlação de Pearson
Também chamado de “coeficiente de correlação produto-momento”. É definido como um número entre -1 e 1 que indica o grau em que as duas variáveis estão linearmente relacionadas.
- O método de correlação de Pearson é adequado para variáveis métricas que também incluem variáveis dicotômicas.
- A correlação é sempre denotada como ‘»r»
- “r” é independente da unidade de medida.
Fórmula de correlação de Pearson
Coeficiente de Spearman
É uma versão não paramétrica do coeficiente de correlação de Pearson. Este método é usado para medir a força e a direção do relacionamento ou associação entre as duas variáveis.
- A letra grega “ρ” é usada para indicar o Coeficiente de Correlação de Spearman.
- Também indicado pelo símbolo rs.
- Spearman é utilizado tanto para variáveis ordinais quanto para dados contínuos que falharam nas suposições necessárias para realizar o coeficiente de correlação de Pearson.
Fórmula do coeficiente de Spearman
Método dos mínimos quadrados
É um problema matemático que serve para encontrar o grau de correlação entre as duas variáveis a partir da raiz quadrada do produto de dois coeficientes de regressão, o de “x” em “y” ou o de “y” em “x”.
- O método dos mínimos quadrados garante que os erros quadráticos totais sejam os mais baixos possíveis.
- Também conhecida como “Linha de Melhor Ajuste”.
- É usado para calcular a média dos valores `x’ e `y’.
Fórmula do Método dos Mínimos Quadrados
Como usar a análise de correlação em pesquisas
Quer saber como fazer uma análise de correlação com a QuestionPro? Se deseja utilizar a análise de correlação nas pesquisas que vai aplicar, basta seguir estes passos:
- Faça login em sua conta QuestionPro.
- Vá para “Pesquisas”.
- Encontre a pesquisa que deseja analisar e abra-a
- Vá para “Análise”.
- Vá para “Análise de Correlação”.
Se você quiser saber mais sobre nosso recurso de análise de correlação de pesquisas, entre em contato com nossa equipe e teremos prazer em ajudá-lo.