Durante a fase de análise de dados em pesquisa qualitativa, os pesquisadores frequentemente enfrentam uma grande quantidade de informações que precisam ser analisadas e interpretadas para fornecer insights que conduzam a ações apropriadas para o usuário final.
Para ajudá-lo a conhecer as melhores estratégias e ferramentas para realizar uma análise eficaz, este artigo compartilhará as três principais recomendações a serem consideradas.
O que é análise de dados em pesquisa qualitativa?
E um processo sistemático que busca identificar, compreender e descrever os componentes de uma unidade de informação. Os dados são ordenados e sintetizados para compreender seu significado.
Esse procedimento foca principalmente na análise de dados não numéricos para entender conceitos, opiniões ou experiências, coletados através de métodos qualitativos. O objetivo é obter insights profundos sobre um problema de pesquisa.
Em muitos estudos qualitativos, os bancos de dados incluem transcrições de entrevistas abertas, focadas e exploratórias, mas também podem envolver outros recursos criativos, como observações gravadas (vídeos), grupos focais, textos e documentos, materiais multimídia, recursos do domínio público, fotografias e documentos autobiográficos.
A análise ocorre como uma etapa explícita na interpretação conceitual do conjunto de dados, utilizando estratégias analíticas específicas para transformar os dados brutos em uma representação nova e coerente do fenômeno estudado.
Tipos de análise de dados de pesquisas qualitativas
Na pesquisa qualitativa, não há um único método predefinido de análise de dados. Em vez disso, os pesquisadores aplicam uma variedade de procedimentos que dependem da orientação do projeto e das características do objeto de estudo.
Algumas das estratégias mais comuns de análise qualitativa incluem:
Análise qualitativa de conteúdo
Envolve classificar e/ou codificar diversos elementos de uma mensagem em categorias para revelar seu significado de forma adequada. Esse método geralmente descreve e categoriza palavras, frases e ideias comuns extraídas dos dados qualitativos.
Quando a análise de conteúdo é realizada de forma qualitativa, ela se baseia na interpretação do conteúdo explícito de um texto, além da análise do significado latente presente nas entrelinhas. Essa abordagem é usada para entender o contexto e as nuances que não estão imediatamente visíveis.
Os textos apropriados para essa análise podem incluir mensagens ou comunicações de massa, como jornais, revistas, rádio, televisão e Internet. Na pesquisa de mercado, a análise de conteúdo é frequentemente utilizada para examinar a linguagem usada nas descrições de produtos e identificar padrões de comunicação.
Análise comparativa constante
Envolve a comparação de um dado específico (como uma entrevista) com todos os outros dados semelhantes ou diferentes, com o objetivo de desenvolver conceituações sobre as possíveis relações entre eles.
Em muitas investigações qualitativas, cujo objetivo é gerar conhecimento sobre padrões e temas comuns na experiência humana, esse processo continua com a comparação de cada nova entrevista ou registro até que todos os dados tenham sido analisados em relação aos demais.
Esta estratégia é frequentemente utilizada para estudar fenômenos humanos, assumindo que os processos sociais fundamentais ajudam a explicar comportamentos e experiências.
No entanto, muitas outras metodologias também aplicam essa estratégia analítica para criar conhecimento que é geralmente descritivo ou interpretativo.
O método de comparação constante pode ser usado tanto para analisar respostas estruturadas quanto para aquelas obtidas a partir de questões abertas em um questionário.
Análise do discurso
Examina como a comunicação e a linguagem são utilizadas para gerar efeitos em contextos específicos. Em vez de considerar a linguagem como uma representação direta da experiência humana, essa abordagem a vê como uma ferramenta linguística explicitamente construída e moldada por influências sociais e ideológicas.
As estratégias de análise do discurso são fundamentadas em teorias desenvolvidas em campos como sociolinguística e psicologia cognitiva. Essas teorias buscam compreender o que está sendo representado nas diversas formas como as pessoas comunicam ideias.
Esse método é utilizado em investigações críticas para explorar a linguagem e entender como ela revela influências sociais subjacentes aos comportamentos e pensamentos.
Outros tipos de análise de dados em pesquisas qualitativas
Além das citadas, outras estratégias utilizadas na pesquisa qualitativa são:
- Análise temática. Identifique e interprete padrões e temas em dados qualitativos.
- Análise textual. Examina o conteúdo, a estrutura e o design dos textos. É frequentemente usado em estudos de mídia para compreender como a cobertura noticiosa muda ao longo dos anos.
- Análise narrativa. Reconheça até que ponto as histórias que as pessoas contam fornecem insights sobre suas experiências vividas.
- Análise hermenêutica. Constitui um processo de interpretação de sinais, símbolos e textos, é sempre mediado pela experiência humana, que sempre adquire significado por meio da linguagem.
- Abordagem fenomenológica. Procura descobrir algum tipo de estrutura subjacente ou essência de uma experiência vivida através do estudo intensivo de casos individuais.
Etapas para realizar análise de dados em pesquisas qualitativas
Para conduzir a análise qualitativa dos dados, recomenda-se seguir as seguintes etapas:
- Preparação os dados: Comece transcrevendo entrevistas ou digitando notas de campo, preparando os dados para a análise.
- Revisãos: Examine os dados para identificar padrões, temas ou ideias repetidas que surgem durante a revisão.
- Crie um sistema de codificação: Com base nas ideias iniciais, crie um conjunto de códigos para categorizar os dados de forma sistemática.
- Atribuição de códigos aos dados: Aplique os códigos aos dados, como rotular as respostas de cada participante em uma planilha. Durante a análise, você pode criar novos códigos e ajustar o sistema de codificação conforme necessário.
Como aprensentar os resultados da análise
Para apresentar os resultados de uma análise de dados de pesquisa qualitativa, é importante compartilhar os dados de uma forma que seja compreensível e útil para as pessoas que tomarão as decisões.
Por exemplo, na análise qualitativa de conteúdo os dados podem geralmente ser apresentados em tabelas e matrizes. Isto é particularmente útil quando citações são usadas para articular resultados de pesquisas que se cruzam.
No método comparativo constante, a apresentação dos resultados tem como foco revelar os temas que emergiram dos dados. Embora visualizações de dados possam ser usadas, as descobertas normalmente são mostradas vinculadas a trechos específicos do conjunto de dados, que ilustram explicitamente os temas.
Otimize a análise dos seus dados qualitativos com a tecnologia certa
Agora que você entende o que é análise de dados qualitativos, os diferentes tipos de análise e as principais etapas para realizá-la, é hora de explorar as ferramentas tecnológicas que podem otimizar essa análise.
Na QuestionPro, oferecemos ferramentas como o Software de Análise de Texto e Conteúdo, que ajudam a transformar seus dados em descobertas significativas de forma simplificada. Se você deseja aprender mais sobre essas ferramentas, solicite uma demonstração clicando no link abaixo.