A amostragem por conglomerados é uma técnica na qual grupos de participantes que representam a população são identificados e incluídos na amostra.
O objetivo principal da amostragem por conglomerados é a redução de custos e o aumento da eficiência da amostragem. Essa técnica também pode ser aplicada em conjunto com a amostragem em vários estágios.
Uma grande diferença em relação à amostragem estratificada está no fato de que, na amostragem por conglomerados, um grupo é considerado como uma unidade amostral, enquanto na amostragem estratificada apenas elementos específicos dos estratos são aceitos como unidades amostrais.
Portanto, na amostragem por conglomerados, uma lista completa de grupos representa a base de amostragem, e alguns grupos são escolhidos aleatoriamente como fonte de dados primários.
A amostragem por área ou geográfica é a versão mais popular da amostragem por conglomerados. Especificamente, uma área pode ser dividida em grupos, e dados primários podem ser coletados de cada grupo para representar a visão de toda a área.
A natureza da análise de conglomerados depende do tamanho comparativo dos conglomerados separados. Se não houver grandes diferenças entre os tamanhos dos grupos, a análise pode ser realizada combinando-os.
Caso contrário, se houver grandes diferenças nos tamanhos, a probabilidade proporcional ao tamanho da amostra pode ser aplicada para realizar a análise.
Exemplo de amostragem por conglomerados
Imagine que você deseja avaliar quanto os consumidores gastam em diversos tipos de transporte na Cidade do México. Como a cidade é muito grande, precisamos amostrar apenas 3 dos 16 distritos.
Existem três etapas para a aplicação dessa amostragem:
- Selecione um agrupamento de conglomerados como base de amostragem. No exemplo anterior, as 16 delegações da Cidade do México representam a base amostral do estudo.
- Marque cada conglomerado ou grupo com um número exclusivo. Podemos numerar facilmente cada delegação de 1 a 16.
- Escolha uma amostra de conglomerados usando amostragem probabilística. Usando amostragem sistemática (ou outra técnica probabilística), podemos escolher 3 das 16 delegações. Os domicílios residentes nas 3 delegações representarão a amostra do estudo.
Vantagens da amostragem por conglomerados
Estes são alguns dos benefícios de selecionar uma amostra por conglomerados, também conhecida como amostragem por clusters:
- É o método probabilístico mais econômico e eficiente em termos de tempo para grandes áreas geográficas.
- Esse método é fácil de usar do ponto de vista prático.
- Amostras maiores podem ser utilizadas devido à acessibilidade dos membros do grupo amostral.
Desvantagens
- Você precisa ter informações detalhadas sobre o grupo.
- Normalmente, há uma taxa de erro de amostragem mais alta do que em outras técnicas. Convido você a ler: Margem de erro: o que é e como se calcula?
- A amostragem por conglomerados pode não refletir toda a diversidade da base de amostragem.
Agora você tem informações que o ajudarão a obter a amostra correta para sua pesquisa. Se for realizar pesquisas sociais, confira outros tipos de amostragem disponíveis.