Hoje aprenderemos como criar um repositório de pesquisas que possa ajudá-lo a resolver problemas em nível macro e micro, além de ser um facilitador essencial para a descoberta e o gerenciamento de insights utilizáveis em seus estudos.
No entanto, para alcançar isso, é necessário haver extrema clareza por parte de todas as partes interessadas nos processos atuais e em tudo o que é necessário para chegar a uma plataforma unificada de investigação e insights que seja escalável e proporcione valor.
O que é um repositório de pesquisa?
Um repositório de pesquisa é uma plataforma consolidada para organizar, explorar, pesquisar e descobrir todos os dados de pesquisa em um repositório estruturado, permitindo que você exiba rapidamente dados de clientes e de pesquisa de forma clara e fácil de entender.
Um repositório de pesquisa funciona como uma Wikipédia para equipes de pesquisa, tomadores de decisão e muitos outros, oferecendo uma maneira de pesquisar estudos anteriores, analisar as informações, observar a progressão do conhecimento e, o mais importante, reduzir o tempo e o custo de pesquisas futuras.
Como criar um repositório de pesquisa
Veja como criar um repositório de pesquisa ou de insights em seis etapas fáceis:
Designar a equipe que irá gerenciar o repositório de pesquisas
Os pesquisadores e a equipe de pesquisa mais ampla da sua organização devem operar e manter o repositório. Mesmo dentro de um grupo, designe líderes de pesquisa que impulsionarão a adoção da ferramenta internamente e em toda a organização.
Essa equipe e seus membros precisam ter uma visão geral da pesquisa que está sendo conduzida em toda a organização e com vários grupos de interesse, internos e externos.
Essa equipe também será responsável por manter a taxonomia, montar fluxos de trabalho e ajudar a derivar conhecimento do repositório de pesquisa. Confiar essa responsabilidade à equipe ajudará a tornar a plataforma a fonte unificada de conhecimento dentro da organização.
Embora vários membros possam contribuir para a adoção bem-sucedida da plataforma, deve haver líderes empresariais que possam desbloquear todo o seu potencial.
Organize suas pesquisas existentes e anteriores
Depois de decidir sobre a equipe e a ferramenta, é vital definir a taxonomia do negócio, as tags de grupo e outros critérios para organizar as pesquisas existentes e anteriores. Isso pode ser feito por projetos, produtos, locais ou qualquer outro critério de sua escolha.
A organização em si ajuda a consolidar pesquisas e dados de diversas fontes e, a partir disso, construir um gráfico de conhecimento robusto e escalável. Além disso, as partes interessadas empresariais e os pesquisadores podem obter dados sobre o volume, a escala, os métodos, as ferramentas e o ROI da pesquisa.
Adicione dados de apoio
Outro passo para aprender como criar um repositório de pesquisa é adicionar notas, dados, observações e feedback. Com isso, o repositório de dados se tornará extraordinariamente robusto e poderoso. Reunir informações relevantes e rotulá-las da maneira que melhor funcione para sua marca permite obter os dados mais concretos e precisos.
Pode parecer que você está adicionando muitas informações, mas se elas estiverem corretamente marcadas com todos os dados de pesquisa relevantes, você criará a versão mais poderosa do seu repositório de pesquisa.
Com a adição de melhores práticas, notas e outras informações de apoio, seu repositório continuará a crescer, e o tempo necessário para extrair insights úteis será reduzido.
Sintetize e analise os dados
Utilizar uma ferramenta que permita gerenciar seus dados de pesquisa, tanto qualitativos quanto quantitativos, e sua análise na mesma plataforma ajudará a obter o melhor dos dois mundos (gestão de produtos, plataforma de pesquisa e ferramentas de comunicação) em um único local.
Isso também permite centralizar todos os dados relevantes para melhor gerenciamento e até mesmo acesso posterior, se necessário.
Crie dados, descobertas e relatórios críticos
É essencial criar relatórios e informações valiosas que sejam facilmente digeríveis em seu repositório de pesquisa. Dividir estudos complexos em relatórios marcados de forma inteligente, consistindo em dados e insights críticos, proporcionará a melhor adoção do repositório.
Além disso, essas descobertas fornecem um retrato de cada relatório e permitirão comparar relatórios, tirar conclusões, identificar custos acumulados e justificar o ROI da pesquisa.
A criação de visualizações instantâneas de cada estudo de pesquisa por nome, candidato, unidade de negócios, metodologia de pesquisa, cronogramas, custos e muito mais fornecerá as informações mais concretas sobre a plataforma, o que, por sua vez, aumentará a adoção.
Identifique e compartilhe insights
Por fim, é hora de marcar os estudos de pesquisa com a taxonomia de negócios apropriada e ajudar a criar um grupo de metatags, índices e relatórios de insights pesquisáveis. Agrupar ou adicionar várias tags não é um problema, desde que elas ajudem a fazer inferências imediatas.
A marcação e o compartilhamento de dados proporcionam às partes interessadas uma visão completa do processo de pesquisa, o que também ajuda a aumentar a adoção e o uso do repositório de pesquisa.
Os agrupamentos podem conter dados sobrepostos, mas tudo bem, desde que todas as partes interessadas relevantes, por cargo, estudo de pesquisa, grupo empresarial e outros critérios, tenham acesso aos insights.
Quer saber mais sobre o repositório de pesquisa QuestionPro?
Como você pode ver, ter um repositório de pesquisa robusto e ferramentas especialmente projetadas para pesquisadores é essencial para alcançar com sucesso os objetivos de uma organização, tanto no curto quanto no longo prazo.
Se você quiser ver em primeira mão como funciona um repositório de pesquisas desse tipo, convidamos você a solicitar uma demonstração gratuita clicando no link abaixo. Você ficará surpreso!