A utilização de inquéritos para startups tem-se revelado uma estratégia de mercado extremamente interessante e útil.
Uma boa pesquisa de mercado é um dos fatores importantes por detrás do sucesso de qualquer organização, independentemente da sua dimensão. É necessário analisar se o novo produto ou ideia será, ou não, aceite pelas pessoas.
Neste sentido, ao longo deste artigo vamos analisar como os inquéritos para startups podem ser game changers para quem começa uma ideia de negócio.
O que são Startups?
As Startups são empresas novas e em crescimento que têm frequentemente ideias inovadoras e procuram agitar as suas respetivas indústrias.
São tipicamente formadas por empresários que identificaram uma necessidade ou oportunidade no mercado e trabalham para desenvolver um produto ou serviço para satisfazer essa necessidade.
Por norma, têm uma equipa pequena e recursos limitados, e muitas vezes operam num ambiente de alto risco e de alto retorno.
No fundo, as Startups são normalmente empresas em fase inicial e estão geralmente à procura de financiamento para crescer e expandir-se.
Por que fazer inquéritos para startups?
As vantagens de utilizar inquéritos para startups são muitas e frequentemente ignoradas, especialmente entre os empresários em fase embrionária.
Ser conduzido pela prudência e pelos dados não caracteriza a maioria das empresas em fase de arranque, mas ter dados precisos sobre o seu mercado-alvo dar-lhe-á um quadro mais amplo para melhor compreender o seu público ideal.
Esta clareza e informação sobre o seu mercado-alvo também lhe dará a certeza de um crescimento sustentável e dará aos seus potenciais investidores futuros. Nada inspira mais confiança do que uma startup com dados a seu favor.
Vantagens dos inquéritos para startups
As principais vantagens da utilização dos inquéritos são as seguintes:
Previsão da procura
Os inquéritos para startups permitem-lhe fazer perguntas que exploram as preferências e necessidades do seu público-alvo.
Esta ferramenta irá ajudá-lo a descobrir se os clientes são suscetíveis de comprar online ou offline, que época do ano, os fatores que influenciam as suas decisões, quanto é provável que gastem, etc.
Segmentação de mercado
O mercado está dividido em vários segmentos com base em parâmetros geográficos, sociais e económicos, pelo que uma aplicação de inquérito pode ajudá-lo a segmentar o público com base nas respostas.
É possível filtrar as respostas e criar um relatório para uma determinada demografia, por exemplo.
Lacuna no mercado atual
Outra vantagem da realização de inquéritos é que ajudam a identificar lacunas no mercado atual.
Faça perguntas que o ajudem a descobrir que problemas os seus clientes enfrentam na sua vida quotidiana enquanto utilizam os produtos existentes.
Leia também: O que é um estudo transversal – Guia completo
Análise da concorrência
A vantagem seguinte de utilizar inquéritos para startups é que o ajuda a realizar uma análise da concorrência.
Se fizer uma pergunta de sim/não como esta: “Está satisfeito com o seu atual fornecedor de serviços Internet” ou perguntar: “Que características gostaria de ver o seu atual fornecedor de serviços melhorar?”, pode descobrir qual é o ponto de dor do cliente e certificar-se de que resolve esta lacuna no seu produto ou serviço.
Conceção de produtos e serviços
Uma vez recolhidos os dados de pesquisa de mercado, é possível decidir que características devem ser incluídas na primeira versão do produto e o que pode ser guardado para uma fase posterior.
Além disso, pode decidir que características são suscetíveis de ser populares entre os clientes e, portanto, ajudá-lo a planear a sua estratégia de investimento.
Decidir sobre o modelo de negócio
Os inquéritos podem ajudá-lo a decidir se deve optar por uma assinatura mensal ou por um modelo de pagamento por utilização.
Dependendo da dimensão do mercado potencial, permite-lhe decidir qual deve ser o preço certo e quanto tempo levará para que o seu negócio se torne rentável.
Como realizar inquéritos para startups?
Deixamos aqui um exemplo prático de como estas vantagens podem ser aplicadas.
Exemplo: Estrutura de Inquérito
Um inquérito para startups básico deve responder às três perguntas seguintes. Estas são fundamentais.
- Quem é o meu mercado-alvo?
- A minha ideia de produto é procurada?
- Quanto é que as pessoas estão dispostas a pagar pelo meu produto?
Desenvolva seus inquéritos com a software de inquéritos da QuestionPro. Clique aqui e crie sua conta grátis!
Mercado-Alvo
De facto, é provável que tenha definido o seu mercado desde cedo. Talvez mesmo antes de ter definido o seu produto. E está provavelmente convencido de que sabe quem quer o seu produto.
Portanto, o seu inquérito deve começar por fazer algumas perguntas demográficas. Género, idade, rendimento familiar, região.
Estas não consideram a sua ideia específica de produto, mas pintam um quadro do seu público-alvo para poder aprender como diferentes tipos de pessoas respondem a perguntas posteriores sobre o seu produto.
Devem seguir-se perguntas comportamentais. Estas revelam factos sobre o estilo de vida do seu público que se relacionam com a sua ideia de produto.
Escolha quatro ou cinco perguntas relevantes que considere que possam afetar se alguém estará interessado no seu produto. Seja inteligente. Seja criativo.
Procura
A medição da procura da sua ideia de produto é um processo em duas etapas.
- Primeiro, pergunte sobre produtos concorrentes ou similares. As pessoas utilizam produtos concorrentes? O que não gostam neles? Há quanto tempo é que os utilizam? Onde aprenderam pela primeira vez sobre eles?
- A seguir, apresente o seu conceito de produto e peça as primeiras impressões. Esta é a parte mais delicada e mais frequentemente falhada de um estudo de mercado. Por isso, seja exaustivo, descreva bem o seu produto/serviço.
Vontade de pagar
Finalmente, avalie a vontade dos inquiridos de pagar pelo seu produto. Use um Van Westendorp – um conjunto de quatro perguntas específicas, abertas, que lhe darão uma perspetiva holística sobre quanto o seu público está disposto a pagar. As perguntas são:
- A que preço consideraria o produto demasiado caro?
- A que preço consideraria o preço do produto tão baixo a ponto de questionar a sua qualidade?
- A que preço consideraria o produto começar a ficar caro, mas ainda assim consideraria comprá-lo?
- A que preço consideraria o produto como uma pechincha – uma grande compra pelo dinheiro?
Esta estrutura é apenas um exemplo. Mas, pode ser um bom ponto de partida para desbloquear a fase de arranque do negócio.
Qual melhor sistema de inquérito para startups?
Com efeito, identificadas as vantagens e como estruturar o seu inquérito, só falta avançar encontrar a ajuda ideal para o fazer.
Assim, quando se trata de escolher o melhor sistema inquéritos para startups, há muitas opções disponíveis, principalmente softwares profissionais de inquéritos.
Estas ferramentas são relativamente fáceis de utilizar e oferecem uma vasta gama de características, tais como múltiplos tipos de perguntas, marcas personalizadas e opções de exportação de dados.
Além disso, estes softwares de inquéritos oferecem características mais avançadas, tais como análises avançadas, inquéritos em múltiplas línguas, lógica e encaminhamento de inquéritos, e integração de dados. Se quiser saber mais sobre inquéritos para startups e como conduzir a sua pesquisa de mercado com a QuestionPro, por favor contacte-nos – ajudá-lo-emos de imediato!