Está prestes a lançar um novo produto no mercado? Sabemos que a conceção e lançamento não é uma tarefa fácil, requer confiança e risco para impulsionar uma ideia, por isso é importante que as equipas de planeamento e conceção saibam como validar um produto para tomar decisões com base em determinadas prioridades.
Se fizermos uma pequena pesquisa antes de apresentarmos um produto ao mercado, podemos evitar problemas infinitos, ter em conta as recomendações que hoje partilhamos consigo e conseguir um lançamento bem-sucedido.
Vantagens de avaliar um produto
Os principais benefícios dos testes iniciais na fase de desenvolvimento do produto são:
- Evitar o mau investimento no conceito
- Retendo grandes conceitos que podem ser ignorados internamente.
Se uma equipa de planeamento e desenvolvimento não fizer a investigação necessária para saber se um produto será ou não aceite pelos consumidores, estes não terão os resultados desejados no lançamento.
O desenvolvimento do produto é muito mais fácil quando o cliente e o público potencial do mercado estão envolvidos no processo. Com um profundo conhecimento das necessidades e expectativas dos consumidores na fase de conceção, o trabalho a ser feito pode ser melhor planeado para o sucesso.
Por conseguinte, é necessário tomar decisões inteligentes com os dados em mãos, centradas nas necessidades dos clientes para tomar ações inteligentes para o negócio.
Como validar um produto: pontos a ter em conta
Para você ler depois: Pesquisa on-line: como fazer uma investigação de mercado de sucesso
Volte a testar com os seus clientes
Os seus clientes fiéis são uma extensão da sua marca. Podem facilmente detetar uma característica do produto que os peritos podem estar a ignorar. Ver através dos olhos dos seus compradores vai ajudá-lo a ter mais vitórias no mercado.
Experimente novos conceitos com o apoio de peritos
Para além de trabalhar com os seus potenciais clientes, é recomendado testar inovações com especialistas da indústria, com audiências informadas – isto dar-lhe-á o outro lado da moeda e permitir-lhe-á aferir o ponto de vista dos dois sectores.
Criar um conjunto de atributos a serem cumpridos
Antes de começar a avaliar um produto, é importante ter uma lista de atributos claramente definidos, que devem representar sucesso para a marca.
O objetivo do teste é identificar quais os conceitos que correspondem a estes atributos e em que medida.
Muitos atributos são universais, por exemplo, o grau de singularidade, utilidade e intenção de compra. O desenvolvimento de uma lista irá ajudá-lo no devido tempo a comparar os resultados dos testes de novos conceitos com os dos testes anteriores.
Analise o Mercado e a Concorrência
Por vezes, validar um produto é também percorrer o mercado e identificar as falhas do mesmo. Se no mercado existe um gap para um produto ou serviço, este pode ser um bom ponto de partida.
Por outro lado, analisando a concorrência é possível entender os fatores diferenciadores do nosso produto/serviço, o que ajudará a melhorar, em contrapartida. No fundo, trará mais inputs e melhorar toda a sua experiência.
Formule uma lista dos elementos que precisa de conhecer
Seja claro quanto ao objetivo da sua investigação. Se vai realizar inquéritos online para recolher os dados de que necessita, não se esqueça de verificar as perguntas que vai fazer e as suas opções de resposta. Certifique-se de que as suas palavras representam os sentimentos possíveis dos seus potenciais clientes e que os parâmetros de resposta distinguem entre bons e maus conceitos.
No fundo, validar um produto, mas que este vá de encontro à experiência do consumidor.
Avalie a conceção do seu inquérito
Se todos os seus conceitos tiverem uma pontuação muito semelhante em algumas ou muitas das perguntas, então sonda o público errado, ou utilizou o conjunto errado de atributos, ou itens de sondagem. Não se esqueça de avaliar sempre a eficácia e a conceção do seu questionário.
Recomendações ao validar um produto
Não deitar ideias fora
Inovar não é tarefa fácil. Considerar todas as ideias e resistir ao impulso de avaliar e descartar qualquer ideia demasiado depressa.
Não se deixe levar por conceitos que apresentam desafios internos, ainda precisa de saber o que os seus clientes pensam sobre estes conceitos. Concentre a sua energia em encontrar soluções para problemas relevantes e ouça os seus clientes.
Não rejeite um conceito porque é difícil para um cliente compreender
Uma grande inovação pode ser realmente difícil de compreender para a sua base de clientes potenciais, porque é complexa, inesperada ou sem precedentes. Isto não significa que não vão gostar quando o experimentarem. Se tiver dificuldade em transmitir um conceito ao seu público, contacte um perito para obter ajuda para tal.
Não espere compreender todas as dimensões ao avaliar um produto
Olhar para a sua marca através dos olhos do seu cliente ajudá-lo-á a proteger-se contra atributos desnecessários desde o início. Concentre-se em resolver o problema do seu cliente, ou em tornar o seu produto fácil de usar.
Por exemplo, na temática do preço, há sempre questões que os inquiridos vão sentir de forma própria, apesar do valor do produto, os teste de preço são sempre sensíveis.
O melhor é recolher as informações dadas e saber como jogar com estes testes de preço e conseguir o preço ideal.
Não utilizar a mesma prova de conceito para grandes inovações e pequenas inovações
Não é a mesma coisa fazer um teste para avaliar o sucesso de um produto se a inovação for pequena ou grande, considerar os fatores que consideraria para definir que o seu produto será aceite no mercado, se estiver à procura de credibilidade ou para resolver uma necessidade no mercado, etc. O teste que precisa de realizar dependerá disto.
Não pense que precisa de muito tempo para avaliar um produto
Não cometa o erro de pensar que os testes de produtos exigem demasiados recursos internos e que não tem o equipamento necessário para o fazer.
Há muitas soluções para questões básicas de avaliação. O importante aqui é que obtenha os conhecimentos de que necessita ao avaliar um produto para o ajudar a obter os resultados desejados do seu novo lançamento.Lembre-se que a QuestionPro o ajuda a realizar inquéritos sobre como validar um produto, de uma forma fácil e eficaz. Solicite já uma demonstração da nossa plataforma no chat online!