Um boa pesquisa não mágica. Basta uma ferramenta poderosa e levar esses elementos de uma pesquisa em consideração.
7 elementos de uma pesquisa que você deve considerar
Vamos aos principais:
1. Introdução
Entre os elementos para a realização de pesquisas, está a introdução, que é uma excelente forma de dar o tom às pesquisas e agradecer aos respondentes pelo tempo que dispensam.
Não se esqueça de incluir uma introdução em suas pesquisas, mesmo que seja uma frase simples. Se você já tem uma introdução, é melhor garantir que ela não seja muito longa. Uma introdução extensa torna a leitura pesada e entedia os entrevistados, tornando-os menos propensos a continuar com a pesquisa.
Nas pesquisas online, é importante saber o que fazer e o que não fazer. Lembre-se de que esta parte da pesquisa é bem-vinda, pois os respondentes estão prestes a lhe dar um feedback valioso que será de grande ajuda para a sua pesquisa. Aqui estão algumas boas práticas para a introdução da sua pesquisa online.
A maioria dos entrevistados pode decidir, ao ler uma introdução, se quer continuar com a pesquisa ou não. Isso significa uma taxa de resposta mais baixa ou, se eles decidirem continuar, uma alta probabilidade de obter respostas mais honestas.
Lembre-se de que existem centenas e milhares de pesquisas criadas por profissionais e amadores de todo o mundo que desejam coletar dados. Todo pesquisador deseja atrair pessoas que forneçam feedback preciso e verdadeiro.
2. Leia sua pesquisa como se você fosse o respondente
Quando criamos uma pesquisa, é muito comum nos envolvermos tanto nela que nos cegamos e esquecemos o mais importante: relacionar a pesquisa com quem vai responder.
Certifique-se de não usar jargões ou palavras excessivamente técnicas e verifique se está utilizando uma linguagem simples que possa ser facilmente interpretada, facilitando assim a resposta dos entrevistados às perguntas que você faz.
Lembre-se de que nem todos os entrevistados são iguais, e a forma como vivenciam a pesquisa pode impactar os dados obtidos. Coloque-se no lugar do seu painelista ou entrevistado, elabore sua pesquisa com perguntas que se adaptem ao ponto de vista de quem vai responder.
Pergunte a si mesmo se as perguntas são compreensíveis, se você responderia com facilidade, se são perguntas abertas ou se precisam de uma resposta mais específica. Lembre-se de que, entre os elementos para a realização de pesquisas, também está a capacidade de captar a atenção das pessoas que respondem, evitando aborrecê-las para que não abandonem a atividade.
A experiência ao responder a uma pesquisa online deve ser a melhor possível; os participantes devem estar motivados para se expressarem livremente e compartilharem os insights que precisamos para tomar melhores decisões. Para fazer isso, leve em consideração as seguintes recomendações:
Crie uma pesquisa interessante que envolva os participantes e os convide à ação. Assim, você alcançará o compromisso deles com a pesquisa de mercado e obterá dados confiáveis. Isso torna o processo mais fácil.
Se os respondentes tiverem consciência da importância e do tema do objeto de estudo, será mais simples para eles fornecerem as respostas adequadas solicitadas.
3. Verifique suas opções de resposta (duas vezes)
Tem certeza de que está fornecendo as respostas corretas? Verifique mais uma vez. Talvez você possa adicionar outras opções, como “Não aplicável”.
Se você não oferecer todas as opções de resposta possíveis, os entrevistados poderão se sentir pressionados a escolher uma resposta aleatória que não os represente, o que resultará em dados incorretos.
As opções de resposta corretas são outro elemento fundamental das pesquisas. É muito importante analisar cuidadosamente as opções de resposta, garantindo que sejam coerentes e que ajudem os entrevistados a compreender completamente o que está sendo perguntado.
É necessário garantir que exista uma sequência completa para evitar que os entrevistados selecionem acidentalmente uma resposta incorreta.
4. Verifique a ortografia
A ortografia é outro elemento importante das pesquisas; por isso, devemos ter certeza de que não há erros ortográficos ou gramaticais no questionário. Para verificar isso, você pode ler a pesquisa em voz alta para si mesmo; você encontrará grandes diferenças.
Lembre-se de que uma vírgula fora do lugar ou um acento onde não deveria estar pode fazer a diferença. Os entrevistados podem entender outra coisa e fornecer informações que não serão úteis para a pesquisa.
5. A sua pesquisa é muito extensa?
Leia sua pesquisa várias vezes e perceba o cansaço mental que ela pode causar. Procure o momento certo para dar aos entrevistados o descanso que eles precisam.
Ao criar uma pesquisa online, há a tentação de fazer muitas perguntas aos entrevistados, mas as pessoas raramente ficam motivadas a responder questionários longos. Então, como obtemos os dados de que precisamos?
Por isso, entre os elementos para a realização de pesquisas, devemos também prestar atenção à formulação das perguntas para obter a maior qualidade nas respostas, perguntando apenas o que realmente precisamos saber.
Por exemplo, você pode fazer uma pergunta sobre o Net Promoter Score para saber qual é a probabilidade de os entrevistados recomendarem você a um amigo ou membro da família.
Considere que a resposta obtida a cada pergunta deve ajudá-lo a tomar uma decisão; caso contrário, é melhor descartá-la. Para cada pergunta incluída na pesquisa, pergunte-se: “Como saber esta resposta me ajudará a tomar uma decisão?” Se você não tiver uma boa resposta, deixe-a de fora.
6. Experimente o uso da lógica para pesquisas
Dentre os elementos para a realização de pesquisas, devemos considerar também o uso da lógica, pois ela nos ajuda a determinar o rumo que o respondente seguirá, dependendo da resposta dada.
A lógica também permite que os entrevistados respondam apenas às perguntas mais relevantes, tornando a conclusão de uma pesquisa mais rápida, o que beneficia muito nossa taxa de resposta.
Se você quiser manter os entrevistados satisfeitos, certifique-se de que eles respondam apenas ao que é mais relevante para eles, utilizando a lógica.
Verifique todas as etapas lógicas que você está implementando; às vezes, cometemos erros de programação acidentalmente e direcionamos os respondentes para as páginas erradas ou criamos um loop infinito, impedindo a finalização das pesquisas.
Aproveite o tempo para verificar se tudo funciona cem por cento. Confira mais detalhes sobre como fazer uma pesquisa usando lógica nas perguntas.
Considere que o uso da lógica ajuda você a:
- Reduzir o número de perguntas que devem ser respondidas em uma pesquisa
- Eliminar questões que não agregam valor aos resultados
- Diminuir o tempo necessário para responder a uma pesquisa
- Contribuir para uma maior taxa de conclusão da pesquisa
7. E-mail para distribuição de pesquisas
Se você distribuir suas pesquisas por e-mail, certifique-se de que o conteúdo seja adequado, principalmente quando você interage pela primeira vez com seus respondentes.
É importante causar uma boa impressão. Tente enviar alguns e-mails de teste para garantir que o conteúdo ou a linha de assunto não façam com que sejam detectados como spam e fiquem presos na pasta de lixo eletrônico.
Um dos maiores benefícios de enviar pesquisas por e-mail é o alcance, mas é preciso levar em consideração algumas boas práticas para que os entrevistados cliquem e forneçam as respostas de que você precisa. Aqui estão algumas recomendações:
- Certifique-se de que o assunto do seu e-mail seja atraente e convidativo. Personalize seu convite, utilizando as variáveis necessárias. Se for oferecer algum incentivo, deixe claro para que ambas as partes se beneficiem dessa ação.
- Use um design atraente e profissional que transmita confiança. É sempre bom testar diferentes formatos para saber qual design trará os melhores resultados. Tenha em mente os usuários de dispositivos móveis; lembre-se de que os consumidores estão cada vez mais conectados à Internet, e eles devem ter todas as ferramentas necessárias para participar eficazmente das pesquisas online.
- Mantenha seus entrevistados informados sobre o objetivo do seu estudo e sobre como os dados coletados serão utilizados. Dê a eles a certeza de que estão contribuindo significativamente para o sucesso da sua marca, produto ou serviço. Informe que as informações coletadas serão utilizadas exclusivamente para os fins do estudo.
- Embora as pesquisas online tenham a vantagem de poderem ser respondidas a qualquer momento, é sempre importante prever um prazo para o recebimento das respostas. Portanto, marque uma data. Utilizando a ferramenta QuestionPro, você pode agendar notificações com lembretes para quem ainda não respondeu à pesquisa. Que ninguém fique sem responder! Confira as etapas para realizar um lembrete de pesquisa.
- Os entrevistados gostam de saber quanto tempo levarão para responder à pesquisa, por isso é uma boa opção mencionar isso no e-mail. Você será honesto e respeitoso com o tempo deles, e eles agradecerão respondendo corretamente.
Agora, parabéns! Você já tem os elementos para fazer pesquisas online. Chegou a hora de enviar! Se você seguir essas dicas à risca, garanto que terá uma ótima taxa de resposta. Lembre-se de usar a QuestionPro para criar e enviar suas pesquisas.