A seguir, vamos explorar exemplos de segmentação demográfica e como podem ser aplicadas em diversos contextos para alcançar resultados mais assertivos.
O que é segmentação demográfica?
É uma estratégia de marketing que divide um mercado em grupos menores com base em características demográficas, como idade, gênero, renda, nível de educação, ocupação, estado civil, e outros fatores que podem influenciar o comportamento de compra.
Esse tipo de segmentação ajuda as empresas a entender melhor as necessidades e preferências de diferentes grupos de consumidores, permitindo a criação de campanhas e produtos mais direcionados e eficazes.
Exemplos de segmentação demográfica mais usados
Vamos explorar alguns exemplos mais comuns:
Segmentação por idade
A idade é um dos elementos de segmentação demográfica mais comuns. Cada faixa etária tem suas características e necessidades particulares. Em geral, adolescentes podem estar mais inclinados a carros mais novos e melhores, mas um pai profissional de classe média pode estar mais interessado em um veículo que caiba no seu orçamento.
Outro exemplo de segmentação demográfica pode ser observado quando cada faixa etária possui exigências específicas que costumam ser extremamente diferentes das demais.
Bebês necessitam de um fornecimento constante de fraldas, roupas especiais, fórmulas e outros tipos de produtos semelhantes, enquanto crianças pequenas necessitam de brinquedos educativos, livros para colorir, produtos que estimulem seu crescimento mental e físico, etc.
Adultos de meia-idade podem investir muito mais em um dispositivo tecnológico caro do que um adolescente. E não há dúvidas de que um idoso prefere investir ou gastar seu dinheiro em produtos relacionados à saúde.
Como pode ser visto em todos esses exemplos, cada segmento possui requisitos específicos, e as organizações podem desenvolver suas estratégias de marketing com base neles para obter resultados eficazes.
Segmentação familiar
Existem muitas variações desse tipo de segmentação. Muitas famílias têm um ou mais filhos; algumas têm pais solteiros, outras têm pais gays; algumas são heterossexuais, outras não têm filhos, etc.
Um exemplo de segmentação demográfica pode ser visto quando famílias sem filhos nunca compram produtos relacionados a crianças (loções, brinquedos, fraldas, etc.), enquanto famílias com crianças frequentemente o fazem.
Uma organização multinacional dedicada ao desenvolvimento desses tipos de produtos pode realizar uma segmentação demográfica baseada na segmentação familiar para criar suas estratégias de marketing de maneira mais eficaz.
Segmentação de gênero
O gênero é uma categoria bastante básica na segmentação. Cada gênero possui características específicas que influenciam a tomada de decisão.
É natural que homens, mulheres e pessoas trans tenham gostos diferentes. Os homens podem, por exemplo, não estar tão interessados em maquiagem ou acessórios de moda em comparação com as mulheres. Existem muitas diferenças de preferência baseadas no gênero.
Segmentação racial e étnica
Raça e etnia são categorias sensíveis, mas a promoção de um produto pode depender da raça ou etnia alvo. Qualquer estratégia pode ser adaptada de forma diferente por cada uma dessas raças e etnias, pois pessoas pertencentes a diferentes grupos têm preferências alimentares, hábitos de vestir e muitos outros atributos distintos.
Vale ressaltar que a segmentação estereotipada pode prejudicar sentimentos e até causar danos a uma empresa, por isso é preciso sempre ter muito cuidado com essa questão.
Segmentação pela renda familiar
Um dos tipos mais simples de segmentação é baseado na renda. A renda de um indivíduo ou família geralmente rege a capacidade de adquirir produtos ou serviços de diferentes custos.
Por exemplo, uma pessoa que mal consegue fornecer comida e abrigo para sua família definitivamente não teria condições de comprar um iPhone top de linha. As empresas que oferecem carros ou relógios de luxo devem ter como alvo os clientes que possuem a quantia necessária para comprar esses produtos.
Vantagens da segmentação demográfica
Existem várias vantagens em dividir um público-alvo com base na demografia.
Como o censo é realizado regularmente pelo governo, os dados demográficos podem ser obtidos com muita facilidade. Uma organização pode facilmente dividir os dados nas categorias necessárias, que podem ser a base para a criação de uma estratégia de marketing eficaz para cada um desses segmentos demográficos.
Dependendo dos requisitos demográficos de uma organização, idade, sexo, renda, raça, etc., podem ser ajustados e implementados. Fatores como renda familiar e tipo de família fornecem informações que determinam o poder de compra dos consumidores. Uma organização pode decidir se deseja ou não atingir um determinado grupo de consumidores com base nessas classificações.
Embora dividir um público-alvo em segmentos demográficos exija esforço, uma organização pode modificar suas estratégias de marketing de acordo com as necessidades de cada um desses segmentos. Graças a isso, existem grandes possibilidades de aumentar a satisfação, fidelização do cliente e taxas de retenção.
A longo prazo, a segmentação demográfica ajuda a reduzir o custo e o tempo gasto no desenvolvimento e implementação de uma estratégia de marketing, uma vez que todos os esforços serão cuidadosamente calculados com base nos diversos segmentos.
Este método é ideal para compreender um mercado-alvo e criar estratégias específicas para cada um desses mercados.
Espero que esses exemplos de segmentação demográfica sejam úteis para sua próxima pesquisa. Aqui estão algumas considerações que você deve levar em conta ao fazer perguntas sobre perfil demográfico em uma pesquisa online.
Na QuestionPro, temos diversas ferramentas que ajudarão você a realizar sua próxima pesquisa online e offline. Crie uma conta gratuita em nosso software de pesquisa ou solicite uma demonstração para saber mais sobre nossos recursos, licenças e serviços avançados.