A macrossegmentação é uma estratégia de mercado que permite a uma empresa obter uma visão geral sobre o público-alvo ao qual pode direcionar suas campanhas de marketing. Neste artigo, apresentaremos o que é, qual a sua importância, limitações e como utilizá-la de forma eficaz.
O que é macrossegmentação?
É uma ferramenta estratégica de segmentação de mercado usada para identificar oportunidades de mercado e públicos com base em variáveis abrangentes, como sexo ou idade.
A macrossegmentação é uma ferramenta importante para o marketing internacional. Filtros simples podem ser aplicados ao público para aumentar a eficácia de uma campanha, adaptando apenas algumas experiências para esses macrosegmentos.
A macrossegmentação identifica grupos de países e pessoas que demandam produtos semelhantes. Ela utiliza variáveis geográficas, demográficas e socioeconômicas, como localização, Produto Nacional Bruto per capita, tamanho da população ou tamanho da família para agrupar pessoas em segmentos de mercado.
Em seguida, selecione um ou mais segmentos para criar estratégias de marketing específicas para cada segmento selecionado.
Importância da macrossegmentação
A importância desse tipo de segmentação de mercado reside nos seguintes motivos:
- Ajuda a definir o âmbito de atuação da empresa, permitindo focar-se nesta área em vez de cair na tentação de fazer “de tudo um pouco”.
- Auxilia a entender para qual mercado estamos direcionados e, consequentemente, quais necessidades devemos atender para oferecer valor a esse público.
- Essa estratégia permite que a empresa centralize suas operações e economize em produção, vendas, logística e funções de suporte.
- A macrossegmentação é o ponto de partida para a análise dos dados coletados, a seleção inicial dos consumidores e, posteriormente, a divisão em segmentos menores, conhecida como microssegmentação.
Tipos de variáveis de macrossegmentação
Ela pode ser aplicada por meio dos seguintes tipos de variáveis:
Segmentação demográfica
Refere-se à divisão do mercado com base em critérios como sexo, idade, ocupação, escolaridade e nacionalidade. Cada segmento de clientes pode exigir uma abordagem de mercado diferente.
Segmentação geográfica
Tudo se resume a dividir o mercado em unidades geográficas menores, que podem incluir países, cidades ou regiões. Por definição, os consumidores que vivem num determinado espaço social são marcados por necessidades ou estilos de vida semelhantes.
Limites da macrossegmentação
A macrossegmentação é uma estratégia de segmentação de mercado que nem sempre considera as diferenças entre os consumidores dentro de cada país e entre os mercados dos países agrupados. Além disso, pode ignorar a existência de segmentos que ultrapassam as fronteiras de uma determinada área geográfica ou gênero.
Por isso, a empresa pode estar “deixando dinheiro na mesa”, ao perder oportunidades de atender às necessidades de consumidores em diferentes segmentos dentro do país.
A macrossegmentação também pode levar a estereótipos nacionais equivocados, negligenciando a heterogeneidade existente dentro de um país.
Se a semelhança das necessidades entre os países for ignorada, as empresas perdem os benefícios das economias de escala que poderiam ser alcançadas ao atender a uma população mais ampla, transcendo as fronteiras nacionais (macrossegmentos).
Como usar a macrossegmentação?
Ao analisar a estrutura do mercado e as necessidades dos clientes, a marca escolhe o segmento ao qual se destina a oferta. A macrossegmentação baseia-se na escolha da mensagem certa para aumentar a demanda por um determinado produto.
Com base na análise das necessidades e do comportamento dos potenciais clientes e compradores, o conteúdo adequado da mensagem deve ser selecionado.
É aconselhável utilizar diversas combinações para identificar a estrutura do mercado. Por exemplo, na primeira fase, o mercado pode ser dividido em unidades maiores, como regiões, e, em seguida, segmentado dentro dessa área utilizando outros critérios.
Conclusão
Agora que você sabe o que é macrossegmentação de mercado e sua utilidade, recomendamos que a considere como parte dos seus processos de pesquisa e desenvolvimento de estratégia. Além disso, complemente-a com outras técnicas que ajudem a obter uma visão mais detalhada de cada segmento de clientes.
Lembre-se de que também pode criar uma conta gratuita no QuestionPro para começar a realizar suas primeiras pesquisas.