Uma dúvida comum em pesquisadores que estão começando é sobre o que é um questionário. Comumente utilizado nas ciências sociais, como sociologia, psicologia e marketing, o questionário é uma ferramenta que permite recolher um grande número de testemunhos e opiniões.
Seu objetivo é dar uma abrangência muito maior a uma pesquisa e testar estatisticamente até que ponto as informações e hipóteses previamente estabelecidas podem ser generalizadas. Vamos conhecer mais sobre esse método, suas características e alguns exemplos.
O que é um questionário?
É uma técnica de coleta de dados quantificáveis que assume a forma de uma série de perguntas feitas em uma determinada ordem. Serve como instrumento de estudo e normalmente é composto por uma mistura de questões fechadas e abertas. Esta ferramenta é utilizada para fins de pesquisa que podem ser tanto qualitativos quanto quantitativos.
Características de um questionário
O design depende do tipo de informação que precisa ser coletada. Questionários qualitativos são utilizados quando há necessidade de obter informações exploratórias ou testar uma hipótese. Já os quantitativos são usados para validar ou testar hipóteses geradas anteriormente. Algumas características básicas de um questionário são:
Uniformidade
Os questionários são muito úteis para recolher informações demográficas, opiniões pessoais, fatos ou atitudes dos entrevistados. Uma de suas maiores características é que são padronizados e uniformes.
Todos os entrevistados veem as mesmas perguntas. Isso ajuda na coleta de dados e na análise estatística.Por exemplo, uma pesquisa em uma loja de roupas pode conter perguntas para avaliar o valor da compra, a gama de opções para seleção de produtos, a qualidade da mercadoria e muito mais. Essas perguntas são uniformes para todos os clientes.
Exploratório
Para coleta de dados, ele pode ser de natureza exploratória. Não há restrição quanto às perguntas que podem ser feitas neste tipo de questionário ou ao objetivo específico que ele inclui.
Por exemplo, se for aplicado um questionário a uma dona de casa para compreender o rendimento familiar, uma lista de perguntas altamente estruturada seria útil para limitar a coleta de dados.
Sequência de perguntas
O questionário geralmente segue um fluxo estruturado de perguntas para aumentar o número de respostas. Por exemplo, um questionário de experiência de compra pode cobrir tudo, desde questões demográficas iniciais até o tempo gasto em uma seção específica e a justificativa para as decisões de compra.
Vantagens de um bom design de questionário
Estas são algumas das vantagens de usar questionários para coletar informações:
- Com um questionário, você pode coletar muitos dados em menos tempo.
- Há menos probabilidade de parcialidade se um conjunto padrão de perguntas estiver disponível para o público-alvo. Você pode aplicar lógica às perguntas com base nas respostas dos respondentes, mas o questionário permanecerá padrão para um grupo de respondentes que pertençam ao mesmo segmento.
- Você pode usar um software de pesquisa com recursos para projetar, distribuir e analisar dados de suas respostas ao questionário.
- Você pode personalizar seu questionário para refletir a voz de sua marca, reforçando assim a imagem da sua marca.
- As respostas podem ser comparadas com dados históricos para compreender a mudança nas escolhas e experiências dos entrevistados.
- Os respondentes podem responder ao questionário sem revelar sua identidade. Além disso, muitos programas de pesquisa cumprem importantes regulamentações de privacidade e segurança de dados.
Diferenças entre um questionário e uma pesquisa
Depois de ler este artigo, você provavelmente já sabe mais sobre a diferença entre um questionário e uma pesquisa.
Continue lendo para aprender mais:
Questionário | Enquete | |
---|---|---|
Significado | Um questionário pode ser definido como um instrumento de pesquisa que consiste em um conjunto de perguntas ou outros tipos de solicitações que visam coletar informações de um respondente. | Uma pesquisa é um método de pesquisa utilizado para coletar dados de um grupo predefinido de entrevistados, a fim de obter informações e conhecimentos sobre diversos temas de interesse. |
O que é isso? | Um instrumento de coleta de dados. | Um processo de coleta e análise de dados. |
Caracteristicas | Subconjunto de pesquisa | Consiste no desenho de questionário e pesquisa, lógica e coleta de dados. |
Tempo e custo | Rápido e lucrativo | Muito mais lento e mais caro |
Usar | Voltado para o público-alvo | Distribuído ou entregue aos entrevistados |
Questões | Fechado e muito raramente aberto | Fechado e aberto |
Respostas | Objetivos | Objetivo e subjetivo |
Tipos de questionários
Como mencionamos, os questionários podem ser estruturados ou de fluxo livre. Para explicar isso um pouco melhor:
Questionários estruturados
Os questionários estruturados coletam dados quantitativos. A estrutura de um questionário é planejada e desenhada para coletar informações muito específicas. Eles iniciam uma investigação formal, complementam e verificam dados acumulados anteriormente, e ajudam a validar quaisquer hipóteses anteriores.
Questionários não estruturados
Os questionários não estruturados coletam dados qualitativos. Nesse caso, o questionário tem uma estrutura básica e algumas questões ramificadas, mas nada que limite as respostas do respondente. As perguntas são mais abertas.
Como distribuir um questionário?
Os questionários podem ser administrados ou distribuídos da seguinte forma:
Online
Os entrevistados recebem o questionário por e-mail ou outro meio online e são solicitados a preenchê-lo. A vantagem desse método é que ele é econômico e economiza tempo.
Os entrevistados também podem responder com calma, e como não se sentem pressionados, as respostas podem ser ainda mais precisas. A desvantagem, porém, é que eles podem facilmente ignorar esses questionários.
Telefone
Neste tipo de questionário, um pesquisador faz uma ligação telefônica para um entrevistado para coletar respostas. A vantagem desse método é a rapidez, uma vez que o entrevistado se dispõe a conversar.
Mas a desvantagem é que muitas vezes os entrevistados hesitam em dar muita informação. Também é caro e pode não ser representativo de toda a população.
Presencial
Este tipo de questionário é realizado por um pesquisador que visita a casa ou local de trabalho do respondente. A vantagem é que o entrevistado está em um ambiente confortável e natural, e dados detalhados podem ser coletados. A desvantagem, porém, é que é caro.
Etapas na elaboração de um questionário
Os pesquisadores sempre esperam que as respostas recebidas em um questionário produzam dados utilizáveis. Se o questionário for muito complicado, é muito provável que o respondente fique confuso e abandone a pesquisa ou responda de forma imprecisa.
Você pode experimentar diferentes designs de questionários para determinar qual deles é mais adequado ao seu público-alvo. Uma pesquisa piloto é uma boa prática, pois o criador do questionário pode entender nas fases iniciais se alguma alteração é necessária na pesquisa.
Estas são as etapas básicas para criar um questionário:
Identifique o escopo da sua pesquisa
Pense no que seu questionário incluirá antes de começar a projetar sua aparência. A clareza do tema é de extrema importância, pois é a etapa principal na criação do questionário. Depois de ter clareza sobre o objetivo do questionário, você poderá iniciar o processo de design.
Mantenha a simplicidade
As palavras ou frases que você usa ao escrever o questionário devem ser fáceis de entender. Se as perguntas não forem claras, os entrevistados podem simplesmente escolher qualquer resposta e distorcer os dados coletados.
Faça apenas uma pergunta por vez
Às vezes, um pesquisador pode ficar tentado a acrescentar duas perguntas semelhantes. Esta pode parecer uma ótima maneira de consolidar respostas a questões relacionadas, mas pode confundir os entrevistados ou levar a dados imprecisos. Uma pergunta que tem duas partes pode afetar a qualidade dos seus dados.
Seja flexível com suas opções
Ao projetar, você deve ser flexível em relação às opções de escolha para os entrevistados. Às vezes, os entrevistados não querem necessariamente escolher entre as opções de resposta oferecidas pelo criador da pesquisa. Uma opção “outra” muitas vezes ajuda a manter os entrevistados participando da pesquisa.
Selecione entre perguntas abertas ou fechadas
Você pode se encontrar na situação de ter que escolher entre perguntas abertas ou fechadas. O tipo de pergunta deve ser escolhido com cuidado, pois define o tom e a importância de fazer a pergunta.
Se o questionário exigir que os respondentes desenvolvam suas ideias, uma pergunta aberta é a melhor opção. Caso o entrevistador queira uma resposta específica, as perguntas fechadas devem ser sua principal escolha. A chave para fazer perguntas fechadas é gerar dados fáceis de analisar e identificar tendências.
É fundamental conhecer o seu público
O pesquisador deve conhecer seu público-alvo. Por exemplo, se o público-alvo fala principalmente espanhol, o envio do questionário em qualquer outro idioma reduziria a taxa de resposta e a precisão dos dados.
Algo que pode parecer claro para você pode ser confuso para seus entrevistados. Use linguagem e terminologia simples que seus entrevistados entendam e evite jargões técnicos e linguagem que possam confundi-los.
Para realizar um estudo de mercado eficaz, os pesquisadores precisam de uma amostra representativa coletada usando uma das muitas técnicas de amostragem, como uma pesquisa por amostragem. É fundamental planejar e definir a quem vai aplicar o seu questionário com base nos dados demográficos necessários.
Escolha a ferramenta certa
A QuestionPro é uma plataforma de software de pesquisa simples, porém avançada, que os pesquisadores podem usar para criar um questionário ou escolher entre mais de 300 modelos de questionário existentes.
Sempre deixe as questões pessoais por último. Perguntas delicadas podem fazer com que os entrevistados abandonem o questionário antes de concluí-lo. Se essas perguntas estiverem no final, o entrevistado teve tempo para se sentir mais confortável com a entrevista e é mais provável que responda a perguntas pessoais ou demográficas.
Exemplos de questionários
Agora que você sabe o que é um questionário, vejamos alguns exemplos:
Questionário de Satisfação do Cliente
O questionário de satisfação do cliente pode ser utilizado de qualquer forma e em qualquer situação onde haja interação entre um cliente e uma organização.
Questionário de satisfação com o uso do produto
Este questionário é usado para entender as tendências de uso do produto e coletar as preferências do cliente sobre elas.
Questionário de Medição de Esforço do Cliente (CES)
A pergunta do Indicador de Esforço do Cliente (CES) em um questionário mede a facilidade da experiência do cliente, não apenas sua satisfação com a experiência geral. Por exemplo, se uma companhia aérea recebe feedback sobre uma viagem, ela quer entender não apenas se o cliente teve uma ótima experiência, mas também quais aspectos da sua experiência foram bons ou ruins. Isso poderia ser no check-in, se o pessoal da companhia aérea fosse prestativo, os encarregados da bagagem ajudassem a carregá-la, etc.
Questionário Demográfico
As perguntas demográficas ajudam a marca a compreender as informações demográficas e não apenas a experiência do cliente. As questões demográficas são mais fáceis de responder e geralmente são questões de múltipla escolha.
Esta é uma maneira simples de uma marca coletar dados sobre sua base de clientes e ajuda-a a ajustar quaisquer campanhas futuras. Por exemplo, a Starbucks coleta informações sobre a demografia de seus visitantes, e não sobre suas preferências de comida e bebida.
Questionário para avaliar a comunicação da empresa
Este questionário é utilizado para avaliar a comunicação interna e externa ou para verificar se as políticas da organização estão sendo amplamente aplicadas. As organizações têm muitas áreas nas quais aplicar questionários para coletar informações e melhorar o desempenho no trabalho, por exemplo, através de um questionário de ambiente de trabalho.
Tipos de perguntas para um questionário
Pode haver vários tipos de perguntas em um questionário. Os mais utilizados são:
- Perguntas Abertas: Permitem que o respondente responda livremente, sem restrições, facilitando a coleta de dados qualitativos.
- Perguntas Dicotômicas: São perguntas fechadas com opções “sim” ou “não”, frequentemente usadas para validação básica.
- Perguntas de Múltipla Escolha: O respondente deve selecionar uma ou mais opções de uma lista pré-definida. Podem conter respostas corretas, incorretas e distratores.
- Questões de Escala: Baseadas nos princípios das escalas de medição, como nominal, ordinal, intervalar e razão. Podem incluir perguntas de ordenação, escala Likert, escala de diferencial semântico e escala Stapel.
- Perguntas de Imagem: Os respondentes selecionam opções a partir de imagens fornecidas, ampliando o número de respostas possíveis.
Conclusão
Os questionários são uma ferramenta útil para a coleta de dados qualitativos e quantitativos. Escolha a ferramenta que melhor se adapte aos objetivos da sua pesquisa e crie o instrumento ideal de coleta de dados para o seu estudo.
Lembre-se de que na QuestionPro podemos ajudá-lo a criar os melhores questionários para que você possa aplicar pesquisas de qualidade, distribuí-las e analisar os resultados de forma eficaz. Solicite uma demonstração. Ou, se preferir, comece criando uma conta gratuita em nossa plataforma e descubra todo o seu potencial.