Hoje aprenderemos como a pesquisa dedutiva lida com o desenvolvimento de uma hipótese baseada na teoria existente e, em seguida, como desenhar uma estratégia de pesquisa para testá-la.
O método dedutivo é bastante diferente do método indutivo, pois utiliza uma abordagem de cima para baixo, ao contrário da pesquisa indutiva. Vamos aprender mais sobre esse tipo de pesquisa.
O que é pesquisa dedutiva?
Ela pode ser entendida como uma categoria de pesquisa que envolve um processo de teste de hipóteses para validar uma teoria. Ao contrário da pesquisa indutiva, que gera novos conhecimentos por meio da criação de teorias, a pesquisa dedutiva visa testar uma teoria.
Ela não tenta encontrar padrões nos dados, mas sim utiliza a observação para validar o modelo. A abordagem dedutiva é aplicada principalmente em pesquisas quantitativas, nas quais o pesquisador busca descobrir a causalidade e apresentar uma análise estatística. Isso demonstra que as pesquisas indutivas e dedutivas são muito diferentes e podem ser utilizadas dependendo dos objetivos do pesquisador.
Vantagens da pesquisa dedutiva
A abordagem dedutiva pode ser explicada por hipóteses, que são derivadas das proposições da teoria. Em outras palavras, a abordagem dedutiva preocupa-se em deduzir conclusões a partir de premissas ou proposições.
Entre suas vantagens estão:
- Permite explicar quais são as relações causais entre conceitos e variáveis.
- Possibilita medir quantitativamente conceitos.
- Oferece a possibilidade de generalizar, até certo ponto, os resultados da pesquisa.
Como realizar pesquisas dedutivas?
O objetivo é chegar a conclusões a partir de proposições ou premissas. Os dados são coletados, analisados, compilados e interpretados de maneira organizada e em uma ordem específica.
Para adotar essa abordagem, os investigadores primeiro seguem os passos da investigação indutiva e invertem a sua ordem. Começam com uma teoria social que consideram convincente e, em seguida, testam suas implicações com dados; ou seja, passam de um nível mais geral para um mais específico.
A pesquisa dedutiva é geralmente associada à pesquisa científica. O pesquisador estuda o que outros fizeram, lê as teorias existentes sobre o fenômeno que está sendo estudado e, depois, testa as hipóteses que emergem dessas teorias.
As etapas para uma investigação dedutiva são:
- Partir de uma teoria existente.
- Formular hipóteses com base na teoria existente.
- Coletar dados para testar as hipóteses.
- Analisar os resultados: eles apoiam ou rejeitam as hipóteses?
O importante é deduzir uma hipótese a partir de uma teoria específica proposta a partir da pesquisa indutiva. Por exemplo:
- Pessoas com mais de 65 anos não utilizam a Internet.
- Os assaltos a bancos são realizados por ladrões experientes.
- Todos os russos bebem vodka.
Posteriormente, formula-se uma hipótese para propor as relações entre duas variáveis. Por exemplo:
- Os usuários da Internet têm menos de 65 anos.
- Se ocorrer um assalto a banco, os ladrões têm experiência.
- Os russos não bebem nenhum outro tipo de álcool além da vodka.
O próximo passo é coletar dados para testar a hipótese. Aqui, os dados relacionados à hipótese formulada são coletados por meio de técnicas científicas, incluindo técnicas quantitativas como média, mediana, moda, análise de correlação e análise de regressão.
- Colete dados sobre usuários da Internet e suas idades.
- Verifique investigações criminais sobre assaltos a bancos.
- Colete dados sobre os tipos de álcool que os russos consomem.
Em seguida, deve-se analisar os resultados e ver se a hipótese é rejeitada ou apoiada.
Os resultados determinarão se a teoria existente deve ser rejeitada ou validada. Por exemplo:
- José Péfez tem 70 anos e não utiliza a Internet = A hipótese é suportada.
- 5 em cada 20 assaltos a banco são perpetrados por ladrões de primeira viagem = Rejeite a hipótese.
- 25% dos russos bebem whisky = Rejeite a hipótese.
Conclusão
Dedutivo significa demonstrável pela dedução de conclusões por meio do raciocínio. Na investigação, isso significa começar com uma teoria sociológica convincente e, em seguida, testar suas implicações utilizando os dados obtidos na investigação.
Ao realizar pesquisas dedutivas, você deve começar com uma teoria convincente que geralmente se baseia nos resultados da pesquisa indutiva. Raciocinar dedutivamente significa testar essas teorias para determinar se são verdadeiras ou falsas. É impossível realizar raciocínio dedutivo sem ter uma teoria.
Portanto, se você deseja coletar dados para sua próxima investigação, a QuestionPro pode ajudá-lo. Dispomos de diversas ferramentas básicas e avançadas que nos permitem abranger diversas áreas de estudo. Comece criando sua conta gratuita em nosso software de pesquisa ou solicite uma demonstração de nossos recursos, produtos e serviços avançados.