A pesquisa para o desenvolvimento de novos produtos não envolve apenas saber o que acontece nos bastidores; ela serve para garantir que um produto seja desenvolvido de forma a atender aos requisitos de seus clientes.
Quando realizada corretamente, a pesquisa de produtos permitirá que você entenda o que os clientes realmente desejam. Além disso, ela possibilitará que você personalize sua oferta e atenda à demanda de seus clientes.
A pesquisa de novos produtos ajudará a definir seu design e recursos antes de você se comprometer a gastar grandes quantias de dinheiro no desenvolvimento. Realizar pesquisas de mercado pode ajudá-lo a ser inovador e a se manter um passo à frente da concorrência.
Processo de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos
A pesquisa de produtos é uma parte vital do desenvolvimento de novos produtos. Em todas as fases do processo, a pesquisa pode ajudá-lo a identificar os principais problemas e a evitar cometer erros dispendiosos.
Uma investigação de produto pode ser utilizada inicialmente para avaliar novas ideias. Testar um conceito pode ajudá-lo a descartar algumas abordagens ineficazes, permitindo que você concentre seu investimento de tempo e dinheiro em produtos que tenham maiores chances de serem comercialmente bem-sucedidos. Também vale a pena realizar um teste do produto para obter feedback antecipado dos clientes.
À medida que o processo de desenvolvimento de novos produtos avança, a pesquisa de mercado ajudará a identificar os principais fatores que são importantes para os clientes, indicando onde você deve se concentrar. A pesquisa de produtos também pode alertá-lo sobre outros aspectos do marketing.
Por exemplo, ela pode ajudá-lo a entender quanto seus clientes estariam dispostos a pagar por novos recursos do produto. Além disso, a pesquisa pode ser utilizada para explorar aspectos do design do produto, como embalagem ou nome.
No setor varejista, a investigação de produtos pode ser inestimável. Os resultados de uma pesquisa podem ajudar os gerentes de loja a determinar se devem adicionar estoque de um produto específico, por exemplo.
A realização de pesquisas para testar produtos pode fornecer informações relevantes sobre como eles devem ser promovidos e/ou oferecidos aos clientes para maximizar as vendas. Fazer pesquisas nos estágios iniciais de desenvolvimento pode ser realmente valioso.
Após o lançamento de um produto, a pesquisa geralmente se concentra na satisfação do cliente. Esse tipo de investigação pode ajudá-lo a refinar o marketing de produtos existentes e a obter insights sobre aspectos que precisam ser melhorados em um produto.
Realize pesquisas de produto
Os testes de conceito de novos produtos podem ser desafiadores. Pesquisas online e grupos focais são boas opções para obter informações. No caso das pesquisas, você pode utilizar inúmeros tipos de perguntas, aplicar lógicas e obter relatórios de forma rápida e fácil. É possível usar modelos de pesquisa que facilitam o processo.
Existem muitas outras maneiras de pesquisar um produto. Tente realizar uma pesquisa por palavra-chave no Google para produtos e serviços semelhantes aos seus, a fim de determinar o nível de demanda. Você também pode descobrir o que os clientes pensam sobre seus produtos existentes lendo suas avaliações e comentários online.
Muitas vezes, isso pode ajudá-lo a identificar reclamações e problemas que os clientes estão enfrentando com seu novo produto. Ter essas informações certamente o ajudará a melhorar.
Pesquisas para o desenvolvimento de novos produtos utilizando amostras e protótipos são uma boa ideia. Por exemplo, o clássico “teste de sabor” pode ser utilizado para avaliar como seus clientes comparam produtos diferentes.
Algumas empresas envolvem seus clientes nas etapas iniciais para ver como eles respondem aos novos produtos. Lembre-se de que os resultados reais, após o lançamento de um produto, ainda podem depender de outros fatores, como a forma como o produto está sendo oferecido e o mercado ao qual se destina.
O marketing de teste, que envolve a venda do produto, produz resultados mais definitivos. Vale ressaltar que esses testes podem ser um pouco caros e só devem ser utilizados após um investimento substancial no desenvolvimento do produto.
Ele pode ser uma forma útil de avaliar produtos em novos mercados, permitindo a análise das vendas potenciais ou a identificação de modificações que possam ser necessárias.
Outra estratégia que você pode adotar é lançar uma landing page e estabelecer uma campanha no Google AdWords para testar a demanda do seu produto ou serviço na internet. Informe seus visitantes sobre o que você está prestes a lançar e mantenha contato com eles.
Os testes de marketing e o lançamento completo de um produto podem ser acompanhados de uma pesquisa de satisfação, onde você pergunta aos seus clientes o que gostaram e o que não gostaram em seu produto.
Você também pode monitorar as compras para saber, por exemplo, se um cliente repete ou não a compra, permitindo assim avaliar os níveis de satisfação dos seus clientes.
Pronto para transformar suas pesquisas? Comece hoje mesmo com a QuestionPro e descubra insights valiosos para seu negócio!