A pesquisa à população ativa é um método de coleta de dados direcionado às famílias, realizado com o objetivo de obter informações sobre a força de trabalho, ou seja, as pessoas que estão trabalhando, as que estão desempregadas e as que não pertencem ao mercado de trabalho.
Essa ferramenta é aplicada com o objetivo de realizar análises aprofundadas, tirar conclusões e observar a sociedade como um todo.
Alguns países aplicam o estudo mensal à força de trabalho para avaliar o estado atual do mercado de trabalho, calcular as taxas de emprego e desemprego em nível nacional, provincial, territorial e regional, além de tomar decisões importantes sobre a criação de empregos, educação e formação, entre outros.
Características da pesquisa sobre força de trabalho
Entre as principais características, destacam-se as seguintes:
Os dados das pesquisas sobre a força de trabalho são um elemento-chave do mercado de trabalho. O principal objetivo do processo de coleta de dados é facilitar a análise e monitoramento dos aspectos sociais e econômicos do mercado de trabalho e da população em idade ativa.
A pesquisa sobre a força de trabalho inclui todas as pessoas com idade igual ou superior a 15 anos, exceto membros das forças de defesa, pessoal diplomático do governo residente no exterior, pessoas que vivem no exterior e membros das forças de defesa que não pertençam ao país, independentemente de estarem lotados no mesmo.
As principais classificações utilizadas na pesquisa sobre a força de trabalho são: situação na força de trabalho, situação profissional, horas trabalhadas, situação profissional (tempo integral/tempo parcial), duração do desemprego, ocupação e indústria, relação familiar e tipo de família.
O governo utiliza os resultados do estudo para identificar como e onde devem ser utilizados os recursos públicos, verificar como os diferentes grupos comunitários são afetados pelas políticas existentes e informar futuras mudanças políticas.
O que mede a pesquisa sobre a força de trabalho?
O principal objetivo é medir os seguintes aspectos da população:
- O número de pessoas empregadas e desempregadas
- O número de pessoas que não estão na força de trabalho
- O número de horas trabalhadas
- Em quais ocupações e indústrias as pessoas trabalham
- A duração do desemprego
- O processo das pessoas para encontrar trabalho
- O processo que as pessoas realizam para conseguir mais horas de trabalho
- O número de pessoas que têm emprego formal
Essas medidas são tabuladas por características demográficas, como faixa etária, sexo, localidade e etnia.
Vantagens de realizar uma pesquisa sobre a força de trabalho
A pesquisa sobre a força de trabalho é um indicador da saúde geral da economia. Muitos consideram a taxa de desemprego uma métrica chave. No entanto, é necessário mencionar que os mercados de trabalho demoram a ajustar-se, e, portanto, quando a economia não está saudável, pode demorar algum tempo até que isso se reflita no mercado de trabalho (e vice-versa).
Além disso, ela é particularmente útil para fazer comparações das variáveis da força de trabalho entre diferentes características demográficas. Por exemplo, é possível comparar facilmente as taxas de desemprego entre homens e mulheres e entre diferentes grupos étnicos.
Os dados também são úteis para identificar padrões ao longo do tempo em indústrias, regiões ou grupos específicos de pessoas. Alguns utilizam os dados recolhidos na pesquisa para ajudar a prever a direção futura do mercado de trabalho.
Como realizar uma pesquisa sobre a força de trabalho?
A pesquisa sobre a população ativa é realizada com um pequeno grupo de pessoas, e, com base nos resultados, são estabelecidas conclusões para o restante da sociedade.
Os principais métodos para realizar são os seguintes:
- Cálculo da margem de erro: Este método estatístico permite encontrar a diferença entre os dados observados na amostra e os dados reais da população.
- Intervalo de confiança: Este método permite saber exatamente se a informação utilizada não ultrapassou a margem de erro.
Perguntas para uma pesquisa sobre força de trabalho
Abaixo, temos para você alguns exemplos de perguntas para uma pesquisa de força de trabalho:
- Qual é a sua idade?
- Qual é o seu gênero?
- Há quanto tempo você está desempregado?
- Qual foi o maior tempo que você esteve desempregado?
- Quanto tempo você durou em seu último emprego?
- Há quanto tempo você trabalha em seu emprego atual?
- Quantas horas de trabalho você trabalha por dia?
- Seu trabalho é em tempo integral ou meio período?
- Quantas pessoas moram na sua casa?
- Quantas pessoas trabalham em sua casa?
Importância de usar uma pesquisa sobre a força de trabalho
Este método de coleta de dados permite que as organizações mantenham suas listas atualizadas para oferecer ofertas benéficas.
Os dados sobre a força de trabalho também são utilizados para calcular o Produto Interno Bruto (PIB).
Os dados sobre a situação profissional dos trabalhadores mais velhos são de particular interesse para os departamentos que consideram alterações nos fundos de pensões.
A informação sobre o emprego e o desemprego dos jovens também está sendo cuidadosamente examinada pelos decisores políticos e pelos programas governamentais para estudar sua entrada no mercado de trabalho.
Além disso, com a pesquisa sobre a força de trabalho, é possível realizar uma análise de dados estatísticos que o governo e outras instituições podem utilizar para outros tipos de estudos relacionados à sociedade.
Use a QuestionPro para realizar sua próxima pesquisa sobre a força de trabalho. Agende uma demonstração hoje e saiba como funciona nossa ferramenta de pesquisa online.