A entrevista é um dos métodos qualitativos mais utilizados em pesquisas. Por isso, abordaremos os diferentes tipos de entrevistas que você pode usar para obter as informações necessárias.
A entrevista investigativa é um dos métodos de coleta de dados mais informativos. Este método permite recolher e analisar vários elementos: a opinião, a atitude, os sentimentos e as representações da pessoa entrevistada.
Ao contrário da pesquisa quantitativa, ela estabelece uma relação especial entre o pesquisador e o entrevistado. Ela é usada para testar hipóteses e trazer novas informações à luz.
Quais são os tipos de entrevistas que existem?
Existem diferentes tipos de entrevistas, e o grau de liberdade do pesquisador varia de um tipo de entrevista para outro. Entre os tipos de entrevistas estão:
- Entrevista estruturada
- Entrevista não estruturada
- Entrevista semiestruturada
Para ter sucesso na sua implementação, é preciso antecipar os mínimos detalhes e saber o que esperar. Aqui estão todos os diferentes tipos de entrevistas que você pode encontrar e como elas são conduzidas. Vamos conhecer mais sobre os tipos de entrevistas estruturadas, não estruturadas e semiestruturadas.
Entrevista estruturada
Uma entrevista estruturada é um dos tipos de entrevista que ajuda a avaliar candidatos a empregos seguindo um formato padrão. Todos os candidatos são entrevistados no mesmo formato, com o mesmo conjunto de perguntas e escalas de avaliação. Portanto, um processo padrão é seguido ao selecionar um candidato.
Em uma entrevista estruturada, o entrevistador prepara uma lista de perguntas com base nas habilidades exigidas para o cargo. Dependendo do número de vagas a serem preenchidas, pode haver muitos entrevistadores fazendo o mesmo conjunto de perguntas a todos os candidatos.
Quando há muitas vagas, é apropriado fazer entrevistas estruturadas, pois não é possível seguir um padrão diferente para cada candidato quando há muitas posições a preencher.
Exemplo de entrevista estruturada
Suponha que 150 candidatos se candidataram a dez cargos de programador de software em uma empresa de comércio eletrônico. Os 25 candidatos com as pontuações mais altas passarão para uma rodada de entrevistas de RH, que consiste em questões comportamentais.
Perguntas para uma entrevista estruturada
Geralmente, as entrevistas estruturadas consistem em questões de habilidades profissionais, questões comportamentais e questões situacionais. Boas perguntas de entrevista exploram os pontos fortes e fracos de um candidato e ajudam o entrevistador a analisar o potencial de um candidato a emprego.
Abaixo estão algumas perguntas que podem servir como guia para sua entrevista estruturada:
- Conte-me sobre você.
- Conte-me sobre as conquistas das quais você se orgulha.
- Qual é aquele desafio que você acha difícil de superar?
- Dê-me um exemplo de uma situação em que você teve que correr um risco.
- O que você mais gosta no seu trabalho atual?
- O que você mais odeia no seu trabalho atual?
- Dê-nos um exemplo de um trabalho que lhe rendeu o reconhecimento de seus colegas.
- Dê-nos um exemplo de uma situação em que houve um conflito dentro da equipe. Como você lidou com isso?
Após a entrevista, você pode realizar uma pesquisa para saber a opinião dos candidatos sobre o processo de contratação.
Vantagens das entrevistas estruturadas
As entrevistas estruturadas são consideradas mais eficazes na hora de contratar o candidato certo. Leva tempo para preparar as perguntas, mas depois de fazê-lo, é bastante fácil conduzir a entrevista.
Abaixo estão algumas das vantagens de conduzir entrevistas estruturadas:
Entrevista orientada para o processo
As entrevistas estruturadas seguem um conjunto de processos e quase não se desviam dele. Por exemplo, um candidato deve passar por algumas rodadas de entrevistas e verificação de documentos antes de ser selecionado.
Esse processo completo pode ser realizado por meio de entrevistadores ou automatizado por meio de programas de computador. Dessa forma, há menos chances de erros e preconceitos em relação aos candidatos.
Questionário reutilizável
Especialistas no assunto e gerentes de contratação criam uma lista de perguntas que permanecem comuns a todos os candidatos. Elas também podem ser reutilizadas para futuras atividades de recrutamento.
Você pode aplicar uma entrevista estruturada para contratações em massa. As perguntas estruturadas da entrevista são ideais para grandes organizações que contratam muitas pessoas ao mesmo tempo. Elas também são adequadas para empresas que contratam pessoas em intervalos regulares ao longo do ano.
Economizar tempo
Como o entrevistador não precisa preparar perguntas diferentes para cada candidato, isso economiza um tempo considerável. O gerente de contratação e a equipe administrativa não precisam gastar tempo tomando decisões individuais para cada candidato.
Por exemplo, muitas empresas realizam testes online para selecionar candidatos. Com base nos resultados, os candidatos elegíveis passam para a próxima rodada de entrevistas estruturadas.
Dados fáceis de analisar
O formato e o mecanismo de pontuação para perguntas estruturadas da entrevista permanecem padronizados para todos os candidatos. Portanto, é fácil comparar os dados dos candidatos com base em vários filtros de dados. Relatórios podem ser gerados, exportados e tendências identificadas para tomar melhores decisões.
Entrevista não estruturada
Uma entrevista não estruturada é um tipo de entrevista que não segue um padrão fixo de perguntas. É subjetiva, e o entrevistador faz perguntas com base nas habilidades do candidato e nos requisitos do cargo.
Uma organização tenta descobrir se o candidato terá uma ótima adequação cultural usando perguntas de entrevista não estruturadas. Como a lista de perguntas varia de candidato para candidato, as entrevistas não estruturadas não seguem um processo padrão e são exclusivas para cada candidato.
As perguntas da entrevista não estruturada não possuem um sistema de pontuação padrão. Os candidatos são selecionados com base em quão bem respondem às perguntas e se relacionam com o entrevistador durante a entrevista.
Risco de preconceito
Entrevistas não estruturadas apresentam o risco de preconceito. O entrevistador pode julgar o candidato com base em fatores como idade, sexo, raça ou religião.
No entanto, entrevistas não estruturadas são úteis quando se tenta conhecer um candidato mais de perto. É fácil para o entrevistador observar como os candidatos reagem às mudanças no fluxo de perguntas.
Como o fluxo de perguntas é dinâmico, o entrevistador pode tentar deixar o candidato mais confortável e também avaliar como ele lida com o estresse.
Exemplo de entrevista não estruturada
Suponha que dez candidatos se candidataram a uma vaga de analista de pesquisa em uma empresa de pesquisa de mercado. Eles responderão a perguntas específicas do trabalho em ordem aleatória. A dificuldade e o tema das questões mudarão dependendo da profundidade do conhecimento do candidato.
Perguntas para entrevista não estruturada
As perguntas não estruturadas da entrevista normalmente medem as habilidades interpessoais de um candidato e a probabilidade de ele ter sucesso em um ambiente ágil. Alguns exemplos de perguntas não estruturadas são:
- Qual foi o tamanho da equipe em seu último projeto? Qual foi o seu papel?
- Conte-nos sobre um erro que você cometeu. Como você faria isso de forma diferente agora?
- Como você lidaria com um chefe cujas opiniões pessoais são diferentes das suas?
- Você seria capaz de trabalhar com pessoas muito diferentes de você?
- Você gostaria de assumir um papel de liderança no futuro?
- Conte-me sobre uma situação que você considera muito estressante. Como você lidou com isso?
- Que tipo de estilo de liderança você prefere? Por quê?
Por que realizar entrevista não estruturada
Entrevistas não estruturadas são uma opção ideal quando o número de candidatos é baixo. Às vezes, os processos tornam-se um fardo quando aplicados a muitas pessoas.
Nessas situações, é melhor não seguir um formato rígido. Além disso, se o painel de entrevistadores tiver tempo suficiente para fazer qualquer pergunta aleatória, deverá realizar uma entrevista não estruturada.
Em tempos de incerteza, as empresas muitas vezes enfrentam situações difíceis e estressantes. Entrevistas não estruturadas podem ajudar a aprender como os candidatos lidam com essas situações.
Entrevista semiestruturada
Outro tipo de entrevista é a entrevista semiestruturada, que faz algumas perguntas em uma ordem pré-estabelecida, enquanto outras são feitas em ordem aleatória. Este tipo de entrevista consiste em perguntas específicas e gerais.
O entrevistador fará perguntas mais abertas que permitam o debate. Em alguns casos, o entrevistador prepara uma lista de perguntas, mas não faz todas ou simplesmente prepara uma lista de tópicos.
Às vezes, o entrevistador começa com perguntas em uma ordem fixa, mas depois decide fazer perguntas de acompanhamento com base nas respostas dos entrevistados.
As entrevistas semiestruturadas combinam o melhor de ambos os mundos. Elas permitem que você economize tempo e, ao mesmo tempo, conheça as tendências comportamentais e habilidades de comunicação do candidato.
Exemplo de entrevista semiestruturada
Considere uma empresa que contrata um cientista de dados de alto nível. A entrevista pode começar com uma lista de declarações de problemas a serem resolvidos dentro de um prazo estipulado. Se os entrevistadores acharem o questionário demasiado fácil para os candidatos, podem instantaneamente aumentar o nível de dificuldade das perguntas.
Eles podem também fazer perguntas relacionadas ao gerenciamento de equipes e projetos, ou o processo pode ser o contrário, começando com uma discussão aberta e depois passando para a lista padrão de problemas a resolver.
Perguntas para entrevista semiestruturada
Os entrevistadores geralmente começam com perguntas quebra-gelo para aprender mais sobre as qualidades dos candidatos. Dependendo das respostas, o entrevistador pode fazer perguntas adicionais para saber mais.
Algumas perguntas que você pode usar em entrevistas semiestruturadas são:
- Como é a sua semana típica?
- Qual foi o seu papel no projeto?
- Como sua solução impactou os negócios?
- Quais ferramentas você usou em seu projeto anterior?
- Qual você acha que será a próxima etapa da sua carreira?
Diferença entre entrevista estruturada, não estrutura e semiestrutura
Entrevista estruturada
- Definição: Segue um formato fixo com um conjunto padrão de perguntas.
- Características:
- As mesmas perguntas são feitas a todos os candidatos.
- Possui um sistema de pontuação padrão.
- Alta comparabilidade e objetividade dos dados.
- Vantagens:
- Economiza tempo na preparação.
- Facilita a comparação entre candidatos.
- Reduz o risco de preconceito e subjetividade.
- Exemplo: Entrevistas para contratações em massa em grandes organizações, onde candidatos respondem a um questionário padronizado.
Entrevista não estruturada
- Definição: Não segue um padrão fixo de perguntas, sendo altamente flexível e subjetiva.
- Características:
- As perguntas variam de acordo com o candidato e a dinâmica da entrevista.
- Não possui um sistema de pontuação padrão.
- Foco em conhecer o candidato mais profundamente.
- Vantagens:
- Permite uma compreensão mais detalhada do candidato.
- Adapta-se às respostas e reações do candidato.
- Riscos:
- Maior risco de preconceito e subjetividade.
- Dificuldade de comparar candidatos diretamente.
- Exemplo: Entrevistas para cargos que exigem uma análise mais profunda das habilidades interpessoais e da adequação cultural.
Entrevista semiestruturada
- Definição: Combina elementos de entrevistas estruturadas e não estruturadas.
- Características:
- Algumas perguntas seguem uma ordem pré-estabelecida, enquanto outras são feitas de maneira aleatória.
- Mistura perguntas específicas e gerais.
- Permite flexibilidade para aprofundar em certos tópicos com base nas respostas do candidato.
- Vantagens:
- Equilíbrio entre estrutura e flexibilidade.
- Permite economizar tempo e, ao mesmo tempo, obter insights detalhados.
- Adapta-se às necessidades da entrevista, mantendo um certo nível de comparabilidade.
- Exemplo: Entrevistas para posições que exigem tanto habilidades técnicas específicas quanto boas habilidades de comunicação e adaptabilidade, como um cientista de dados de alto nível.
Formas de realizar os diferentes tipos de entrevistas
Estas são algumas das maneiras pelas quais você pode realizar os diferentes tipos de entrevistas:
Entrevistas pessoais
Um dos tipos de entrevista mais utilizados é aquele em que as perguntas são feitas pessoalmente, diretamente ao entrevistado. Para isso, você pode usar uma pesquisa presencial como guia para anotar as respostas.
Você pode elaborar sua pesquisa de forma que seja você quem anota os comentários ou pontos de vista que mais se destacam do entrevistado.
Vantagens:
- Maior taxa de resposta: Como o entrevistado e o entrevistador estão frente a frente, existe uma forma de adaptar as perguntas caso elas não sejam compreendidas.
- Respostas mais completas: Podem ser obtidas se houver dúvidas de ambos os lados ou se for detectada informação particular que seja notável.
- Análise da linguagem corporal: Outra vantagem desse tipo de entrevista é que você tem a oportunidade de detectar e analisar a linguagem corporal do entrevistado ao fazer perguntas e fazer anotações a respeito.
Desvantagens:
- Duradouras: São mais demoradas.
- Alto custo: Podem ser caras.
- Desconfiança: Podem gerar desconfiança por parte do entrevistado, que pode ficar constrangido e não responder com sinceridade.
- Logística complicada: Entrar em contato com os entrevistados pode ser uma verdadeira dor de cabeça, seja marcando uma consulta no local de trabalho ou indo de casa em casa e não encontrando ninguém. Por esse motivo, muitas investigações são realizadas em locais públicos, como shopping centers ou parques.
Existem até estudos de consumo que aproveitam esses locais para realizar entrevistas ou pesquisas e dar incentivos, brindes, cupons, enfim; existem grandes oportunidades para pesquisas em shoppings.
Entre as vantagens de realizar esse tipo de entrevista está o fato de que os entrevistados terão a informação mais fresca se a entrevista for realizada no contexto e com os estímulos adequados. Assim, podemos obter dados de sua experiência no local dos fatos, de maneira imediata e de primeira mão.
Lembre-se que você pode utilizar uma pesquisa online através de um dispositivo móvel, o que sem dúvida facilitará todo o processo.
Entrevista por telefone
As pesquisas por telefone são amplamente utilizadas e fáceis de combinar com pesquisas online para realizar pesquisas de maneira eficaz.
Vantagens:
- Facilidade de localização: Para localizar os entrevistados, basta ter em mãos seus telefones.
- Custos mais baixos: Tendem a ser mais econômicas.
- Rapidez na coleta de dados: As informações são coletadas rapidamente.
- Esclarecimento de dúvidas: Ao ter um contato pessoal, também podem esclarecer dúvidas ou dar mais detalhes das questões.
Desvantagens:
- Dificuldade de contato: Muitas vezes as pessoas não atendem o telefone porque é um número desconhecido, ou simplesmente mudaram de residência e não conseguimos contatá-las, o que causa um viés na nossa investigação.
- Relutância em responder: Enfrentamos o fato de que as pessoas simplesmente não querem responder e recorrem a pretextos como estarem demasiado ocupadas, estarem doentes, não terem autoridade para responder, não terem interesse ou medo de colocar sua segurança em risco.
Um dos aspectos que devem ser atendidos nesse tipo de entrevista é a gentileza com que os entrevistadores se dirigem aos entrevistados, para que estes cooperem mais facilmente com suas respostas. Uma boa comunicação é vital para gerar melhores respostas.
Entrevista via e-mail ou site
A pesquisa online cresce cada vez mais porque os consumidores estão migrando para um mundo mais virtual e devemos nos adaptar a eles. O aumento de pessoas com acesso à Internet fez com que as entrevistas via e-mail ou site se destacassem entre os tipos de entrevista mais utilizados atualmente.
Para isso, nada melhor que uma pesquisa online. Cada vez mais consumidores estão recorrendo às compras online, por isso esse é um ótimo nicho para realizar entrevistas que gerem informações para uma correta tomada de decisão.
Vantagens:
- Rapidez na obtenção de dados: Os entrevistados respondem de acordo com seu próprio horário, no momento e local que preferirem.
- Flexibilidade: As pesquisas online podem ser combinadas com outros métodos de pesquisa ou usando alguns dos modelos de entrevista anteriores. São uma ferramenta que pode complementar e contribuir perfeitamente para o seu projeto.
- Variedade de funcionalidades: Você pode usar uma variedade de perguntas, aplicar lógicas complexas, e criar gráficos e relatórios imediatamente. Confira como criar uma pesquisa usando a plataforma QuestionPro.
Escolha o tipo de entrevista que melhor se adapta às suas necessidades!
Sem dúvida, o objetivo da pesquisa dará o tom para quais tipos de entrevistas são melhores para a coleta de dados e, a partir disso, traçar todo um plano. Isso inclui fazer testes para saber, por exemplo, se as perguntas são as corretas e se a pesquisa flui da melhor forma.
Em resumo, uma investigação eficaz será aquela que nos forneça os dados necessários para compreender nosso objeto de estudo e que essa informação seja aplicável nas decisões que tomamos.
Realizar pesquisas online nos oferece a oportunidade de monitorar informações de maneira eficaz e aproveitar uma variedade de benefícios que são essenciais para entender e satisfazer os desejos de nossos clientes.
Com a QuestionPro, você pode contar com uma ampla gama de recursos para realizar diversos tipos de entrevistas. Crie seu questionário agora mesmo ou solicite uma demonstração.