Ao falar das múltiplas ferramentas que existem na hora de pesquisar, é necessário mencionar os diferentes tipos de modelo de pesquisa, que nos ajudam a tornar nosso projeto mais fácil de realizar de acordo com nossas necessidades.
Conhecer um padrão e aplicá-lo a determinados processos nos leva a atingir nossos objetivos. Neste artigo, falamos sobre os modelos de pesquisa mais relevantes para que você possa aplicá-los em seu próprio projeto.
Quais são tipos de modelo de pesquisa?
Existem vários modelos de pesquisa que podem servir de base ao projeto que pretende realizar. Cada um tem suas características próprias. Conheça-os e decida qual se adapta melhor às suas necessidades.
Modelo de pesquisa qualitativa
Você pode usar este modelo de pesquisa para estudar os hábitos e preferências das pessoas, garantindo que seu produto seja comercialmente viável. A pesquisa quantitativa é então usada para avaliar se o design final é popular ou não.
Características:
A pesquisa qualitativa é frequentemente considerada um precursor da pesquisa quantitativa, pois é usada para gerar pistas e ideias que são usadas para formular uma hipótese testável e realista.
Esta hipótese pode então ser testada detalhadamente e analisada matematicamente usando métodos convencionais de pesquisa quantitativa.
As técnicas qualitativas são extremamente úteis quando uma questão é demasiado complexa para ser respondida com uma simples suposição de “sim ou não”.
Você pode aproveitar o uso de perguntas abertas para obter informações mais detalhadas para o seu estudo, ou contar com pesquisas qualitativas online para facilitar todo esse processo.
Faça uso de grupos focais, entrevistas individuais ou análise de texto ou conteúdo para utilizar os diferentes métodos que oferece.
Modelo de pesquisa quantitativa
Os modelos quantitativos enfatizam a análise estatística, matemática ou numérica dos dados recolhidos através de inquéritos, questionários e sondagens, ou através da manipulação de dados estatísticos pré-existentes.
A pesquisa quantitativa concentra-se na coleta de dados numéricos e na generalização deles para grupos de pessoas ou para explicar um fenômeno específico.
Características:
- Os dados geralmente são coletados por meio de instrumentos de pesquisa estruturados.
- Os resultados são baseados em amostras maiores e representativas da população.
- O estudo de pesquisa normalmente pode ser replicado ou repetido, dada a sua alta confiabilidade.
- O pesquisador tem uma questão de pesquisa claramente definida para a qual busca respostas objetivas.
- Todos os aspectos do estudo são cuidadosamente projetados antes da coleta dos dados.
- O projeto pode ser usado para generalizar conceitos de forma mais ampla, prever resultados futuros ou investigar relações causais.
Modelo básico de pesquisa
Este modelo também é conhecido como pesquisa teórica, pura ou dogmática. Baseia-se na formulação de hipóteses com o propósito de aumentar o conhecimento científico e/ou filosófico. O contraste deste modelo é que os casos práticos não podem ser executados de forma alguma.
Sua função é gerar novos conhecimentos completamente desvinculados da prática e aprofundar nosso entendimento sobre a realidade.
Características:
Algumas das características deste tipo de modelo são:
- Utilização de amostragem para expandir descobertas.
- O conhecimento adquirido não é para uso imediato.
- Explora leis que suportam alternativas sociais.
- Os resultados não são comercializados.
Modelo de pesquisa aplicada
É definitivamente um dos tipos mais populares de modelos de pesquisa. Essa pesquisa é responsável pela aplicação dos conhecimentos adquiridos, e por isso está intimamente relacionado ao modelo de pesquisa básica, já que depende dos seus resultados. Seu objetivo é fortalecer o conhecimento cultural e científico.
A pesquisa aplicada é responsável por transformar o conhecimento em algo que seja útil para o desenvolvimento da sociedade.
Características:
Este modelo é caracterizado por:
- Requer um referencial teórico.
- Interessado na aplicação do conhecimento.
- Busca conhecimento para ação.
- Seu objetivo é resolver problemas sociais.
Modelo descritivo de pesquisa
Dentre os tipos de modelos de pesquisa, este se destaca, servindo de base para estudos que exigem um maior nível de aprofundamento. Tem como foco a análise de dados, ordenação e classificação de um objeto de estudo ou situação, para apontar suas características e propriedades de maneira geral e específica.
As ciências sociais utilizam esse método de pesquisa para obter uma visão geral do estudo e observar o comportamento dos sujeitos sem interferir. No entanto, as conclusões do estudo não são definitivas; são apenas uma ferramenta que pode ser utilizada para futuras pesquisas.
Características:
Dentre as características do modelo descritivo de pesquisa estão:
- As informações fornecidas devem ser verdadeiras e específicas.
- Ele se concentra em responder às questões “o quê?” e “qual?”.
- A pesquisa é original e criativa.
- O pesquisador não controla o objeto de estudo.
Modelo de pesquisa exploratória
O modelo exploratório se diferencia de outros tipos de modelos de pesquisa pela flexibilidade na metodologia aplicada. Seu objetivo é reunir todas as evidências do fenômeno a ser investigado. Contudo, não busca chegar a uma conclusão definitiva, mas sim servir de fonte para estudos posteriores.
Este método tem a finalidade de estabelecer o problema de pesquisa e encontrar os dados que ajudem a formular as questões necessárias. Além disso, é responsável por gerar hipóteses sobre o tema como suporte para pesquisas descritivas.
Características:
O modelo é caracterizado por:
- Sua fonte de pesquisa são livros e opiniões de especialistas.
- A partir deste estudo, outras pesquisas poderão ser realizadas.
- Não é um modelo de pesquisa estruturado.
- Os pesquisadores devem agir de forma subjetiva e superficial.
Modelo explicativo
Este, ao contrário dos demais modelos, não se limita a descrever o ambiente do fenômeno em estudo, mas também se concentra em definir as causas desse fenômeno.
Seu principal objetivo é utilizar métodos de análise para responder perguntas ou argumentar sobre o porquê de uma situação.
O objetivo da pesquisa explicativa é analisar as interações do estudo, respondendo à pergunta “por quê?” e “para quê?”, com o propósito de ampliar a pesquisa descritiva e exploratória. Para isso, é necessário ter um alto nível de compreensão prévia do fenômeno.
Características:
Algumas características deste modelo são:
- Expandir a compreensão do estudo.
- Oferecer múltiplas fontes de informação.
- Prever os efeitos que o estudo sofre ao mudar durante o processo.
- Selecionar os assuntos de estudo de maneira estruturada.
Processo para implementar seu modelo de pesquisa de mercado
O processo para implementar seu modelo de pesquisa pode ser dividido nas seguintes etapas:
- Elaborar os objetivos da pesquisa: O primeiro passo do processo de pesquisa do consumidor é definir claramente o objetivo da pesquisa e o propósito da mesma. Por que a pesquisa está sendo realizada?
- Coletar dados secundários: A coleta de dados secundários ajuda a entender se a pesquisa já foi realizada anteriormente e se há alguma evidência relacionada ao tema que possa ser usada por uma organização para tomar decisões informadas em relação aos consumidores.
- Pesquisa primária: Na pesquisa primária, organizações ou empresas coletam seus próprios dados ou contratam terceiros para coletar dados em seu nome. Vários métodos de coleta de dados (qualitativos e quantitativos) são utilizados nesta investigação para ajudar os pesquisadores a recolher dados de primeira mão.
- Coletar e analisar dados: Os dados são coletados e analisados, e inferências são feitas para entender o comportamento do consumidor e o padrão de compra.
- Preparar o relatório: Por fim, é elaborado um relatório de pesquisa com todos os resultados, analisando os dados coletados para que as organizações possam tomar decisões informadas e considerar todas as possibilidades relacionadas ao comportamento do consumidor. Ao colocar o estudo em prática, as organizações podem tornar-se centradas no cliente e produzir produtos ou fornecer serviços que as ajudem a alcançar uma excelente satisfação do cliente.
Agora que você chegou até aqui, já sabe qual dos modelos de pesquisa deve escolher? A realidade é que você deve sempre analisar as necessidades do seu projeto, seus objetivos e o objeto de estudo em particular.
Depois de definir até onde deseja ir, você terá uma base sólida para decidir a estrutura de sua pesquisa e posteriormente realizá-la. Se precisar de ajuda, inveista em uma boa plataforma de pesquisa. A QuestionPro pode ajudar!