A tolerância ao risco está relacionada à quantidade de risco de mercado, como volatilidade ou oscilações, que um investidor pode suportar. Normalmente medida com uma calculadora ou com a ajuda de um questionário, ela é frequentemente utilizada pelos planejadores financeiros para classificar investidores e seus estilos de investimento como agressivos, moderados ou conservadores.
Ela é a capacidade de suportar perdas quando as condições se deterioram. Compreendê-la ajuda a criar um plano que guie seus investimentos de forma segura e é, sem dúvida, uma das estratégias essenciais para o sucesso do seu negócio.
Diferenças entre tolerância ao risco e apetite ao risco
A tolerância ao risco e o apetite ao risco estabelecem limites sobre quanto risco uma pessoa está disposta a aceitar durante o processo de investimento.
Quando falamos em apetite ao risco, referimo-nos a um nível mais amplo, onde os níveis de risco considerados aceitáveis pela gestão são avaliados em termos gerais. Por outro lado, a tolerância ao risco é mais restrita e estabelece um nível aceitável de variação em torno dos objetivos.
Como determinar a tolerância ao risco
Você precisa identificar quanto risco está disposto a correr e que tipo de risco mais o preocupa.
Sua tolerância ao risco é determinada por uma combinação de fatores, como objetivos e experiência de investimento, horizonte de tempo para o investimento, outros recursos financeiros, entre outros.
Determinar sua tolerância ao risco pode ser complicado. No entanto, você pode se ajudar com as seguintes perguntas:
- Você está mais preocupado em perder dinheiro ou em perder poder de compra?
- Quanto dinheiro você está disposto a perder?
- Quão preocupado você ficaria com um grave declínio do mercado?
- Que tipos de investimentos poderiam mantê-lo acordado à noite?
- Você pretende acompanhar seus investimentos diariamente?
Existem três maneiras de controlar o risco: diversificação, investimento consistente e investimento a longo prazo.
Diversificação: Uma carteira bem equilibrada envolve a distribuição de fundos de investimento entre diferentes tipos de ativos e a alocação em diversos títulos dentro de cada tipo de ativo. Isso reduz o risco, pois, embora um ou mais ativos possam falhar, outros podem ter um desempenho positivo.
Investimento consistente em dólares: Isso significa investir uma quantia específica de dinheiro em intervalos regulares, independentemente do que o mercado faça. Às vezes, você comprará em alta e, outras vezes, em baixa, mas como os mercados geralmente sobem com o tempo, essa estratégia tende a proporcionar um bom desempenho no longo prazo.
Investir a longo prazo: Investir por um período prolongado reduz o risco. Embora o preço de um determinado investimento possa subir e descer em um curto espaço de tempo, ele geralmente recupera perdas ao longo do tempo.
O que é uma pesquisa de tolerância ao risco?
Uma pesquisa de tolerância ao risco consiste em um conjunto de perguntas que ajuda um indivíduo a compreender a natureza de seu estilo de investimento e a identificar quais tipos de investimento refletem melhor sua situação e os riscos associados a esses investimentos.
Este questionário foi elaborado para proporcionar uma compreensão profunda de seus objetivos de investimento, o que informará a composição de seu portfólio no futuro e orientará especialistas na formulação de recomendações apropriadas.
Os objetivos de investimento individuais são baseados em vários fatores, incluindo:
- Período de tempo
- Metas financeiras que você deseja alcançar
- Tolerância ao risco
É importante que você seja transparente sobre todos os itens mencionados acima para construir um portfólio financeiro sólido. Primeiro, você deve definir claramente seus objetivos financeiros, tanto de curto quanto de longo prazo.
As metas de curto prazo podem incluir a compra de um carro ou uma viagem de férias, enquanto as metas de longo prazo podem abranger o investimento na educação de seu filho.
Seu prazo define quando você deseja atingir esses objetivos, podendo ser em um, cinco, dez anos ou mais.
O risco é uma parte inevitável de qualquer investimento. Historicamente, investimentos maiores estão sujeitos a riscos maiores, pois geralmente oferecem retornos mais altos. Portanto, é fundamental que você defina claramente sua tolerância ao risco para preparar a carteira mais adequada.
Vantagens de uma pesquisa de tolerância ao risco
Entre as principais vantagens de realizar uma pesquisa de tolerância ao risco, destacam-se:
- Análise da capacidade de risco: O questionário de tolerância ao risco ajuda a analisar e explorar a área há muito negligenciada da capacidade de assumir riscos. Por meio deste questionário, um indivíduo pode compreender melhor seu apetite ao risco. Embora muitos acreditem que a autopesquisa é a melhor maneira de se entender, especialistas afirmam que preencher um questionário pode ajudar a construir uma imagem mais completa.
- Identificação de riscos: Fazer as perguntas certas pode identificar riscos de maneira eficaz. Com o conhecimento adequado dos especialistas e as ferramentas atuais em desenvolvimento, esses questionários são elaborados para idealizar a carteira dos clientes.
Desvantagens da pesquisa de tolerância ao risco
As principais desvantagens de realizar uma pesquisa de tolerância ao risco incluem:
- Visão limitada: Embora esses questionários forneçam uma visão inicial dos objetivos financeiros do cliente, há uma grande desvantagem em confiar apenas neles. O problema com o questionário de tolerância ao risco é que seu escopo é bastante limitado e foca quase exclusivamente na apetite pelo risco do cliente.
- Recuperação de déficits: A tolerância ao risco determina o tipo de déficit do qual um cliente poderá se recuperar. Este questionário permite apenas uma seleção inicial e não um estudo abrangente dos objetivos do cliente.
- Falta de terminologia comum: A principal desvantagem do questionário de tolerância ao risco é que, em primeiro lugar, não há um consenso sobre um conjunto comum de terminologia relacionada à tolerância ao risco (como análise de risco, capacidade de risco, percepção de risco, etc.).
Perguntas a serem incluídas em uma pesquisa de tolerância ao risco
As perguntas a seguir são obrigatórias em seu questionário de tolerância ao risco.
A. Objetivos de investimento
O objetivo desta seção é ajudá-lo a compreender até que ponto você está disposto a assumir riscos maiores em seus investimentos.
Qual é a sua atitude de investimento?
- Muito conservador
- Um tanto conservador
- Moderado
- Um pouco agressivo
- Muito agressivo
Em quantos anos você começará a sacar dinheiro do seu investimento?
- menos de um ano
- 1-2 anos
- 3-5 anos
- 6-9 anos
- 10-15 anos
- 15-25 anos
- Mais de 25 anos
Depois de começar a fazer seus saques, por quantos anos você fará isso?
- 1-2 anos
- 3-5 anos
- 6-9 anos
- 10-15 anos
- 15-25 anos
- Mais de 25 anos
B. Tolerância ao risco
As decisões de investimento são geralmente determinadas pelo risco envolvido no retorno recebido.
O risco é definido como uma possível perda do seu portfólio ou investimento. Para compreender este próximo conjunto de questões é necessário perguntá-las:
Proteger meu portfólio é mais importante para mim do que retornos elevados.
- Concordo totalmente
- OK
- Neutro
- Desacordo
- Discordo totalmente
Dada a resposta anterior, qual das seguintes afirmações faz mais sentido para você?
- Estou disposto a arcar com as consequências de uma perda para maximizar meus lucros.
- Estou preocupado com lucros e perdas.
- Estou mais interessado em evitar perdas completamente
Qual das seguintes afirmações melhor descreve a sua filosofia de investimento?
- Sinto-me confortável com investimentos estáveis
- Estou disposto a suportar algumas flutuações no meu investimento
- Estou procurando um retorno substancial do investimento
- Estou procurando um retorno do investimento potencialmente alto
Qual você espera que seja sua próxima grande despesa?
- Compre uma casa
- Pagar mensalidade da faculdade
- Capitalize em um novo negócio
- Economize para minha aposentadoria
Nos próximos anos, você espera que sua renda anual aumente…
- Mantenha o mesmo
- Crescer moderadamente
- Crescer substancialmente
- Diminuir moderadamente
- Diminuir substancialmente
Supondo que você queira investir em ações, qual você escolheria?
- Empresas com avanços tecnológicos significativos mas que vendem suas ações a preço baixo.
- Você estabeleceu empresas renomadas com uma taxa de crescimento potencialmente alta.
- Ações “Blue Chip” que pagam dividendos
- Outro (especifique)
Selecione o tipo de investimento que você possui atualmente
- Títulos e/ou fundos
- Ações e/ou fundos
- Outros (Especifique)
A pesquisa sobre tolerância ao risco deve incluir mais fatores do que apenas a apetência pelo risco e os padrões de investimento. Sem isso, torna-se difícil e complexo encaixar as informações para criar uma boa recomendação.
A forma como a pesquisa de tolerância ao risco é concebida também desempenha um papel importante. Ironicamente, muitos dos questionários são tão mal elaborados que vão contra todo o propósito, que é recolher dados sólidos que possam ser usados para tomar decisões informadas.