
Queres saber como os teus candidatos ou empregados da tua organização reagem a diferentes circunstâncias? Conhece o seu tipo de personalidade através da Teste DISC!
Neste artigo vamos apresentar-te o que é, quais as suas vantagens para uma organização e como o podes fazer de uma forma prática e fácil.
O que é um teste DISC?
O teste DISC é uma ferramenta de avaliação que te dá uma ideia dos comportamentos e prioridades, medindo as respostas a uma série de perguntas de rotina.
O acrónimo DISC significa Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade (por vezes referido como Conscienciosidade). As respostas dos participantes ao teste DISC reflectem-se num gráfico que decompõe estes quatro comportamentos.
A metodologia metodologia DISC e os resultados do perfil são concebidos para serem fáceis de compreender e recordar o teu estilo comportamental e as tuas ideias.
Os perfis resultantes descrevem o comportamento humano em várias situações, por exemplo, como respondes a desafios, como influencias os outros, o teu ritmo preferido e como respondes a regras e procedimentos.
É uma ferramenta imparcial que os empregadores e os responsáveis pelos recursos humanos podem utilizar para Recursos Humanos É uma ferramenta imparcial que os empregadores e os líderes de recursos humanos podem utilizar para explorar as diferenças comportamentais dos trabalhadores e, consequentemente, os seus pontos fortes e fracos no local de trabalho.
É utilizado para melhorar a produtividade no trabalho, o trabalho em equipa, a liderança, as vendas e a comunicação organizacional. comunicação organizacional.
Vantagens do teste DISC
O teste DISC é um dos principais instrumentos da psicologia organizacional. psicologia organizacional. Algumas das vantagens da aplicação do teste DISC num ambiente de trabalho são
1. ajudar os empregados a compreender melhor o seu percurso
O teste DISC é uma ferramenta valiosa para avaliar os pontos fortes e fracos de um candidato.
Pode também servir de ponto de referência para futuros empregados, ajudá-los a crescer e a compreender como podem interagir com outros tipos de personalidade dentro da sua equipa.
2. melhora as relações interpessoais no local de trabalho
O teste DISC fornece uma linguagem comum sobre a qual os empregados podem construir e manter relações interpessoais.
Desta forma, pode ajudar os examinandos a compreenderem-se melhor a si próprios e a forma como reagem a situações específicas, e como isso pode afetar as suas relações com clientes e membros da equipa.
3. melhora o ambiente de trabalho
A aplicação do teste DISC pode ser uma estratégia para melhorar o ambiente de trabalho. clima de trabalhoPode facilitar o sucesso e ajudar a criar os melhores ambientes para o trabalho em equipa. trabalho em equipa e facilita a emissão de críticas construtivas.
4. Pode melhorar as vendas
Para os empregados, conhecerem-se a si próprios e aprenderem sobre os outros pode ajudá-los a identificar e a responder a vários comportamentos dos clientes e a estabelecer uma melhor ligação com eles.
Isto pode ajudar os gestores a serem mais proactivos, uma vez que são capazes de compreender as diferentes disposições e prioridades da sua equipa e aprender a tirar o melhor partido de todos eles.
Tipos de personalidade de acordo com o teste DISC
Ao aplicar o teste DISC numa organização, podes obter um dos seguintes 4 tipos de personalidade entre os teus empregados:
1. dominância
Este estilo é simultaneamente ousado e cético. Tende a enfrentar os desafios produzidos pelo seu ambiente e dá grande prioridade à “vitória”. Tende a ser mais recetivo à lógica, aos dados e à análise do que à intuição de outra pessoa.
As pessoas com este tipo de personalidade enfrentam os desafios de forma dinâmica, assertiva e confiante de si próprios. Também se podem irritar facilmente com opiniões contrárias, o que resulta numa reação que pode ser descrita como indiferente, com pouca tolerância social e por vezes até hostil
Geralmente, os estilos dominantes são diretos, centrados nos objectivos, rápidos e decisivos, e tendem a considerar-se individualistas.
Por isso, os estilos dominantes tendem a fazer perguntas que os afectam diretamente. Não quer muitos pormenores, mas apenas os factos que precisa de saber. Este tipo de pessoa fará perguntas como “qual é o resultado final” ou “o que é que eu ganho com isso”.
2. influência
Este estilo é muitas vezes ousado e acolhedor. É “orientado para as pessoas” e são motivados pelas suas ligações aos outros. Tende a receber os outros de uma forma calorosa e acolhedora que promove a colaboração e gera entusiasmo.
Perseguem os desafios ambientais de uma forma extrovertida, entusiástica e otimista. Também são propensos a “manter as pessoas felizes” e, como resultado, podem ser relutantes em dar aos outros um feedback construtivo ou dar a devida atenção ao acompanhamento ou aos detalhes.
Os estilos influentes tendem a ser sociais, enérgicos e faladores. Gosta que gostem de si e também de ser o centro das atenções. Prefere concentrar-se nas interações em vez de nas tarefas.
Sendo centrados nas pessoas, é lógico que prefiram fazer perguntas sobre “quem”. Este tipo de personalidade tende a fazer perguntas como “quem vai estar nesta reunião” ou “quem mais está a usar isto”.
3. Estabilidade
Este estilo é ao mesmo tempo cauteloso e recetivo. É altamente motivado para ajudar os outros e manter a estabilidade do seu ambiente. Este tipo de personalidade destaca-se pela cooperação e caracteriza-se pela calma e paciência. e paciência.
Responde aos desafios do seu ambiente de uma forma ponderada e comparativamente metódica, proporcionando habitualmente empatia e apoio aos outros. Tende a debater-se com mudanças que perturbam a sua rotina e pode ficar surpreendido ou temporariamente atordoado com a sua ocorrência.
A personalidade firmeza é reservada e prefere compreender o mais possível antes de tomar decisões. Faz muitas perguntas para se certificar de que a decisão é correta para si, mas também para as pessoas que lhe são próximas.
Este tipo de personalidade tende a fazer perguntas do tipo “como”. Por exemplo, pergunta “como é que vamos fazer isto” ou “como é que isto nos vai afetar”.
4. Conformidade
Este estilo é simultaneamente cauteloso e cético. Pode ser melhor descrito como orientado para os pormenores e têm uma forte preferência por um ambiente definido pela sua estabilidade. Aprecia as oportunidades de demonstrar os seus conhecimentos e de partilhar a qualidade do seu trabalho. Guiam-se pela lógica e pela análise objetiva.
Como resultado, este tipo de personalidade responde frequentemente a perturbações na sua rotina questionando abertamente a viabilidade do caminho proposto. Têm tendência para “analisar em excesso”, mas quando atingem um nível de conforto, podem servir como uma fonte tranquilizadora de apoio objetivo.
A personalidade deste tipo é analítica e reservada. Quer saber o maior número possível de factos e dados para poder tomar a decisão certa. O estilo C é cauteloso e faz muitas perguntas, especialmente do tipo “porquê”, “porque é que funciona desta forma” ou “porque é que este passo é necessário”.
Exemplos de perguntas do teste DISC
O teste DISC pode ser aplicado como um tipo de inquérito psicológico e é feito através de perguntas de escolha única, em que o participante tem de escolher uma palavra de cada grupo com a qual se sente mais em sintonia. No segundo grupo de palavras, o participante deve escolher aquela com a qual se sente menos identificado. Aqui tens alguns exemplos de perguntas para referência:
Instruções:
Responde aos 12 pares de afirmações abaixo:
- No meu ambiente de trabalho, o mais importante para mim é…
Ajudar os colegas de trabalho e estar num ambiente calmo.
-Sentir que os meus colegas me admiram e não ter regras rígidas.
-Saber exatamente o que se espera de mim e terminar uma tarefa antes de passar para outra.
-Fazer coisas e ver os resultados.
- No meu ambiente de trabalho, a coisa menos importante para mim é…
Ajudar os colegas de trabalho e estar num ambiente calmo.
-Sentir que os meus colegas me admiram e não ter regras rígidas.
-Saber exatamente o que se espera de mim e terminar uma tarefa antes de passar para outra.
-Fazer coisas e ver os resultados.
- Quando alguém apresenta uma opinião ou conclusão e eu não concordo, é provável que…
-Dizer que não concordo.
-Diz algo com humor.
-Pede mais informações.
-Acena e não digas nada.
- Quando alguém apresenta uma opinião ou uma conclusão e eu não concordo, é menos provável que…
-Dizer que não concordo.
-Diz algo com humor.
-Pede mais informações.
-Acena e não digas nada.
- Quando estou a trabalhar em equipa e nos deparamos com algum tipo de dificuldade, é provável que diga….
Anima-te, vai com a corrente!
-Deixa-nos tomar uma decisão!
-Como te sentes? Gostava de me certificar de que todos estão confortáveis.
-Consideramos isto com mais cuidado? Temos todos os dados de que precisamos?
- Quando estou a trabalhar em equipa e nos deparamos com algum tipo de dificuldade, o que menos gosto é de dizer….
-Vai com a corrente!
-Deixa-nos tomar uma decisão!
-Como te sentes? Gostava de me certificar de que todos estão confortáveis.
-Consideramos isto com mais cuidado? Temos todos os dados de que precisamos?
- Quando estou num evento em que há muitas pessoas que ainda não conheço, é provável que queira…
-Encontrar um pequeno grupo de pessoas com quem já me sinto à vontade e falar com elas numa conversa calma.
-Encontra um bom lugar para observar o acontecimento e senta-te em silêncio, a não ser que alguém fale comigo.
Encontra-te e fala com o maior número possível de pessoas antes do final do evento.
Dirige-te às pessoas com quem preciso de falar para cumprir o meu objetivo de participação.
- Quando estou num evento em que há muitas pessoas que ainda não conheço, é menos provável que queira…
-Encontrar um pequeno grupo de pessoas com quem já me sinto à vontade e falar com elas numa conversa calma.
-Encontra um bom lugar para observar o acontecimento e senta-te em silêncio, a não ser que alguém fale comigo.
Encontra-te e fala com o maior número possível de pessoas antes do final do evento.
Dirige-te às pessoas com quem preciso de falar para cumprir o meu objetivo de participação.
- A minha atitude em relação ao trabalho de pormenor – como a investigação e a análise de dados – é quase sempre…
-Ótimo. Gosto da investigação e da análise.
Se obtiveres resultados melhores e mais rápidos, eu faço-o.
-Se isso faz com que os outros pensem melhor de mim, eu faço-o.
Se ajudar outras pessoas ou facilitar as coisas, eu faço-o.
- A minha atitude em relação ao trabalho pormenorizado – como a investigação e a análise de dados – é menos frequente…
-Ótimo. Gosto de investigação e análise.
Se isso conduzir a resultados melhores e mais rápidos, fá-lo-ei.
-Se isso faz com que os outros pensem melhor de mim, eu faço-o.
Se ajudar outras pessoas ou facilitar as coisas, eu faço-o.
Cria os teus próprios testes online com o QuestionPro!
O teste DISC é uma ferramenta extremamente útil para descobrir como podes ajudar os teus empregados a tirar o melhor partido de si próprios para o seu crescimento e o das suas equipas, além de ser uma forma divertida de conhecer um pouco mais sobre a sua própria personalidade.
Lembra-te que na plataforma QuestionPro podes criar e aplicar diferentes tipos de testes para a tua organização e obter resultados de forma prática utilizando perguntas de escolha única, a lógica de pontuação e muitos outros. Para além das múltiplas formas de distribuição.
Solicita uma demonstração da nossa plataforma e começa a criar os teus próprios testes e questionários para os teus empregados!